24/05/2024

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

 

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

Santillana Del Mar é uma das vilas mais bonitas da Espanha. Foto: Amazonas e Mais.

Com um centro histórico medieval que se desenvolveu em torno da Colegiata de Santa Juliana, Santillana del Mar é uma das vilas mais bonitas da Espanha e faz parte da rota norte do Caminho de Santiago. Fica na região da Cantábria e é conhecida como a vila das três mentiras, uma referência ao nome da cidade em espanhol: não é santa, não é plana (llhana) e não tem mar.

A origem da vila remonta ao século VIII, época em que um grupo de monges que carregava as relíquias de uma mártir chamada Juliana se instalou numa área desabitada.  Os monges construíram uma simples ermida para expor as relíquias e a partir daí a aldeia medieval começou a se desenvolver em torno da Colegiada de Santa Juliana, edifício que mais tarde daria nome à atual Santillana del Mar.

A cidade é pequena, com menos de 10 mil habitantes. Com uma arquitetura toda de pedra e edifícios construídos, principalmente, entre os séculos XIV ao XVIII, o centro histórico conseguiu sobreviver a passagem do tempo. Nessa área, não é permitida a circulação de veículos, que ficam em estacionamentos na entrada da cidade.

A vila tem várias torres defensivas e palácios renascentistas, que compõem um dos conjuntos históricos mais importantes da Cantábria. É um prazer andar pelas ruas pitorescas, apreciando as belas fachadas de diferentes estilos dos prédios senhoriais, com suas varandas de ferro forjado.

Possui duas vias principais: uma que vai até a Plaza Mayor, antes conhecida como Plaza del Mercado, e outra que leva até a Colegiata de Santa Juliana, que é o principal edifício da vila. A construção do século XII é uma joia da arquitetura românica, com destaque para o claustro com magníficos capitéis e sua fachada decorada com esculturas.

À época medieval correspondem a torre del Merino (séc. XIV) e a de Don Borja (séc. XV), considerados os edifícios civis mais antigos do vilarejo. A praça principal de Santillana reúne outras edificações de grande valor histórico: a Casa da Águia e da Parreira, a Prefeitura e o palácio dos Barreda-Bracho, construído no século XVII e convertido em Parador de Turismo.

Além da sua importância histórico-cultural, Santillana também é a porta de entrada para a Cueva de Altamira, a dois quilômetros da cidade. A caverna é conhecida com a ‘capela sistina da arte rupestre’, com as pinturas da pré-história mais famosas do mundo. É declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

Casarões com brasões nas fachadas. Fotos: Amazonas e Mais

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

Charmosas construções compõem o conjunto arquitetônico da cidade.

O cozido montanhês.

Os sobaos pasiego.

A arte rupestre na Cueva de Altamira.

Gastronomia

A culinária é outro atrativo da cidade, com pratos da Cantábria tanto de especialidades do mar quanto da montanha. Destacam-se os cozidos lebaniego e montanhês (um guisado de carne com feijões e repolho), a pescada sobre aspargos verdes e o besugo, um saboroso peixe. Para completar, o bizcocho e os sobaos pasiegos, duas sobremesas regionais.

Entre os melhores restaurantes da cidade está o Gran Duque, que oferece especialidades como o cozido montanhês, anchovas de santoña, queijos locais e muitos pratos a base de pescados e frutos do mar.

Arredores

Aproveite a visita a Santillana del Mar para explorar a Gruta de Altamira, que fica a apenas 2 quilômetros. Ela é conhecida como a “Capela Sistina do Paleolítico” com desenhos de 14.000 anos de antiguidade, que representam bisontes, cervos, javalis, cavalos. Foram feitos com tintas ocres naturais de cor vermelha e contornadas em preto. Para garantir sua conservação, a estrutura e as pinturas foram reproduzidas minuciosamente na “Neocueva” do Museu de Altamira, um moderno complexo onde o visitante pode admirar a réplica fiel dos motivos pictóricos.

Nos arredores também é possível visitar o Parque da Natureza de Cabárceno, onde os animais vivem em condições de semiliberdade. Pertinho também tem as belezas do Parque Nacional dos Picos de Europa, com belas paisagens e charmosas vilas.

No litoral, há praias como Santa Juliana e Ubiarco e não muito distante fica Comillas, com belos prédios históricos e o espetacular El Capricho, uma das obras do arquiteto modernista Antonio Gaudi.

Onde ficar

Hotel Los Infantes – localizado em um edifício do século 18, no centro medieval de Santillana.

Parador de Santillana Gil Blás – ocupa um lindo prédio na praça principal da cidade.

Hotel Casa del Marqués – residência do Marquês de Santillana no século XV. A propriedade foi cuidadosamente renovada e agora é um hotel 5 estrelas.

 

Veja mais fotos de Santillana del Mar:

O que fazer em Santillana del Mar, na Espanha

Fotos: Amazonas e Mais

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

O que fazer em Santillana del Mar, na Espanha

Roteiro por Santillana del Mar, Espanha

Roteiro por Santillana del Mar, Espanha

 

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

 

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *