06/06/2020

Cáceres, a cidade monumental da Extremadura, na Espanha

Plaza Mayor, em Cáceres

A Torre de Bujaco e a Ermida da Paz na Plaza Mayor, em Cáceres. Fotos: Amazonas e Mais

Segunda maior cidade da Extremadura, na Espanha, Cáceres tem um dos mais bem preservados conjuntos medievais da Europa. É conhecida como Ciudad Monumental e foi listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986. 

Cáceres foi fundada pelos romanos em 34 a.C. com o nome de Norba Caesarina. Mas foi com a chegada dos árabes, no século 12, que prosperou. Um século depois passou para as mãos cristãs, com a reconquista pelo rei Alfonso IX de Léon. No seu apogeu econômico a cidade atraía muitos mercadores e aristocratas. Eles competiam entre si para ver quem construía as casas mais luxuosas e palácios fortificados. Cansados das disputas por poder entre os nobres locais, os reis católicos Isabel e Fernando mandaram demolir várias delas, no século 15.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Com o declínio econômico, a cidade entrou numa fase de calmaria e acabou poupada das guerras dos séculos 19 e 20. Foi a primeira cidade da Espanha tombada como patrimônio histórico em 1949.

 

Centro Antigo

Na Plaza Mayor com suas arcadas se concentram restaurantes e alguns monumentos históricos como a Torre de Bujaco, a Ermida da Paz, o AyuntamentoNas imediações encontra-se o Palácio Godoy e a igreja de Santiago.

Subir as escadas e atravessar o arco de la Estrella é como cruzar uma porta do tempo. O portão foi construído por Manuel Churriguera em 1726 e leva da Plaza Mayor à cidade velha. Um passeio pelas ruas de pedra da cidade, delimitada por muralhas construídas pelos árabes, vai revelando as casas-fortalezas medievais e os palácios renascentistas.

Ao redor da Plaza de Santa Maria há vários deles. Um é o de Carvajal, construído entre os séculos 15 e 16 e restaurado no século 20; o Palácio de Mayoralgo, o maior da cidade; e o Palácio Episcopal com suas duas fachadas. Também se encontra aí a Igreja Concatedral de Santa María, construção gótica do século 15. Uma de suas capelas laterais abriga a imagem de Cristo de los Blázquez, o Cristo Negro.

Na Plaza de San Mateo fica o Palacio de las Cigüeñas (Palácio das Cegonhas), que manteve suas ameias intactas pela concessão da rainha Isabel, a Casa dos Paredes Saavedra, a Casa Lorenzo de Ulloa e a Casa das Veletas. Outro belo exemplo da arquitetura de Cáceres é o Palácio dos Golfines de Abajo. A igreja de San Mateo, do século 16, é outra atração, assim como a bela igreja de São Francisco Xavier, do século 18.

Plaza Mayor, em Cáceres, Extremadura, na Espanha

Os arcos da Plaza Mayor e ao fundo, o Ayuntamento iluminado. Fotos: Amazonas e Mais

A arquitetura medieval de Cáceres.

A arquitetura medieval de Cáceres.

Catedral de Santa María, em Cáceres

Igreja Concatedral de Santa María

Cáceres, Extremadura, na Espanha

Igreja de São Francisco Xavier, também conhecida como iglesia de la Preciosa Sangre.

Cáceres, Extremadura, na Espanha

O Palácio dos Golfines de Abajo.

Igreja de Santiago.

Os deliciosos presuntos ibéricos.

 

Gastronomia

Nos restaurantes da cidade não deixe de experimentar a rica culinária local, de origem pastoril, acompanhada dos excelentes vinhos locais. Ótima oportunidade de saborear um presunto ibérico e o queijo Torta del Casar, típico da região.

 

Bate-volta

O melhor período para visitar a Extremadura é nos meses com clima mais ameno. Em julho e agosto o sol é inclemente e as temperaturas chegam acima dos 30º. 

De Cáceres é possível fazer bate-volta para outras belas cidades da Extremadura, como Plasencia, Trujillo, Guadalupe e Mérida. Para quem gosta de observar pássaros e a vida selvagem, no entorno fica o Parque Nacional de Monfragüe. A melhor época para visitá-lo é setembro, quando muitas aves migratórias passam por lá. O Vale del Jerte também merece uma visita, principalmente na primavera com a floração das cerejeiras.

 

Veja mais fotos de Cáceres:

Cáceres, Extremadura, na Espanha

Cáceres, Extremadura, na Espanha

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com