18/10/2020

Casa Milà ‘La Pedrera’, a obra de Gaudí que rompeu com os padrões arquitetônicos da época

Casa Milà 'La Pedrera', a obra de Gaudí

Nos anos de 1900, em uma das avenidas mais importantes de Barcelona, o Paseo de Gracia, o arquiteto catalão Antoni Gaudí ergueu uma casa que rompeu com os padrões arquitetônicos da época. A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, se transformou num dos edifícios mais ousados do grande mestre.

Na época, o Paseo de Gracia era a rua que reunia os prédios mais emblemáticos, teatros, lojas e os restaurantes mais badalados da cidade. Atraiu a atenção dos burgueses endinheirados que decidiram erguer suas casas na avenida. Os arquitetos mais prestigiados do momento eram chamados para os projetos, disputando entre si em ousadia e exibicionismo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Em 1905, Pere Milà e Roser Segimon se casam e compram uma torre com jardim, numa área de 1.835 metros quadrados, na famosa avenida. Chamam o arquiteto Antoni Gaudí para executar o projeto da nova casa com a intenção de ocupar o piso principal e alugar as outras residências. A estrutura do prédio é constituída por dois blocos de moradias, com acessos independentes, organizados em torno de dois grandes pátios interligados com rampas de acesso à garagem.

Inovador, quebrando com todos os padrões arquitetônicos da época, o prédio causou polêmica e foi alvo de muitas críticas durante a sua construção (1906-1912). A singularidade da obra e a relação entre Gaudí e Pere Milà foram objeto de burla e escárnio público, com numerosas caricaturas em publicações satíricas.

A construção do edifício foi complexa, com problemas financeiros e legais. Para conseguir licenciá-la fora dos padrões municipais, o casal Milà teve que pagar uma multa de 100.000 ptas. Os honorários de Gaudí também foram parar nos tribunais. O arquiteto ganhou a ação no valor de 105.000 ptas e Roser Segimon teve que hipotecar o prédio para pagar a dívida. O valor foi doado por Gaudí a um convento de monjas.

Ao longo dos anos, vários inquilinos passaram por La Pedrera, que abrigou hotéis, sede de consulado, bingo, empresas, lojas e até um príncipe e seu séquito.

Em 1947, Roser Segimon, viúva há 7 anos, vendeu o edifício a uma imobiliária, mas continuou a ocupar o piso principal até a sua morte, em 1964.

A Casa Milà ‘La Pedrera’ foi a última obra civil de Gaudí, que depois passou a se dedicar exclusivamente ao projeto da igreja Sagrada Família, sua obra monumental que até hoje não foi concluída.

Casa Milà 'La Pedrera', obra de Gaudí

Maquete da Casa em exposição no local, que mostra detalhes da construção.

A maquete em outra perspectiva.

O terraço da Casa Milà.

Casa Milà 'La Pedrera', obra de Gaudí

O terraço é uma obra única do grande mestre, com suas esculturas e chaminés.

Um dos andares abriga uma mostra da vida de uma família burguesa de Barcelona nas primeiras décadas do século XX.

Patrimônio da Unesco

Depois de muitos anos de abandono, a Casa Milà ‘La Pedrera’ foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984. Foi restaurada e aberta ao público como centro cultural em 1996. Desde janeiro de 2013, o edifício passou a abrigar a sede da Fundação Catalunha La Pedrera.

Um passeio pelos vários cômodos da Casa inclui os pátios de ventilação, um espetáculo de formas, luzes e cores; o Espaço Gaudí, dedicado à vida e obra do mestre; a quarta planta, onde fica exposto o modo de vida de uma família burguesa de Barcelona nas primeiras décadas do século XX, recriando o ambiente com seu mobiliário e objetos da época; o piso principal, onde residia a família Milà, que hoje abriga exposições temporárias. O terraço, uma obra única com suas esculturas e chaminés, é um dos pontos altos da visita.

 

Serviço:

Casa Milà ‘La Pedrera’

End: Passeig de Gràcia, 92 – Barcelona, Espanha

Horários: de quinta a domingo e feriados, das 9h às 18h30. Última entrada às 18h.

Tarifa: 24 euros; crianças de 7-12 anos, 12 euros; crianças de 0 a 6 anos, gratuito; estudante, maior de 65 anos e deficientes, 18,50 euros.

Venda online: https://www.lapedrera.com/es

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com