13/08/2019

Rota dos Vinhos da Alsácia: Ribeauvillé, a vila de contos de fada

O colorido das casas de Ribeauvillé.

Ribeauvillé é hors concours na Rota de Vinhos da Alsácia, na França. A cidade é encantadora e porta de entrada para três castelos medievais: o Girsberg-Stein, o Saint Ulrich (o mais antigo e mais importante) e o Haut-Ribeaupierre (localizado no ponto mais alto).

Situada entre vinhedos e montanhas, na cidade não circulam carros. Isso torna ainda mais agradável percorrer as ruelas medievais de Ribeauvillé, apreciando a bela arquitetura e se encantando com o colorido das flores que adornam as fachadas das casas.

O Hotel de Ville, do século XVIII, é uma das majestosas construções da cidade e a Tour des Bouchers (Torre do Açougueiro), do século XIII reconstruída no século XVIII, dá um toque de Idade Média à vila, uma das mais antigas da Alsácia, que pertenceu à família de Ribeaupierre, daí a origem no nome do seu nome.

As estradas na Rota dos Vinhos cruzam os vinhedos, revelando belas paisagens.

Flores e belas construções.

E mais flores nas fachadas das casas.

O majestoso Hotel de Ville.

A Tour des Bouchers, construída no século XIII.

O Chateau de Saint Ulrich, ao fundo, na colina.

A bela fachada da Maison des Ménétriers.

O edifício onde está a prefeitura de Ribeauvillé é outra atração, além da Maison des Ménétriers, uma das casas mais decoradas. Outro belo local é a Place de La Sinne, cercada por casas em estilo enxaimel.

Depois de caminhar pela cidade é hora de dar aquela paradinha para degustar os vinhos Riesling e Gewurztraminer nos diversos winstubs (pequenos bar-restaurantes) e experimentar as especialidades locais, como o Kougelhopt (bolo feito à base de amêndoas) e a Tarte Flambée (massa fininha coberta com queijo Muster, bacon e outros recheios).

A vila tem festas tradicionais que atraem muitos visitantes, como o Mercado de Primavera e o Festival de Kougelhopt, em maio; a Feira do Vinho, em julho, e o Mercado de Natal, em dezembro.

O estacionamento de carros fica fora do centro histórico, que é facilmente acessado em cinco minutos de caminhada.

O trenzinho turístico que percorre a cidade.

Place de la Sinne.

Casas em enxaimel são as construções típicas da vila.

 

Esticadas

Ótimas esticadas a partir de Ribeauvillé são Riquewihr, outra encantadora vila da Rota dos Vinhos, a cerca de 5km; Colmar, uns 20 minutos de carro; e o Chateau du Haut-Koenigsbourg, uma fortaleza do século XII classificada como monumento histórico e atração da Alsácia, que fica a 15km. Hunawihr, que fica a 2km, também vale uma visita A bela igreja de Saint-Jacques-le-Majeur, no meio de vinhedos, é linda!

Como chegar:

Ribeauvillé fica a cerca de 65km de Estrasburgo, que tem ligação com Paris por trem, e 15km de Colmar. Dessas cidades, é possível contratar excursões para conhecer Ribeauvillé e outras vilas da Rota dos Vinhos.

 

Veja mais  fotos de Ribeauvillé:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *