15/07/2024

Veja como é o passeio de triciclo por Parintins

Veja como é o passeio de triciclo por Parintins

Fazer um passeio por Parintins a bordo de um triciclo é uma das atividades obrigatórias durante o Festival Folclórico. Foto: Tácio Melo/Divulgação

O triciclo – uma estrutura de metal, lona e guidão de bicicleta – é o principal meio de transporte em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). E para os visitantes da ilha tupinambarana, fazer um passeio pela cidade a bordo de um triciclo é uma das atividades obrigatórias durante o Festival Folclórico, que acontece, neste ano, nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.

A Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Bumbódromo, Praça da Liberdade, Curral do Caprichoso e Igreja Sagrado Coração de Jesus são os atrativos turísticos que estão na rota dos tricicleiros que fazem parte da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e a Associação dos Tricicleiros (ATPIN).

O ponto de início do passeio pode ser a Catedral, que é o cartão-postal da cidade e leva o nome da padroeira de Parintins, ou o Cais do Porto, caso seja de preferência do cliente. O city tour segue para o majestoso Bumbódromo – palco das três noites de disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

A terceira parada é a praça da Liberdade, construída na década de 1990, com esculturas de alto relevo retratando a história da Ilha. Para levar o visitante a conhecer um pouco sobre o Festival, o passeio tem parada no Curral do Boi Caprichoso, localizado no perímetro urbano da cidade, espaço dos torcedores do boi azul, e segue para Igreja do Sagrado Coração, onde finaliza o passeio.

Para se encantar com a ilha da magia, o passeio tem o investimento de R$ 50 por pessoa, podendo ir duas em cada triciclo. Para informações, o visitante pode entrar em contato pelos números (92) 99214-8940 e (92) 99510-3875.

O Bumbódromo, palco da festa, está no roteiro de passeio do triciclo. Foto: Tácio Melo/Divulgação

História e popularidade

Tradicionais e populares em Parintins, os tricicleiros são “patrimônio cultural e imaterial do Amazonas”, de acordo com a lei nº 512/2021, sendo regulamentada por meio de associações, que contam com mais de 350 trabalhadores associados. É importante que o visitante procure tricicleiros associados para garantir segurança no meio de transporte.

Antes de ser um típico e atrativo meio de transporte, os triciclos surgiram no início da década de 80 para suprir a necessidade de transportar mercadorias e produtos agrícolas, porém, com o crescimento do Festival Folclórico na década de 90, passaram a transportar os turistas que chegavam para conhecer a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *