22/09/2021

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

Paraty e a beleza da sua arquitetura colonial. Foto: Rogerio Casimiro/MTur

Paraty, no estado do Rio de Janeiro, é um daqueles cantinhos do Brasil únicos. Consegue unir turismo histórico, com a riqueza do seu conjunto arquitetônico e ruas de pedra, à beleza de suas paisagens naturais. Se não bastasse, também tem um intenso movimento cultural, com a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e a Paraty em Foco, que reúne fotógrafos de todo o país.

Fundada em 1667, em torna da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira, a cidade teve grande importância econômica por seus engenhos de cana de açúcar e por sua  aguardente de qualidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

No século XVIII tornou-se um importante porto para o escoamento da produção de ouro e pedras preciosas de Minas Gerais para Portugal. Depois, quando o entreposto foi transferido para o Rio de Janeiro, a cidade entrou em declínio econômico.

Somente com a abertura da estrada Paraty-Cunha e após a construção da rodovia Rio-Santos, na década de 1970, a cidade passou a ser um polo turístico, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Hoje, oferece pousadas charmosas e gastronomia de qualidade.

Belezas naturais

A cidade é cercada por belezas naturais. No seu entorno está localizado o  Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e o Parque Estadual da Serra do Mar.

As praias e ilhas mais procuradas de Paraty são as que fazem parte das rotas de passeios de escuna. São cerca de 60 praias, algumas com acesso por carro e muitas somente por barco. Cerca de 65 ilhas compõem o cenário idílico. Na lista das mais procuradas estão a  Praia da Lula, Praia Vermelha, Praia da Conceição, Praia da Akita, Praia do Engenho, Praia de Jurumirim, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Saco da Velha, Ilha do Algodão, Saco do Mamanguá, Ilha Duas Irmãs, Ilha Rasa e Ilha da Sapeca. Já os roteiros de lancha, que vão até regiões mais distantes, costumam ir à Praia do Engenho, Saco da Velha, Paraty Mirim, Ilha dos Cocos, Praia Grande da Cajaíba, Ilha da Pescaria e Praia do Jurumirim.

Casa da Cultura. Foto: Rogerio Casimiro/MTur

Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Fotos: Amazonas e mais

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

O casario colonial com fachadas pintadas de branco com detalhes coloridos.

As ruas com calçamento de pedras, conhecido por “pé- de-moleque”.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Centro histórico

Percorrer o centro histórico de Paraty é uma volta ao passado, já que a arquitetura dos séculos XVII e XVIII encontra- se muito bem preservada. Os carros são proibidos de circular nessa área. As ruas do interior deste quadrilátero possuem o calçamento de pedras, conhecido por “pé- de-moleque”, do período colonial. A cidade foi construída ao nível do mar. Desta forma, a água invade as ruas nos dias de maré cheia rendendo belas fotos.

A maçonaria deixou sua marca na cidade. O centro histórico tem as ruas traçadas da nascente para o poente e do norte para o sul. Casarões e igrejas trazem misteriosos símbolos maçônicos nos cantos das paredes.

As casinhas brancas com toques coloridos, hoje transformadas em pousadas, lojinhas de artesanato e restaurantes, encantam os visitantes. A forte influência religiosa se revela nas quatro igrejas do seu centro histórico: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Rosário e Santa Rita.

A cidade foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan e declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Vila de Trindade

Localizada a 30 km do trevo de Paraty, Trindade é uma vila caiçara de pescadores situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Tem belíssimas praias, trilhas e cachoeiras que atraem turistas do Brasil e do mundo. Apesar de manter seu estilo rústico, a vila de Trindade oferece muitas opções de hospedagem, compras e gastronomia.

Entre as belas praias está a Praia Brava, a praia do Cepilho, Praia de Fora, Praia dos Ranchos, Praia do Meio, Praia do Cachadaço.

A entrada para Trindade está localizada no Km 589 da Rodovia Rio-Santos.

Do trevo de Paraty até o trevo do Patrimônio, onde se inicia a estrada que leva a Trindade, a distância é de 16 km. A estrada está asfaltada, mas atravessa o morro Deus-me-livre, assim chamado pois antigamente era muito difícil atravessá-lo em dias de chuva. A estrada é sinuosa e rodeada de verde.

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

Fotos: Amazonas e mais.

Como chegar:

Paraty está localizada praticamente no meio do caminho entre as capitais Rio de Janeiro (240 km) e São Paulo (270 km). Sem aeroporto, o acesso mais comum é por via terrestre. Para quem sai do Rio de Janeiro, a melhor rota é pela BR-101 (Rio – Santos), que vai pelo litoral e a vista é maravilhosa. Saindo de São Paulo, uma boa opção é a BR-116, até Guaratinguetá. Uma combinação Paraty- Angra dos Reis também é uma boa pedida. A distância entre as duas cidades é de 100 km.

Veja mais fotos de Paraty:

Fotos: Amazonas e Mais

 

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

Paraty e Vila de Trindade, riqueza histórica e belezas naturais

 

Leia também:

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com