06/07/2022

Treviso, o que fazer na ‘pequena Veneza’ do Vêneto

Treviso, o que fazer na ‘pequena Veneza’

Treviso é cortada por canais, por isso é conhecida como ‘Pequena Veneza’. Fotos: Amazonas e Mais.

Treviso é uma das belas cidades do Vêneto, região ao norte da Itália. Está localizada a 40km de Veneza, com quem guarda algumas semelhanças, por isso é conhecida como ‘pequena Veneza’ (Piccola Venezia, em italiano): é cortada por canais, tem pontes, elegantes palácios, belas praças e gastronomia de qualidade.

Tem uma rica herança cultural já que ao longo de sua história passou pelas mãos de romanos, bizantinos, francos, venezianos e austro-húngaros para citar alguns. Atualmente, é um polo industrial de diferentes segmentos, incluindo a moda. A Via Callmaggiore concentra várias lojas de grifes e é onde fica a sede da Benetton, uma das marcas italianas mais famosas do mundo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Cercada por uma muralha, Treviso cresceu ao redor do Rio Sile e tem três grandes portões: Porta San Tommaso, chiesa di san nicolò e San Vito. Os canais, pontes e moinhos centenários dão um charme a mais à cidade. O Canal Buranelli, com suas pontes e casas coloridas, é um dos mais românticos.

O centro histórico é pequeno e facilmente percorrido a pé. O coração da cidade é a movimentada Piazza dei Signori, onde ficam belos prédios históricos e muitos cafés e restaurantes. Um dos destaques é o Palazzo dei Trecento, que abriga o conselho municipal da cidade e é aberto à visitação. Ao lado dele, fica o Palazzo Podesta, com sua bela torre de 48 metros de altura. O Palazzo Pretorio, de 1847, sede da Prefeitura, também é outro que merece sua atenção, assim como o Loggia dei Cavalieri.

Na praça fica uma atração curiosa da cidade: a fonte dos peitos ou Fontana delle Tette. É uma fonte com a imagem de uma mulher apertando os seios nus. A fonte teria sido construída em 1559 após uma grande seca. Antigamente, nas celebrações especiais da cidade, jorrava vinho das tetas da mulher. Hoje, a fonte original está protegida por vidros no Palazzo Dei Trecento, mas é possível ver uma réplica em atividade no pátio do Palazzo Zignoli nas proximidades da praça.

Ao atravessar o pórtico do Palazzo dei Trecento, fica a área por onde atravessa o rio Sile. Aqui é a famosa Pescheria, uma pequena ilha onde fica localizado o mercado do peixe. Observe os antigos moinhos e a arquitetura da área, muito interessante.

Treviso também é conhecida como Urbs picta (cidade pintada). Como não havia mármore ou outros tipos de pedras, no século XII, era costume fazer desenhos nas fachadas das casas. Por isso, várias construções eram decoradas por belíssimos afrescos, que acabaram não resistindo aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial em 1944, restando pouca coisa dessa arte.

Outro fato curioso da cidade é a relação com Dante Alighieri. Por volta do ano 1300, o famoso escritor ficou exilado na cidade e acabou citando Treviso no livro “Divina Comédia’. Com isso, o autor foi homenageado com um monumento sobre a ponte que leva o seu nome.

A réplica da Fontana delle Tette.

Treviso, o que fazer na ‘pequena Veneza’ do Vêneto

Palazzo Dei Trecento. Foto: Amazonas e Mais

Treviso, o que fazer na ‘pequena Veneza’ do Vêneto

Palazzo Pretorio, sede da Prefeitura. Foto: Amazonas e Mais

Os canais de Treviso, que lembram a famosa Veneza. Foto: Amazonas e Mais.

Igrejas e museus de Treviso

Também merecem uma visita as principais igrejas da cidade: a Cattedrale di San Pietro Apostolo, conhecida como ‘Il Duomo de Treviso’, com suas cúpulas e estilo neoclássico; a Igreja e Catedral San Nicolò; e a Igreja San Francesco, erguida pelos franciscanos e usada como estábulo pelas tropas de Napoleão nos anos 1200, onde estão os restos mortais do filho de Dante Alighieri e da filha do poeta Francisco Petrarca.

O complexo de museus cívicos engloba o Santa Caterina, com galerias de arte medieval e renascentista; o Ca’dei Carraresi, que sedia importantes mostras culturais; e o Museu Bailo e o Ca’da Noal.

Gastronomia

A gastronomia de Treviso merece um capítulo à parte. Com forte tradição culinária, não deixe de experimentar as especialidades locais nos ótimos restaurantes da cidade.

O Tiramisù, uma das mais amadas sobremesas da Itália – e por que não do mundo? – teria se originado em Treviso. A receita leva camadas de biscoito embebidos em café e com creme à base de queijo mascarpone.

O radicchio rosso – uma espécie de chicória vermelha – também é uma iguaria local utilizada em vários tipos de pratos, assim como os aspargos.

Não deixe de desfrutar também dos famosos Proseccos. A região produtora do vinho fica nos arredores de Treviso.

Para não ficar a ver navios, faça reserva nos restaurantes. Os melhores são bastantes procurados e é comum não encontrar mesa principalmente nos fins de semana. Entre os bons, o Antica Torre, Osteria Due Torri e Le Beccherie, que teria inventado o Tiramisù.

 

A Pescheria, onde fica o mercado de peixe.

O Duomo de Treviso

Igreja de São Leonardo.

A Fontana delle Tette original. Foto: Divulgação

Como chegar

É possível ir de Veneza a Treviso de trem, em uma viagem que dura cerca de 30 minutos.  A cidade também tem um pequeno aeroporto internacional, o San Giuseppe, usado por companhias low coast, como a Ryan Air.

Nos arredores

O Vêneto oferece um roteiro de viagem bem diversificado. Além de Veneza, o destino mais procurado, a região tem a Strada del Prosecco – um trajeto de 80km que vai de Conegliano até Valdobbiadene, passando por muitos vinhedos, belas cidades, história e gastronomia; as deslumbrantes montanhas e lagos das Dolomitas; o charme do Lago di Garda e muitas outras belas cidades, como Verona, Pádua e Vicenza.

 

Veja mais fotos de Treviso:

Treviso, o que fazer na cidade

Treviso, o que fazer na cidade

Treviso, o que fazer na ‘pequena Veneza’ do Vêneto

Treviso, roteiro pela cidade da Itália

Treviso, o que fazer na cidade

Treviso, o que fazer na cidade

Treviso, roteiro pela cidade da Itália

Treviso, roteiro pela cidade da Itália

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *