Carcassonne, a surpreendente cidade medieval da França

Localizada no sul da França, Carcassonne é uma cidade medieval que, me perdoem o cliché, parece cenário de filme. Aliás, não é à toa que já apareceu em muitas produções hollywoodianas.

É dividida em La Cité, a cidade medieval fortificada considerada Patrimônio Mundial da Unesco, e a cidade nova, também chamada de cidade baixa.

Carcassonne fica na região do Languedoc-Roussillon, ao lado da Provence e próximo a fronteira com a Espanha. É um excelente ponto de parada se você estiver fazendo uma viagem de carro entre Espanha e França ou para um bate-volta de Toulouse.

A cidade tem mais de 2 mil anos de história. Teria sido consolidada pelos romanos no século II A.C. Passou pelas mãos dos visigodos e sarracenos. Pela sua posição estratégica, foi palco de muitos conflitos medievais. Seu apogeu foi no século XII, sob o comando da dinastia Trencavel.

Com o Tratado dos Pireneus, em 1659, que mudou a fronteira franco-espanhola, a cidade perdeu sua importância estratégica de defesa e entrou em declínio. Esteve abandonada por muitos anos até ser redescoberta para o turismo. A parte antiga da cidade foi restaurada em 1857, graças ao empenho do arquiteto Viollet-le-Dus e do erudito Jean-Pierre Cros-Mayrevieill.

O conjunto arquitetônico, que ocupa o alto de uma colina, impressiona. À noite, totalmente iluminado, fica lindo!

La Porte Narbonnaise é a principal entrada para La Cité. A ordem é flanar pelas ruas da cidade, deixando-se seduzir pela beleza da arquitetura medieval. São 3km de muralhas duplas e 52 torres bem conservadas. A Basílica de Saint Nazaire e Saint-Celse, que data do século XII, é considerada monumento histórico.

A cidade medieval de Carcassonne cercada por muralhas.

A parte antiga da cidade foi restaurada em 1857.

A iluminação noturna da cidade.

Gastronomia

Carcassonne é o local ideal para experimentar o cassoulet, uma espécie de feijoada com feijão branco, salsicha, linguiça acompanhada por um confit de pato. A cidade disputa com Toulouse e Castelnaudary a origem do prato.

 

Veja mais fotos de Carcassonne:

 

One thought on “Carcassonne, a surpreendente cidade medieval da França”

  1. Bela Cite, estive em visita de um dia. Vale a pena conhrcer.p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *