18/10/2021

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Capital do País Basco, Bilbao tem como maior atração o Museu Guggenheim. Na foto, Puppy, uma escultura de arbusto em formato de cachorro criada pelo escultor Jeff Koons. Fotos: Amazonas e Mais

Com fortes tradições culturais, uma culinária aclamada no mundo todo e um idioma considerado um dos mais antigos da Europa, o País Basco compreende as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e Iparralde, na França.

O território ocupa uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre os dois países, sendo que 90% ficam na Espanha. A região basca é cortada pela cadeia de montanhas de Pireneus e banhada pelo Golfo de Biscaia. É conhecida pelas belas praias, muito procuradas pelos europeus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Apesar do nome, não é um país independente. Mas seu povo, com uma história de mais de 4 mil anos, tem um forte nacionalismo e orgulho das suas tradições e da língua euskara, que apesar de ser uma das mais antigas não deriva do latim. O movimento nacionalista surgiu nos fins do século XIX e se radicalizou em 1959, em plena ditadura de Francisco Franco, quando foi criado o grupo separatista ETA, por muitos governos mundiais considerado uma organização terrorista.

A Maman, uma aranha gigante criada por Louise Bourgeois, escultura do Museu Guggenheim.

O Mercado de la Ribera, em Bilbao.

País Basco

Homônima, a comunidade autônoma do País Basco não deve ser confundida com toda a região ao norte da Espanha. As cidades mais importantes dessa comunidade são Bilbao, capital da província de Biscaia; San Sebastian, capital de Guipúscoa; e Vitória Gasteiz, capital de Álava.

Bilbao

Bilbao é a mais populosa cidade da região basca e oferece muitas atrações. Uma das imperdíveis é o Museu Guggenheim do arquiteto Frank Gehry, com um visual futurista é um dos cartões-postais da cidade. Não deixe de percorrer as charmosas ruelas do Casco Viejo, o centro histórico de Bilbao com suas casas do século XIV. Visite a Catedral de Santiago, o Museu Basco e a Plaza Nova. Não deixe de experimentar os pintxos e outras delícias no Mercado de la Ribera, ao lado do rio.

San Sebastian

Quase na fronteira com a França, San Sebastian ou Donostia em basco é considerada uma das cidades mais bonitas do Espanha. É conhecida por suas praias, monumentos e ganhou renome internacional pela excelência da sua gastronomia.  Visite a Parte Vieja e as praias de Ondarreta e La Concha. Não deixe de subir ao Monte Igueldo para uma bela panorâmica da cidade.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

As ruelas cheias de bares de pintxos, em San Sebastian.

Parque Alderdi Eder em frente ao Ayuntamiento, em San Sebastian.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Basílica de Santa Maria del Coro, em San Sebastian.

Navarra

Pamplona 

É a capital da província de Navarra e sua cidade mais conhecida. Faz parte dos Caminhos de Santiago de Compostela, mas sua fama deve-se à tradicional Festa de São Firmino, que acontece em julho, quando é realizada a corrida de touros por ruas da cidade.

 

País Basco Francês (Iparralde)

Mesmo ocupando território francês, Iparralde (que significa parte norte em língua basca) mantém os traços históricos e culturais do norte da Espanha.

Biarritz

De um simples vilarejo portuário que se dedicava à caça de baleias, Biarritz se transformou em destino de veraneio da realeza europeia em 1850. Localizada a 170 km de Bordeaux e 40 km de San Sebastian, perto da cadeia montanhosa dos Pirenéus na fronteira com a Espanha, essa elegante cidade encanta com suas praias, prédios históricos e beleza natural. É banhada pelo golfo da Biscaia.

Bayonne

Uma bonita cidade que fica a cerca de 30 minutos da fronteira com a Espanha. Visite a imponente Catedral Sainte-Marie, construção gótica inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco; aprecie o rio Nive das diversas pontes da cidade e não deixe de experimentar o Jamon de Bayonne, um presunto cru muito conhecido na França. A distância entre Bayonne e Biarritz é de apenas 15 minutos e há ônibus ligando as duas cidades.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Em Biarritz, o Hôtel du Palais (Hotel do Palácio) já foi residência de verão do casal imperial Napoleão III e Eugénie. Foto: Divulgação

Biarritz fica no Golfo de Biscaia.

Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias

Pont des enfants, perto da La Grande Plage. Foto: Amazonas e Mais.

Gastronomia

Um dos orgulhos dos bascos é a gastronomia, de renome mundial. Restaurantes estrelados do guia Michelin dividem espaço com os bares de pintxos, os tradicionais tira-gostos espanhóis que costumam ser apresentados espetados em palitinhos. No País Basco, a cultura dos pintxos é levada a sério e fica difícil resistir a tentação de sair experimentando os vários tira-gostos oferecidos pelos bares das cidades.

 

Onde ficar:

San Sebastian 

Legazpi Doce Rooms – Hotel bem localizado, há poucos minutos de caminhada da parte antiga da cidade. Quartos simples, mas funcionais.

Hotel Maria Cristina – Ainda mantém todo o glamour e continua a atrair celebridades do mundo todo.

Akelarre Relais & Châteaux – Hotel de luxo com uma vista espetacular.

Bilbao

Barceló Bilbao Nervion – O hotel é bem localizado, perto da parte antiga. É possível ir andando para o Museu Guggenheim.

Petit Palace Arana Bilbao – Este hotel moderno está situado num impressionante edifício do século XIX, a 200 metros da Catedral de Santiago.

Biarritz

Hotel Cosmopolitain – Tem bom custo-benefício. Bem localizado, você consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade andando.

Le Regina Biarritz Hotel & Spa MGallery – Para quem tem recursos, é o hotel cinco estrelas da cidade.

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com