31/03/2020

Centro Antigo: roteiro de um dia pelas origens de Manaus

Caminhar pelo centro antigo é mergulhar nas origens de Manaus e resgatar a história de um tempo em que a cidade era conhecida como a ‘Paris dos Trópicos’. É a oportunidade de observar exemplares arquitetônicos do período áureo da borracha, também conhecido como belle époque (1880-1914), admirar os detalhes das casas antigas e tentar recriar um mundo de pujança econômica, onde circulavam os endinheirados barões da borracha.

Por lei municipal (1990), o centro antigo compreende a área delimitada pela rua Leonardo Malcher até a orla do rio Negro, na qual se insere o Sítio Histórico, a parte mais antiga da cidade.

Vamos sugerir um roteiro que é possível fazer a pé, em um ou dois dias dependendo da disposição de cada um.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa, centro antigo de Manaus

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Foto: Marcos Santos

Porto Flutuante de Manaus, Centro Antigo

Porto Flutuante de Manaus. Foto: Marcos Santos

Prédio da Alfândega, Centro Antigo de Manaus

Prédio da Alfândega. Foto: Tereza Cidade

Chafariz na Praça Oswaldo Aranha, Centro Antigo de Manaus

Chafariz na Praça Oswaldo Aranha. Foto: Tereza Cidade

Igreja Metropolitana de Manaus, Centro Antigo

Igreja Metropolitana de Manaus. Foto: Marcos Santos

O passeio começa de manhã, com um café bem regional à base de x-caboquinho (sanduíche de tucumã e queijo) e tapioca no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Aqui você poderá conhecer os frutos e peixes regionais e comprar artesanato, mas não deixe de dedicar um tempo para apreciar a bela arquitetura do prédio, os vitrais no frontispício, o delicado trabalho em ferro inspirado no mercado Les Halles, de Paris.

Depois de bem alimentado, é hora de caminhar até o Porto Flutuante de Manaus, construído pelos ingleses. O prédio da Alfândega, na área portuária, com certeza vai chamar sua atenção. Aprecie a beleza do chafariz importado da Europa na Praça Oswaldo Aranha e suba a escadaria até a Igreja Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. Na rua ao lado, fica o Relógio Municipal e alguns dos prédios mais antigos de Manaus.

Vá caminhando até a Praça D. Pedro II, que já foi o centro social nas origens da cidade e dê uma pausa para admirar a beleza do Palácio Rio Branco, antiga sede do Poder Legislativo. Ao redor, vale visitar o Paço Municipal, que abrigou a Prefeitura de Manaus e hoje é o Museu da Cidade. Bem ao lado fica a rua Bernardo Ramos, uma das mais antigas e por muitos considerada a mais bonita de Manaus. Depois de uma foto com as casinhas coloridas na rua de paralelepípedos, visite a Casa-Museu Óscar Ramos que reúne acervo e objetos de um dos grandes artistas amazonenses e ocupa algumas das moradias mais antigas de Manaus.

Depois siga ou pela av. Sete de Setembro ou pela Rua Henrique Martins até a avenida Eduardo Ribeiro, caminhando rumo ao Teatro Amazonas, cartão postal de Manaus e construção símbolo da belle époque. Antes, no entanto, vá conhecer o Palácio da Justiça, bem ao lado, hoje transformado em centro cultural. Faça a visita guiada no Teatro Amazonas e depois explore com calma o Largo de São Sebastião, praça que tem o Monumento da Abertura dos Portos às Nações Amigas e é cercada pela Igreja de São Sebastião e várias casas históricas, muitas transformadas em espaços culturais.

Relógio Municipal, centro antigo de Manaus

Relógio Municipal. Foto: Tereza Cidade

O casario antigo da cidade. Foto: Tereza Cidade

Praça D. Pedro II. Foto: Tereza Cidade

Museu Cidade de Manaus. Foto: Tereza Cidade

Palácio Rio Branco. Foto: Tereza Cidade

Rua Bernardo Ramos.

Casa-Museu Óscar Ramos. Foto: Divulgação

Centro Cultural Palácio da Justiça. Foto: Tereza Cidade

Largo de São Sebastião. Foto: Marcos Santos

Teatro Amazonas, centro antigo de Manaus

Teatro Amazonas. Foto: Michael Dantas/Divulgação

Esse passeio pelo Centro Antigo de Manaus não abrange toda a área histórica da cidade, mas mostra um pouco das belezas da capital manauara.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *