08/11/2019

Dois dias perfeitos entre as vinícolas do Napa Valley

O roteiro perfeito de dois dias no Napa Valley, região vinícola mais famosa dos Estados Unidos, está em cada um, após conhecer os meandros do vale onde Robert Mondavi e seus colegas enólogos reinam absolutos. Degustar bons vinhos, saborear deliciosos pratos da culinária de diversos países e, de quebra, se deslumbrar com paisagens formadas por vinhedos a perder de vista, cercados por montanhas, isso está ao alcance de todos.

Antes de começar, uma dica fundamental. A fiscalização do trânsito na região é bem flexível, os policiais atuam mais como guias turísticos que na repressão, mas não se deixe levar pelo clima. Exagerar na bebida e cometer algum deslize na direção submete o motorista às duras leis de trânsito dos EUA. Lá, como está fartamente demonstrado, ricos e pobres vão para a cadeia sem cerimônias. Beba nos restaurantes, portanto, dentro do limite e se quiser experimentar outra garrafa leve para o hotel, com a boa dupla queijo-presunto cru.

 

1º Dia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A viagem começa por San Francisco, onde você aluga um carro e encara pouco mais de uma hora de estrada até a região do Napa Valley. Como o check in dos hotéis é à tarde, siga direto para a vinícola mais indispensável: a Opus One, produtora do vinho com o mesmo nome, joint venture de Mondavi com ninguém menos que o barão Philippe de Rothschild. A garrafa da safra 2011 custa, na vinícola, US$ 245, mas você pode degustar o vinho em taça, por US$ 35. O garçom gente boa sempre serve mais de uma. A visita vale pela beleza da construção, que lembra um templo maia, e o passeio pelo maquinário construído sob medida na Itália para o consórcio. Para ter uma visão melhor dos vinhedos, suba ao terraço.

napa12

Vinhedos cercados por montanhas no Napa Valley. Fotos: Tereza Cidade/ Marcos Santos.

napa3

Vinícola Opus One, que produz um dos melhores vinhos dos Estados Unidos.

napa1

Vinhedos ao redor do prédio central da Opus One. Peça a um funcionário para lhe apontar os pés de pinot noir (ficam à esquerda de quem está de costas para o prédio). São uvas raras e muito delicadas

napa11

Beringer, a vinícolas mais antiga do Napa.

napa9

O interior da Beringer, um casarão neoclássico deslumbrante.

napa8

Área externa de um dos muitos prédios da Beringer.

Seguindo adiante na estrada, na cidade de St. Helena, não deixe de ir à Beringer, umas das vinícolas mais bonitas da região. Fundada em 1875, se denomina a mais antiga do Napa e a primeira a aceitar visitação.

Hora do almoço, hora de dirigir até a cidade de Yountville e de escolher entre as excelentes opções de restaurantes. Nesse primeiro dia, o restaurante Bottega cai muito bem. Faça reserva nos restaurantes para evitar contratempos, principalmente nos mais concorridos e no período de alta temporada.

Depois, para garantir uma boa digestão, é hora de caminhar por Yountville. Conheça o V Marketplace, que tem várias lojinhas atraentes. Se sobrar disposição, visite outras belas vinícolas próximas, como a Robert Mondavi ou a Chandon.

À noite, aproveite para ir ao Gatehouse Restaurant do Institute de Culinary of America, uma das maiores escolas de gastronomia dos EUA.

napa7

O Institute de Culinary of America ocupa uma bela construção.

napa3

Chateau Montelena, produtor do famoso Chadornay que desbancou os franceses.

 

2º Dia

Nesse dia, siga até o Chateau Montelena, produtor do Chadornay famoso que desbancou os franceses em uma prova cega, no dia 24 de maio de 1976. A vinícola tem um casarão antigo e um jardim japonês.

Depois, é hora de voltar à estrada e dirigir até o Castelo di Amorosa, uma reprodução das construções da região da Toscana, na Itália. O vinho Il Barone é o top da vinícola e, para sua avaliação, mais caro que o Opus One.

Mais à frente dê um pulo à cidade de Calistoga, pequenina mas atraente. Se você gosta de dirigir, aproveite e encare uma hora de estrada até a região de Sonoma, para visitar a Francis Ford Copolla Winery, do diretor de filmes famosos, como O Poderoso Chefão e Drácula. A estrada até lá é linda e a vinícola idem. Aqui vale parar para almoçar, tomar um drinque e ficar para o envolvente happy hour.

napa14

Castelo di Amorosa, reprodução das construções da Toscana.

napa16

Entrada do castelo com direito a ponte levadiça.

napa17

Salão para encontros enogastronômicos.

napa18

O Castelo di Amorosa reproduz construções medievais.

napa19

Pátio interno do Castelo di Amorosa.

napa20

Loja que vende diversos produtos e adega, onde são degustados os vinhos da vinícola, que só vende neste local.

napa15

Construções de pedra típica da toscana

napa50

Os vinhedos do Castelo di Amorosa.

Na volta ao hotel, se quiser comprar vinhos da região, o supermercado Sunshine, localizado na cidade de St. Helena, é considerado o point onde os vinhos do Napa têm o melhor preço. No local há bons rótulos, mais em conta que nas próprias vinícolas.

À noite, vale conhecer o restaurante do chef famoso Thomas Keller, o Bistrô Bouchon, em Yountville, ou outro dos diversos restaurantes espalhados pela cidade.

No dia seguinte, é hora de pegar a estrada de volta a San Francisco e guardar as lembranças dos belos momentos vívidos nesse mundo especial do vinho.

napa25

Cidade de Calistoga.

napa13

A simetria dos vinhedos, que pode ser apreciada ao longo da estrada.

napa27

A bela estrada que liga o Napa a Sonoma cruza belos cenários.

napa31

A Francis Ford Coppola Winery fica em Sonoma, outra região produtora de vinhos.

napa28

A vinícola guarda objetos usados em alguns filmes dirigidos por Coppola.

napa29

Restaurante da Francis Ford Coppola Winery.

napa30

Terraço da Coppola Winery, onde é possível degustar vinhos apreciando os vinhedos.

Vinhedos cercados por colinas.

napa4

No supermercado Sunshine é possível encontrar alguns dos melhores rótulos do Napa, com os melhores preços dos EUA.

 

Leia também:

Um delicioso passeio pelas vinícolas do Napa Valley, na Califórnia

San Francisco, a queridinha da Califórnia

 

Vinícolas:

Opus One – End: 1144 Oakville Cross Road
Oakville.

Beringer Vineyards
 – End: 2000 Main St, St Helena.

Castelo di Amorosa – End: 4045 North Saint Helena Highway, Calistoga.

Francis Ford Copolla Winery – 300 Via Archimedes, Geyserville, CA 95441

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com