Salamanca, a ‘cidade de ouro’ da Espanha

 

A Catedral Velha, um dos belos monumentos de Salamanca. Fotos: Amazonas e Mais

Famosa por abrigar a universidade mais antiga da Espanha, Salamanca está localizada na comunidade de Castela-Leão, a 214 quilômetros de Madri. É conhecida como a ‘cidade de ouro’ ou “cidade dourada” porque seus belos monumentos foram construídos com um material chamado pedra arenito de Villamayor, um tom acobreado que ganha um matiz dourado com o sol e as luzes noturnas.

As origens da cidade datam de mais de 2.700 anos, durante a Primeira Idade do Ferro. Foi uma pequena aldeia assentada na colina de São Vicente sobre o rio Tormes.

Depois de ser disputada por vários povos e viver períodos de declínio, a cidade conseguiu alcançar a prosperidade social e econômica entre os séculos XVI e XVII. Seu crescimento econômico foi baseado no comércio e na produção de lã.

Hoje, Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média e do Renascimento, além do período barroco e neoclássico. Desde 1988 é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

A Praça Maior (Plaza Mayor) é o centro da vida cotidiana e o principal símbolo da cidade. Foi edificada entre 1729 e 1755 e é considerada um monumento ao barroco e uma das mais bonitas da Espanha.

A Catedral de Salamanca é outra imponente construção da cidade. São dois tempos unidos entre si, conhecidos como a Catedral Velha, dos séculos XII-XIII, e a Catedral Nova do século XVI. A Velha é no estilo românico onde se destaca a Torre do Galo e a capela de San Martin del Aceite. Na Catedral Nova se encontra a imagem da Virgem de La Asunción, de 1626.

Imperdível também é uma visita ao edifício histórico da Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa. É uma tradição procurar a figura de uma rã na fachada do prédio. Diz a lenda que quem conseguir achá-la vai conquistar boas notas nos estudos. Portanto, se você é estudante trate de procurar. A cidade também tem a fama se ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha.

Outro prédio famoso é a Casa das Conchas, com sua fachada decorada por dezenas de conchas. Em frente, a Igreja da Clerezia, que do alto das torres oferece uma bela vista da cidade, e a Universidade Pontifícia.

 

A Praça Maior é considerada uma das mais bonitas da Espanha.

A praça de outro ângulo.

A Praça Maior tem cerca de 88 arcos.

A Catedral Nova

A Casa das Conchas é facilmente identificada pela fachada.

A Ponte Romana.

Universidad de Salamanca, uma das mais antigas da Europa.

Igreja da Clerezia.

Andando mais um pouco, chega-se à Ponte Romana, perfeita para apreciar as vidraças coloridas da Casa Lis, palacete modernista que hoje abriga o Museu de Art Nouveau Art Déco com uma coleção dos séculos XIX e XX. Pertinho também fica a Horta de Calixto e Melibea, um jardim de estilo mulçumano.

 

Veja mais fotos de Salamanca:

Onde comer:

Em Salamanca há uma ótima oferta de restaurantes, de cozinha tradicional e de vanguarda. Não deixe de experimenta os produtos da terra, como o presunto de Guijuelo, as carnes de vitela, as lentilhas de Armunã, com os queijos e azeites da região.

Também é um ótimo lugar para praticar a arte de “tapear”, que significa ir de bar em bar experimentando os deliciosos petiscos, as ‘tapas’, acompanhados, de preferência, claro, por um bom vinho.

O Mercado Central de Salamanca, próximo a Praça Maior, também é uma boa opção para conhecer os produtos regionais, principalmente os famosos presuntos e embutidos ibéricos.

No mercado local você conhece os produtos regionais.

Banca de presuntos e embutidos, típicos da região.

 

Como chegar

A partir de Madri há ônibus (Avanza Bus) e trem (RENFE). A viagem dura aproximadamente duas horas. Também há ônibus e trem a partir de Portugal e França.

Ônibus. A companhia Avanza Bus tem linha direta entre o aeroporto de Madrid-Barajas (Terminal 1 – parque de estacionamento) até Salamanca. Para comprar bilhetes e consultar de horários acesse o site: www.avanzabus.com. Os bilhetes também podem ser adquiridos dentro do próprio aeroporto e na agência de viagens do El Corte Inglés, no primeiro piso do Terminal.

Trem: A Renfe, empresa de trens espanhola, oferece ligações diárias para Madrid, Lisboa, Porto, Paris e outras cidade. Pode consultar os horários e destinos no site: www.renfe.es.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *