19/08/2022

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Capital do País Basco, Bilbao tem como maior atração o Museu Guggenheim. Na foto, Puppy, uma escultura de arbusto em formato de cachorro criada pelo escultor Jeff Koons. Fotos: Amazonas e Mais

Com fortes tradições culturais, uma culinária aclamada no mundo todo e um idioma considerado um dos mais antigos da Europa, o País Basco compreende as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e Iparralde, na França.

O território ocupa uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre os dois países, sendo que 90% ficam na Espanha. A região basca é cortada pela cadeia de montanhas de Pireneus e banhada pelo Golfo de Biscaia. É conhecida pelas belas praias, muito procuradas pelos europeus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Apesar do nome, não é um país independente. Mas seu povo, com uma história de mais de 4 mil anos, tem um forte nacionalismo e orgulho das suas tradições e da língua euskara, que apesar de ser uma das mais antigas não deriva do latim. O movimento nacionalista surgiu nos fins do século XIX e se radicalizou em 1959, em plena ditadura de Francisco Franco, quando foi criado o grupo separatista ETA, por muitos governos mundiais considerado uma organização terrorista.

A Maman, uma aranha gigante criada por Louise Bourgeois, escultura do Museu Guggenheim.

O Mercado de la Ribera, em Bilbao.

País Basco

Homônima, a comunidade autônoma do País Basco não deve ser confundida com toda a região ao norte da Espanha. As cidades mais importantes dessa comunidade são Bilbao, capital da província de Biscaia; San Sebastian, capital de Guipúzcoa; e Vitória Gasteiz, capital de Álava.

Bilbao

Bilbao é a mais populosa cidade da região basca e oferece muitas atrações. Uma das imperdíveis é o Museu Guggenheim, obra do arquiteto Frank Gehry, com seu visual futurista é um dos cartões-postais da cidade. Não deixe de percorrer as charmosas ruelas do Casco Viejo, o centro histórico de Bilbao com suas casas do século XIV. Visite a Catedral de Santiago, o Museu Basco e a Plaza Nova. Experimente os pintxos e outras delícias, como o jámon ibérico, no Mercado de la Ribera, ao lado do rio.

San Sebastian

Quase na fronteira com a França, San Sebastian ou Donostia em basco é considerada uma das cidades mais bonitas do Espanha. É conhecida por suas praias, monumentos e ganhou renome internacional pela excelência da sua gastronomia.  Visite a Parte Vieja e as praias de Ondarreta e La Concha. Não deixe de subir ao Monte Igueldo para uma bela panorâmica da cidade.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

As ruelas cheias de bares de pintxos, em San Sebastian.

Parque Alderdi Eder em frente ao Ayuntamiento, em San Sebastian.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Basílica de Santa Maria del Coro, em San Sebastian.

Hondarribia

Hondarribia é uma cidade da costa de Guipúzcoa com uma longa tradição marítima e turística. Tem um centro histórico amuralhado, repleto de edifícios senhoriais, que foi declarado Monumento Histórico-Artístico. Junto ao mar fica o bairro de La Marina, com muitos bares e restaurantes e uma sequência de típicas casas coloridas, outrora residência de marinheiros.

As lindas casinhas de Hondarribia. Foto: Amazonas e Mais

 

San Juan de Gaztelugatxe

Essa pequena ilhota, na costa do norte da Espanha, ganhou fama como cenário de Game of Thrones. Fica na província de Vizcaya, entre as cidades de Bermeo e Bakio. Para chegar até a ermida, são 241 degraus de uma escada vertiginosa que passa por cima da rocha.

San Juan de Gaztelugatxe, cenário de Games of Thrones.

Navarra

Pamplona 

É a capital da província de Navarra e sua cidade mais conhecida. Faz parte dos Caminhos de Santiago de Compostela, mas sua fama deve-se à tradicional Festa de São Firmino, que acontece em julho, quando é realizada a corrida de touros por ruas da cidade. Visite a Plaza del Castillo, a Plaza de Toros e a Calle Estafeta.

A beleza dos edifícios de Pamplona.

País Basco Francês (Iparralde)

Mesmo ocupando território francês, Iparralde (que significa parte norte em língua basca) mantém os traços históricos e culturais do norte da Espanha.

Biarritz

De um simples vilarejo portuário que se dedicava à caça de baleias, Biarritz se transformou em destino de veraneio da realeza europeia em 1850. Localizada a 170 km de Bordeaux e 40 km de San Sebastian, perto da cadeia montanhosa dos Pirenéus na fronteira com a Espanha, essa elegante cidade encanta com suas praias, prédios históricos e beleza natural. É banhada pelo golfo da Biscaia.

Bayonne

Uma bonita cidade que fica a cerca de 30 minutos da fronteira com a Espanha. Visite a imponente Catedral Sainte-Marie, construção gótica inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco; aprecie o rio Nive das diversas pontes da cidade e não deixe de experimentar o Jamon de Bayonne, um presunto cru muito conhecido na França. A distância entre Bayonne e Biarritz é de apenas 15 minutos e há ônibus ligando as duas cidades.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Em Biarritz, o Hôtel du Palais (Hotel do Palácio) já foi residência de verão do casal imperial Napoleão III e Eugénie. Foto: Divulgação

Biarritz fica no Golfo de Biscaia.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Pont des enfants, perto da La Grande Plage. Foto: Amazonas e Mais.

Gastronomia

Um dos orgulhos dos bascos é a gastronomia, de renome mundial. Restaurantes estrelados do guia Michelin dividem espaço com os bares de pintxos, os tradicionais tira-gostos espanhóis que costumam ser apresentados espetados em palitinhos. No País Basco, a cultura dos pintxos é levada a sério e fica difícil resistir a tentação de sair experimentando os vários tira-gostos oferecidos pelos bares das cidades.

San Sebastian está entre as cidades com mais restaurantes estrelados do mundo. Faça reservas com antecedência e prepare o bolso para gastar mais de 100 euros por pessoa. Entre os tops, o Arzak e o Akelare. A cidade também tem excelentes bares de pintxos. Sugerimos o Antonio, Borda Berri e Casa Gandarias. Para um jantar mais sofisticado, mas que cabe no bolso, o restaurante Ikaitz (Paseo Colón, 21).

Em Bilbao, não deixe de ir ao Mercado de la Ribera. E em Biarritz, um dos restaurantes mais procurados é o Le Pim’Pi Bistrot (av. de Verdun, 14). Sempre faça reservas com antecedência.

 

Onde ficar:

San Sebastian 

Legazpi Doce Rooms – Hotel bem localizado, há poucos minutos de caminhada da parte antiga da cidade. Quartos simples, mas funcionais.

Hotel Maria Cristina – Ainda mantém todo o glamour e continua a atrair celebridades do mundo todo.

Akelarre Relais & Châteaux – Hotel de luxo com uma vista espetacular.

Hotel de Londres y Inglaterra – um dos clássicos da região, de frente para a praia.

Bilbao

Barceló Bilbao Nervion – O hotel é bem localizado, perto da parte antiga. É possível ir andando para o Museu Guggenheim.

Petit Palace Arana Bilbao – Este hotel moderno está situado num impressionante edifício do século XIX, a 200 metros da Catedral de Santiago.

Biarritz

Hotel Cosmopolitain – Tem bom custo-benefício. Bem localizado, você consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade andando.

Le Regina Biarritz Hotel & Spa MGallery – Para quem tem recursos, é o hotel cinco estrelas da cidade.

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *