16/10/2019

Haut-Koenigsbourg: castelo medieval é a atração mais popular da Alsácia

O castelo de Haut-Koenigsbourg fica entre Estrasburgo e Colmar

O castelo de Haut-Koenigsbourg fica entre Estrasburgo e Colmar, na Rota dos Vinhos da Alsácia. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos

Há alguns lugares na Europa em que você se sente dentro de um cenário de filme. É essa a sensação que se tem ao visitar o Haut-Koenigsbourg, um imponente castelo medieval fortificado do séc. XII e a atração mais popular da Alsácia, na França.

Localizado entre Estrasburgo e Colmar, no meio da Rota dos Vinhos, ele pode ser visto de vários pontos da estrada. No alto de um morro, sua imponência paira sobre vilarejos, vinhedos e estradinhas que cortam a região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

O castelo ocupava uma posição estratégica quando foi construído no século XII pelo duque da Suábia, Frederico de Hohenstaufen. A sua missão era monitorizar as rotas do vinho e do trigo a norte e da prata e do sal do oeste para leste. Foi destruído em 1462, tornando-se depois propriedade dos Habsburgos. Foi reconstruído e dotado de um sistema defensivo adaptado à artilharia. Durante a Guerra dos Trinta Anos resistiu mais de um mês aos ataques dos suecos, mas acabou sendo pilhado e depois incendiado em 1633. Por quase dois séculos e meio ficou abandonado.

Passou para o domínio do imperador alemão Guilherme II, que chamou o arquiteto Bodo Ebhardt para reconstruí-lo. O imperador pretendia transformá-lo em um museu e, simultaneamente, simbolizar o regresso da Alsácia à Alemanha. Com a assinatura do Tratado de Versalhes (1919), a França tornou-se proprietária dos bens da coroa alemã, ficando com a posse do Haut-Koenigsbourg.

 

Visitantes

Hoje, essa fortificação recebe a visita de milhares de turistas todos os anos. O castelo ocupa uma grande área e tem pontes levadiças, poços, torres, móveis de época, armaduras e equipamentos de artilharia. É impossível não imaginar reis, cavaleiros e donzelas circulando pela área que mais parece uma vila medieval.

O ideal é ir ao castelo de carro, aproveitando a viagem para conhecer as belas vilas floridas da Rota dos Vinhos da Alsácia.

 

Veja mais fotos do Château du Haut-Koenigsbourg:

O castelo de Haut-Koenigsbourg, na Alsácia

O castelo de Haut-Koenigsbourg, na Alsácia

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *