06/06/2020

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Cison di Valmarino, na Itália

Cison di Valmarino é um dos burgos mais belos da Itália. Fotos: Amazonas e Mais.

Na Itália existem 281 pequenos vilarejos conhecidos como “os burgos mais belos da Itália”, espalhados por todas as regiões do país. Um deles é Cison di Valmarino, localizado no meio das Colinas do Prosecco, na província de Treviso, no Vêneto.

Ele faz parte da associação I Borghi più belli d’Italia, criada em 2001 com o objetivo de valorizar e promover o patrimônio histórico, artístico e cultural dos pequenos centros italianos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Um burgo é uma pequena cidade italiana, geralmente fortificada e que remonta ao período da Idade Média ao Renascimento. Geralmente se ergue em torno de um castelo ou de um palácio nobre e geralmente é cercado por muralhas e torres defensivas.

Cison di Valmarino se enquadra neste conceito. É uma cidadezinha calma, com cerca de 2.500 habitantes, onde o tempo parece não passar. Essa atmosfera tranquila só muda com as festas locais, eventos enogastronômicos e de artesanato geralmente realizados durante o verão.

Fica a apenas 4km de Follina, no meio de um vale, e o prazer é percorrer as ruas e admirar as construções antigas, sem pressa. O Castelo de Brandolini, hoje chamado de Castelbrando, é um dos maiores da Europa e domina a cidade do alto de uma colina. Ao longo dos séculos passou por várias mãos e diversas transformações. Hoje funciona como um hotel/spa.

Castelbrando, em Cison di Valmarino, na Itália

O Castelo de Brandolini hoje chamado de Castelbrando.

Uma das fachadas da igreja de Santa Maria Assunta.

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Sede municipal em Cison di Valmarino.

 

Centro histórico

No centro histórico, a harmoniosa Piazza Roma se destaca, com vista para o Palazzo Barbi, uma vila veneziana que agora é a sede do município, e a Loggia, construída em meados do século XVII para abrigar a corte e hoje o teatro.

A igreja de Santa Maria Assunta é uma joia do século 18 com uma fachada dupla: a da entrada principal, a oeste, é adornada com três estátuas do século XIX, retratando fé, esperança e caridade; a do leste tem vista para a Piazza Roma e tem a estátua do padroeiro São João Batista no centro e nas laterais, dispostas em pares, Prudência e Justiça, Fortitude e Temperança.

As persianas das casas são quase todas vermelhas ou marrons. Esse tom é chamado de “vermelho Brandolini”.

Próximo a Cison há outras aldeias interessantes, como Tovena, uma vila rural de casas de pedra quase todas recuperadas, e Rolle, vilarejo cercado por colinas arborizadas e vinhedos. A Estrada do Prosecco, que inclui várias cidades e atrações, também é um passeio muito interessante pela região.

 

Veja mais fotos de Cison di Valmarino:

Foto: Divulgação

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Fotos: Amazonas e Mais.

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Cison di Valmarino, um dos burgos mais belos da Itália

Foto: Divulgação

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *