14/07/2024

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

Rioja com os tons dourados do outono. Fotos: Amazonas e Mais.

Localizada no norte da Espanha, a Rioja é uma das famosas regiões produtoras de vinhos do país. São mais de 500 vinícolas distribuídas em cerca de 65 mil hectares de vinhedos, nas duas margens do rio Ebro.

A região começou a se firmar no mundo do vinho no final do século XIX e começo do século XX, quando os vinhedos franceses foram devastados pela praga filoxera. Os produtores de Bordeaux foram em busca de novas terras e encontraram nesse pedacinho da Espanha o terroir ideal.

Após adotar um alto controle de qualidade e regras rígidas de produção, a Rioja se tornou a primeira Denominação de Origem (DO) da Espanha, em 1925. Em 1991, passou para Denominação de Origen Qualificada (DOCa), um ‘selo de qualidade’ superior que divide apenas com a região de Priorat.

A região é dividida em três áreas: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental (anteriormente chamada de Rioja Baixa). Elas se diferenciam pelo terroir, envolvendo clima, tipos de solo, entre outras características.

Para entender

A Rioja é uma das 17 Comunidades Autônomas que formam a Espanha e sua capital é Logroño. É também o nome da região vinícola mais famosa da Espanha, que tem o selo de Denominação de Origem Qualificada como garantia da qualidade de seus vinhos. Essa região vinícola se estende por parte da Comunidade Autônoma de La Rioja e também por uma pequena região do País Basco, conhecida como La Rioja Alavesa. As duas são regiões vizinhas.

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

Logronõ, a capital da Rioja

Caminho de Santiago e cidades históricas

A fama da região não se deve somente aos vinhos. A Rioja também é muito vinculada ao famoso Caminho de Santiago e oferece muitas atrações culturais. Entre as cidades ‘imperdíveis’, estão Logroño e Laguardia.

Capital da Rioja, Logroño é perfeita para servir de base para explorar a região. Recebe muitos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela e encanta com suas igrejas históricas e praças pitorescas. À noite, não deixe de conhecer a Calle del Laurel, onde ficam os bares de pintxos (como são chamados os diversos tipos de petiscos).

Considerado um dos pueblos mais belos da Espanha, Laguardia é a localidade mais importante da Rioja Alavesa. Localizada no alto de uma pequena colina, permite uma bela panorâmica dos vinhedos e dos picos esbranquiçados da serra Cantábria.

Outras cidades interessantes são Santo Domingo de la Calzada, com sua famosa catedral, e Briones, onde fica o Museo Vivanco de la Cultura del Vino, que ensina muito sobre a história do vinho na região. Os mosteiros de Suso e Yuso são atrações da região, declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Quando ir

O melhor período para conhecer a região é de maio a novembro, quando os vinhedos colorem os campos. No inverno, as parreiras perdem as folhagens e a região não tem a beleza das outras estações.

Vinícolas

O que não falta é vinícola para visitar na Rioja. A maioria oferece degustação de vinhos e muitas contam com restaurantes.

Uma das mais famosas e antigas é a Marqués de Riscal. Localizada em Elciego, a Ciudad del Vino de Marqués de Riscal conta com um hotel projetado pelo famoso arquiteto canadense Frank O. Gehry, autor do Museo Guggenheim Bilbao entre outras grandes obras contemporâneas.

Outra bela vinícola é a bodega Ysios, a 2km de Laguardia. Aos pés da Sierra Cantábria, o edifício projetado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, se destaca por seu telhado ondulado de quase 200 metros que simula a silhueta das montanhas que estão ao fundo.

Outra com uma bela vista da Serra Cantábria é a Eguren Ugarte, que também dispõe de hotel e restaurante.

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

A bela bodega Ysios.

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

Marqués de Riscal e o hotel projetado por Frank O. Gehry.

Onde ficar

Hospedaria de los Parajes – ocupa um lindo prédio histórico na cidade medieval de Laguardia. Tem 18 quartos, restaurantes, spa, wi-fi gratuito.

Hotel Marqués de Riscal – Fica em Elciego, há 6km de Laguardia. É sinônimo de requinte. Projetado por Frank Gehry, este hotel de vanguarda oferece quartos exclusivos, spa e 2 restaurantes, um deles com uma estrela Michelin. O Vinothérapie Spa by Caudalie Marqués de Riscal oferece uma variedade de tratamentos à base de uva. O hotel também apresenta piscina coberta, hammam (banho turco), sauna finlandesa, academia e serviços de massagem.

Hotel Eguren Ugarte – Há 3km do centro de Laguardia. É um belo hotel no meio dos vinhedos. Oferece menu degustação e um bom café da manhã.

F&G Logroño Hotel – Hotel três estrelas, perfeito para quem quer ficar perto do centro histórico da cidade, mas com facilidade para pegar a estrada e conhecer vinícolas.

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

O hotel Eguren Ugarte fica no meio dos vinhedos, próximo a Laguardia.

Onde comer

O restaurante Los Parajes é uma excelente opção para quem quer comer no centro histórico de Laguardia. Tem especialidades da cozinha regional como os platos de cuchara (pratos de colher), como as pochas (uma feijoada com feijão branco, verduras e derivados de porco) e as patatas a la riojana (um ensopado a base de batatas e embutidos).

Nos arredores, na bela Villa Lucia, uma antiga casa de propriedade do fabulista Féliz Mariá Samaniego, fica o Asador Restaurante, que aposta na parrillas e em receitas tradicionais com um toque de vanguarda.

Outra boa opção é bodega Eguren Ugarte, que oferece almoço no restaurante Martín Cendoya, com menu degustação a partir de 40 euros, e jantar no restaurante Victorino Eguren com menu degustação a partir de 40 euros. Também tem um terraço para os vinhedos que vende vinhos e petiscos.

E para quem estiver disposto a pagar 125 euros por pessoa por um menu degustação de sete pratos ou 150 euros, por um de 9 pratos, há o restaurante da bodega Marqués de Riscal com uma estrela Michelin.

 

*Antes de reservar, confirme os valores.

Filé com foie gras do restaurante Los Parajes.

Rioja e arredores

Se você quer conhecer a Rioja e outras regiões da Espanha, uma boa combinação é com o País Basco. Bilbao e San Sebastian são cidades lindas. E você também pode esticar para a região da Cantábria, conhecendo Santander e Santillana del Mal.

Veja mais fotos da Rioja:

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber
Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

Roteiro pela Rioja, na Espanha: tudo o que você precisa saber

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *