Roteiro de carro por praias do Brasil: Maragogi, Carneiros e Porto de Galinhas

Praia da Carneiros e a Igreja de São Benedito

Praia da Carneiros e a Igreja de São Benedito. Foto: Divulgação

Esse roteiro de carro é perfeito para quem gosta de praia e quer explorar as belezas do litoral nordestino. Começa em Recife (PE) e passa por três das mais belas praias brasileiras: Porto de Galinhas e Carneiros, em Pernambuco, e Maragogi, em Alagoas.

Três dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos de Recife. A capital pernambucana, conhecida como a ‘Veneza brasileira”, é cortada por canais e tem um casario antigo que dá um charme especial à cidade.

 

Maragogi

Depois de mergulhar na história e cultura de Recife é hora de colocar o pé na estrada. A primeira parada é Maragogi, que fica a 130km de Recife e 125km de Maceió. É uma cidade pacata, com praias paradisíacas de águas esverdeadas e quase desertas.

São 22km de litoral, mas sua fama deve-se aos arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas. Na maré baixa formam belas piscinas naturais, que podem ser visitadas em três áreas: Galés, cerca de 6 quilômetros do litoral, Taocas e Barra Grande ao norte. É só pegar um dos passeios de barco oferecidos na cidade, feitos em catamarã ou lanchas e que duram cerca de 2h30. Usando snorkel e máscara de mergulho é impossível não se maravilhar ao contemplar os corais e peixinhos coloridos.

Com pouca vida noturna, Maragogi é para quem quer curtir praia e descansar. A cidade também pode ser conhecida em uma bate-volta de Recife ou Maceió (dizem que a estrada está em piores condições).

Um jeito legal de conhecer as praias próximas é contratar o passeio de buggy (R$ 150 em 07/2018), que leva a cinco praias: Camacho, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue.  Na maré baixa, a de Barra Grande forma um banco de areia que leva mar adentro. Antunes é uma das praias mais bonitas, lembrando as caribenhas pela cor da água.

Quase todas as praias são bem tranquilas, com pouca infraestrutura. Geralmente, só um bar/restaurante.

A Praia de Burgalhau tem pouca infraestrutura, então é melhor levar sua cadeira e guarda-sol. Fotos: Marcela Cidade

Praia de Camurim Grande

Praia do Camacho, mais frequentada por moradores e pescadores.

A praia da Barra Grande tem águas calmas, ideais para famílias com crianças.

Praia de Antunes também é tranquila e com mar calmo.

A Ponta de Mangue é uma das praias mais famosas de Maragogi, com águas claras e mornas.

A praia de Xaréu é conhecida pela ‘lagoa’ que se forma com a maré baixa.

 

Carneiros

A praia de Carneiros, em Tamandaré, é considerada uma das mais belas do litoral pernambucano. Fica no meio da viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, a 113km de Recife, e vale muito ficar pelo menos um dia na praia, hoje muito procurada para casamentos e lua de mel. Apesar de toda a fama, ainda mantém seu ar rústico e tranquilo.

Tem águas mornas, areias brancas e coqueiros que se espalham por toda sua extensão. A Igreja de São Benedito, construída no século 18, é o cartão postal do lugar. O jeito de chegar lá é indo pela praia, já que a construção fica em uma área particular, no sítio Boa Esperança.

O local conta com bares badalados como o Bora Bora e o Beijupirá e muitos hotéis em frente à praia.

Os coqueiros se espalham pela praia de Carneiros. Foto: Brunno Cidade

A tranquila praia de Carneiros. Foto: Marcela Cidade

 

Porto de Galinhas

Essa está sempre nas listas das mais belas praias brasileiras. Era uma antiga vila de pescadores que ganhou fama por suas piscinas naturais e que hoje se transformou num grande polo turístico.

É muito badalada no verão e a praia da vila tem 4km de extensão de areias brancas e águas mornas e transparentes. Os passeios de jangadas demoram cerca de 15 minutos para chegar às piscinas naturais.

A região toda tem cerca de 12km de praias, algumas cercadas por arrecifes que formam belas piscinas naturais. Um passeio bem legal é o de buggy para conhecer as praias.

Uma das mais paradisíacas é Muro Alto, com águas calmas, de onde saem passeios de jangadas que levam às piscinas naturais. Aqui é onde ficam a maioria dos grandes hotéis.

Entre outras praias famosas, há Maracaípe, muito procurada pelos surfistas; Camboa, cercada de coqueirais e pouco frequentada, de águas mornas e calmas; e Serrabim, também bem tranquila.

As piscinas naturais que fizeram a fama de Porto de Galinhas. Foto: Divulgação

Praia do Cupe tem ondas fortes e visual bonito.

A praia do Muro Alto tem águas calmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *