15/07/2024

Laguardia: o que fazer em um dos vilarejos mais belos da Rioja, na Espanha

Laguardia: o que fazer em um dos vilarejos mais belos da Rioja, na Espanha

Laguardia é uma das cidades mais bonitas da Rioja. Foto: Amazonas e Mais.

Considerado um dos pueblos mais belos da Espanha, Laguardia é a localidade mais importante da Rioja Alavesa, a zona produtora de vinhos La Rioja que fica na província de Álava, no País Basco. Localizada no alto de uma pequena colina, permite uma bela panorâmica dos vinhedos e dos picos esbranquiçados da serra Cantábria.

Laguardia nasceu com a construção de um castelo no século X, cuja finalidade era a guarda e defesa do então Reino de Navarra, acossado por cristãos e muçulmanos. Em muitas ocasiões, a fortaleza serviu como residência real dos soberanos navarros e permaneceu de pé até 1875, quando foi derrubada. O povoado ainda é cercado por uma muralha levantada no século XIII, com 5 portas de acesso ao interior da vila medieval.

Não é permitida a circulação de carros no interior da cidade, mas ao redor dela há locais para estacionamento. Com um centro histórico medieval bem conservado, Laguardia é daquelas cidadezinhas que você curte percorrendo suas ruelas, visitando lojas e apreciando a bela arquitetura.

Na calle Mayor, em extremos opostos, encontram-se as igrejas de San Juan, que mistura vários estilos arquitetônicos, e de Santa María de los Reyes, o principal monumento da cidade, construída a partir do séc. XII. O estilo original é o românico e nela se destaca o impressionante portal gótico, um dos poucos dessa época que conservam a policromia original. Para visitar o pórtico e a igreja é preciso pagar uma taxa e há horários marcados. Ao lado, fica a Torre Abacial, de origem militar construída no século XIII, que hoje funciona como campanário da igreja.

Outro lugar que merece uma visita é a Plaza del Gaitero, onde está exposto um conjunto de esculturas em bronze denominado “Viajeros”, do artista Koko Rico.

A Plaza Mayor é o coração da cidade. Nela fica o Ayuntamiento (prefeitura), onde se encontra o carrilhão que nos horários programados mostra figuras de dançarinos com roupas típicas desfilando ao som de uma música associada às festas de São João.

No passeio ‘El Collado” encontra-se o monumento ao fabulista Félix María Samaniego, filho ilustre da cidade. Fora da muralha, aproveite para ver a beleza dos vinhedos que se estendem ao redor da cidade.

Além do interesse histórico, Laguardia é famosa pela qualidade dos seus vinhos. Então aproveite o passeio para conhecê-los e saboreá-los nas diversas lojinhas e bares da cidade.

Arredores

Laguardia fica a 18km de Logroño, capital da Comunidade Autônoma de La Rioja, que faz parte do Caminho de Santiago.

Aproveite também para visitar as diversas vinícolas da região. Entre as mais belas estão a bodega Ysios, a 2km de Laguardia, e a Marqués de Riscal, há 6km, no município vizinho de Elciego.

O belo pórtico da igreja Santa María de los Reyes.

Laguardia: o que fazer em um dos vilarejos mais belos da Rioja, na Espanha

Torre Abacial. Fotos: Amazonas e Mais.

Laguardia: o que fazer em um dos vilarejos mais belos da Rioja, na Espanha

A escultura ‘Viajeros’, do artista Koko Rico.

Bodega Ysios, em Laguardia, Rioja, Espanha

A arquitetura moderna da Bodega Ysios, que fica bem perto de Laguardia.

Os vinhedos com os tons outonais, com a cidade de Laguardia ao fundo, em cima da colina.

Onde comer:

O restaurante Los Parajes é uma excelente opção para quem quer comer no centro histórico de Laguardia. Tem especialidades da cozinha regional como os platos de cuchara (pratos de colher), como as pochas (uma feijoada com feijão branco, verduras e derivados de porco) e as patatas a la riojana (um ensopado a base de batatas e embutidos).

Nos arredores, na bela Villa Lucia, uma antiga casa de propriedade do fabulista Samaniego, fica o Asador Restaurante, que aposta na parrillas e em receitas tradicionais com um toque de vanguarda.

Outra boa opção é  bodega Eguren Ugarte, que oferece almoço no restaurante Martín Cendoya, com menu degustação com preço fixo de 40 euros, e jantar no restaurante Victorino Eguren com menu a partir de 30 euros.

E para quem estiver disposto a pagar 110 euros por pessoa por um menu degustação de seis pratos ou 140 euros por um de 9 pratos, há o restaurante da bodega Marqués de Riscal com uma estrela Michelin.

Onde comer em Laguardia, Rioja, Espanha

Restaurante Los Parajes. Fotos: Amazonas e Mais

Salada de vieiras e camarões do Los Parajes.

Onde comer em Laguardia, Rioja, Espanha

Espuma riojana com lascas de bacalhau e presunto ibérico, a entrada do menu degustação do restaurante Victorino Eguren.

Na Villa Lucia, o Asador Restaurante.

Onde ficar:

Hospedería de los Parajes – Ocupa um prédio histórico na cidade medieval de Laguardia. Tem 18 quartos, restaurantes, spa, wi-fi gratuito.

Hotel Marqués de Riscal – Fica em Elciego, há 6km de Laguardia. Projetado por Frank Gehry, é um hotel de vanguarda que oferece quartos exclusivos, spa e 2 restaurantes, um deles com uma estrela Michelin. O Vinothérapie Spa by Caudalie Marqués de Riscal oferece uma variedade de tratamentos à base de uva. O hotel também apresenta piscina coberta, hammam (banho turco), sauna finlandesa, academia e serviços de massagem.

Hotel Eguren Ugarte – Há 3km do centro de Laguardia. Fica em uma vinícola.

Hotel Silken Villa de Laguardia – Hotel quatro estrelas há cinco minutos de caminhada do centro de Laguardia. Com restaurante, piscina e spa.

A arquitetura vanguardista do hotel Marqués de Riscal. Fotos: Amazonas e Mais.

Hospederia de Los Parajes, no centro de Laguardia.

Hotel Eguren Ugarte.

Como chegar

Não há aeroporto em Laguardia. A estação mais próxima de trem fica em Logroño. Existem ônibus conectando Laguardia com Vitoria, capital do País Basco, e Logroño, capital de La Rioja.

De carro, vindo de Madri, são 4 horas de viagem (359km). O carro é a melhor opção se quiser visitar Laguardia e as vinícolas vizinhas.

Veja mais fotos de Laguardia:

Fotos: Amazonas e Mais

O que ver em Laguardia, na Rioja, Espanha

O que ver em Laguardia, na Rioja, Espanha

Laguardia, na Rioja, Espanha

Laguardia, na Rioja, Espanha

Laguardia, na Rioja, Espanha

Laguardia, na Rioja, Espanha

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

1 thoughts on “Laguardia: o que fazer em um dos vilarejos mais belos da Rioja, na Espanha”

  1. Luba Diniz disse:

    Muito linda essa cidade, Lagarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *