06/08/2020

San Francisco, a queridinha da Califórnia

Golden Gate, em San Francisco

A Golden Gate, cartão postal de San Francisco.

Atualizada em 31/05/2018

Localizada na costa oeste dos Estados Unidos, San Francisco tem vários atrativos para satisfazer os turistas mais exigentes. A beleza de sua geografia é um deles, já que a cidade está situada na ponta de uma península que tem o oceano Pacífico a Oeste e a baía de San Francisco a leste. É cercada, para completar, por montanhas e estima-se que tenha 43 morros que dão uma inclinação inigualável às suas ruas. A cidade é cada vez mais visitada por brasileiros, apesar das cansativas 6 horas de voo de distância, a partir de Miami.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

O contraste entre o novo e o antigo também dá um charme especial à cidade, que é uma das mais visitadas dos Estados Unidos. Os cable car – os bondinhos elétricos criados em 1873 – continuam a desafiar as ruas inclinadas, criando um clima nostálgico que se estende às casas de arquitetura vitoriana. Por outro lado, há o alegre bairro do Castro, ponto de encontro da turma GBLT, os imponentes arranha-céus do Financial District, centro financeiro da cidade, e a movimentada Chinatown, a pioneira no mundo e uma das maiores dos EUA.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os cable car enfrentam as ruas inclinadas de San Francisco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Lombard Street já apareceu em vários filmes de Hollywood.

Por tudo isso, a cidade é imortalizada em várias músicas, como a romântica I Left My Heart In San Francisco, de Douglass Cross & George Cory, de 1954, e é cenário de vários filmes de Hollywood.

Cosmopolita, multicultural – quase 50% dos seus habitantes são imigrantes ou de ascendência estrangeira –, San Francisco ainda oferece boas opções de compras e de gastronomia.

De San Francisco é possível seguir para a região vinícola do Napa Valley e Vale do Sonoma e para a pequena cidade de Sausalito. Também é o ponto ideal para começar o percurso pela Highway 1, uma das mais belas estradas panorâmicas do mundo, que margeia o Pacífico até San Diego, quase fronteira com o México.

 

O que fazer na cidade

Golden Gate Bridge – Inaugurada em 1957 é o marco turístico de San Francisco, conhecido mundialmente. A ponte, com seis pistas para veículos e uma passagem para pedestres, é uma admirável obra de engenharia. Sua imensa estrutura suporta ventos de até 160km/h. 
A ponte também pode ser atravessada a pé ou de bicicleta (há faixas exclusivas para ambos).

Fisherman’s Wharf – É a área do porto da cidade, com dezenas de restaurantes e barraquinhas que vendem mariscos preparados na hora a preços baixos. A especialidade é o caranguejo do Pacífico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Joseph Strauss, o engenheiro responsável pela obra da ponte, é homenageada num dos inúmeros points views (pontos de visão), que fazem a delícia dos fotógrafos, profissionais ou amadores.

sanfrancisco35

Não faltam mirantes para admirar a beleza da famosa Golden Gate Bridge.

sanfrancisco33

Vários parques oferecem belas vistas da Golden Gate.

sanfrancisco

O Fisherman’s Wharf é a área portuária, com muitas opções de restaurantes especializados em frutos do mar e peixes, além de cenário obrigatório para fotos.

sanfrancisco7

O City Hall, um dos monumentos do Civic Center

sanfrancisco1

O Jardim Japonês é uma das atrações do Golden Gate Park.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Casa de chá no Jardim Japonês.

Embarcadero – Com 39 píers, é a área onde artistas de rua se apresentam. O píer 39 é um dos mais visitados pelos turistas. O local oncentra um grande número de lojas de souvenir, restaurantes e também abriga uma colônia de leões-marinhos. No 39 fica localizado o Aquarium of the Bay, para quem quer conhecer um pouco mais da vida marinha.

Casas vitorianas – As casas de estilo vitoriano, difundido no final do século 19 pelo Reino Unido, estão concentradas por Haight-Ashburry, Mission District, Potrero Hill, Eureka, Glen Park, Nob Hill e pela Van Ness Avenue. Até hoje essas residências abrigam famílias ricas da cidade. Na região da Alamo Square encontram-se as Painted Ladies, as seis casas vitorianas que sobreviveram a um incêndio que devastou a cidade, um dos pontos mais visitados e fotografados de São Francisco.

Presídio de Alcatraz – A ilha onde está localizado o Presídio de Alcatraz, a prisão que abrigou criminosos famosos como Al Capone, pode ser vista de vários pontos da cidade. Para visitar o local basta fazer a travessia de “ferryboat”, que parte do Pier 33, no Embarcadero. Há várias saídas durante o dia.

sanfrancisco36

A baía de San Francisco, com o Presídio de Alcatraz no centro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O presídio de Alcatraz, onde ficaram presos alguns dos mais perigosos criminosos dos EUA, é aberto à visitação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Golden Bridge vista do Presidio Park.

Civic Center – É o centro administrativo de San Francisco. Reúne monumentos importantes, como o War Memorian Opera House, City Hall, Symphony Hall e a principal biblioteca pública da cidade.

Ghirardelli Square – Próxima ao Fisherman’s Wharf. A praça abriga uma famosa fábrica de chocolate californiana, lojas e restaurantes.

Golden Gate Park – um dos maiores parques da cidade. Também abriga o Jardim Japonês, California Academy of Sciences e o The Young Museum.

Presidio Park
- Outro parque de São Francisco, onde fica o Palácio das Artes e o Exploratorium, museu que permite ao visitante interagir com as exposições.

Buena Vista Park
- No bairro Haight-Ashbury, próximo a Alamo Square, oferece belas panorâmicas da Golden Gate Bridge.

Coit Tower – Um torre de 65m de altura, com belos murais e um deque de observação. Fica no alto de Telegraph Hill.

Union Square – Fica no centro do principal bairro comercial da cidade. Aqui se concentram muitas lojas (Macys, Apple, Sephora), cinemas e o shopping Westfield. É ladeada por palmeiras.

Chinatown – É uma das maiores dos Estado Unidos e foi a primeira grande concentração de chineses a receber esse nome. A principal via turística é a Grant Avenue, com muitas lojas que vendem uma variedade de produtos, inclusive souvenirs mais baratos que em outros pontos da cidade. Na Stockton Street ficam os estabelecimentos que vendem frutas, verduras e peixes frescos, onde os locais fazem suas compras. O portal de Chinatown fica próximo da região da Union Square.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O píer 39 concentra um grande número de lojas e restaurantes

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Leões marinhos também frequentam o local, para tomar sol

sanfrancisco6

Chinatown tem um intenso comércio de produtos variados.

sanfrancisco38

Carros descendo a Lombard Street, rua mais sinuosa do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os cable car foram criados em 1873 e hoje têm três linhas em funcionamento.

Lombard Street – Conhecida como a rua mais sinuosa do mundo, já apareceu em vários filmes de Hollywood. É construída em um morro e tem um inclinação acentuada. No verão/ primavera a rua fica ainda mais bonita com seus jardins floridos.

Castro
- Famoso bairro LGBT de São Francisco, identificado por bandeiras com as cores do arco-íris, distribuídas por vários pontos.

Cable Car – Desde o final do século XIX, os cable car ou bondinhos transportam pessoas. Hoje, são considerados um marco histórico de San Francisco. Há três linhas – a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a California Street Line.

As cores do arco íris da bandeira LGBT estão até nas faixas de pedestres no Castro, reduto da comunidade.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *