26/11/2020

Conheça Saint-Paul de Vence, o vilarejo de artistas como Picasso e Chagall

Saint Paul de Vence, no Sul da França

Saint-Paul de Vence, a vila medieval no Sul da França. Fotos: Amazonas e Mais

Saint-Paul de Vence é uma das mais famosas aldeias da Cote D’Azur, nos Alpes Marítimos, no sul da França. A vila fortificada no alto da colina já atrai os olhares a partir da estrada. Com ruas sinuosas e construções medievais, foi muito popular entre pintores e escritores no início do século XX e continua reduto de artistas plásticos.

Um deles foi Marc Chagall, um dos grandes pintores do século XX que passou os últimos anos de vida na cidade. Faleceu em 1985 e está sepultado no cemitério da vila, em um local especial em sua homenagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Mas não foi só Chagall que se rendeu aos encantos do vilarejo. Nomes como Picasso, Modigliani, Colette, Miró frequentaram o hotel La Colombe D’Or (A Pomba de Ouro), na entrada da cidade, e frequentemente pagavam por seus quartos e refeições com suas obras. O resultado disso é um acervo inestimável à disposição dos seus frequentadores, que podem ver um mural de Léger no terraço, uma pomba de Braque próxima à piscina ou obras de Picasso e Matisse nas paredes do restaurante.

O hotel tem muitas histórias. Nele, os escritores Zelda e F. Scott Fitzgerald teriam brigado em um jantar por causa de Isadora Duncan e Yves Montand casou-se com Simone Signoret no terraço. A lista de visitantes famosos também é extensa e inclui nomes como Sartre e Simone de Beauvoir, Greta Garbo, Sophia Loren, Catherine Deneuve e Burt Lancaster. Para se hospedar no hotel ou frequentar seu restaurante é preciso reservar com antecedência.

Antes de cruzar os portões da cidade vale visitar a Fondation Maeght, um museu de arte moderna que tem em seu acervo obras de Chagall, Miró, Braque, Bonnard, Giacometti, Kandinsky e outros.

Foto: Elisabeth Rossolin/Divulgação

Hotel La Colombe D'Or, em Saint Paul de Vence

Entrada do hotel La Colombe D’Or (A Pomba de Ouro). Foto: Amazonas e Mais

Mural de Léger, no hotel La Colombe D’Or.Foto: Amazonas e Mais

Hotel e Restaurante La Colombe D'Or, em Saint Paul de Vence

Restaurante do hotel La Colombe D’Or, com obras de grandes artistas nas paredes.Foto: Amazonas e Mais

Place du Jeu de Boules, onde moradores jogam petánque.Foto: Amazonas e Mais

Marc Chagall está sepultado no cemitério da vila. Foto: Elisabeth Rossolin/Divulgação

Também fora das muralhas está o Café de la Place, em frente à Place du Jeu de Boules de chão batido, é possível assistir diariamente grupos de pessoas jogando a pétanque, um curioso jogo com bolas de metal.

Não são permitidos carros dentro das muralhas, apenas os credenciados podem entrar. Ao redor da vila há estacionamentos pagos.

No verão, Saint-Paul de Vence fica lotada de turistas, portanto, se arme com muita paciência para buscar vagas em estacionamentos e mesas em restaurantes.

Intramuros, você vai se deparar com uma arquitetura medieval, com ruas estreitas e construções de pedra. Na Rue Grande tem uma quantidade impressionante de galerias e estúdios de artistas, de estilos diversos. Também não faltam as lojinhas de produtos provençais e pequenas fontes de água potável são encontradas ao longo do percurso. A caminhada pelas muralhas que circundam a cidade oferece uma bela paisagem das colinas ao redor.

Na parte mais alta da vila fica a Chapelle de Penitents Blancs, do século 16, e o Le Donjon, construção medieval usada como prisão até o século 19.

De resto, é flanar pelas ruelas sinuosas e curtir o astral impregnado de arte da vila mais fotogênica da Riviera francesa.

 

Como chegar:

Saint-Paul de Vence está a cerca de 20km de Nice. Você pode ir de carro ou de ônibus (Consulte horários em Lignes D’Azur)

 

Veja mais fotos de Saint-Paul de Vence:

Saint Paul de Vence, na Riviera Francesa

Saint Paul de Vence, na Côte D'Azur

Saint Paul de Vence, na Côte D'Azur, na França

Saint Paul de Vence, na Côte D'Azur, na França

Saint Paul de Vence, na Côte D'Azur, na França

Saint Paul de Vence, na Côte D'Azur, na França

Saint Paul de Vence, na Côte D'Azur, na França

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *