22/09/2020

Roteiro de carro por praias do Brasil: Maragogi, Carneiros e Porto de Galinhas

Praia da Carneiros e a Igreja de São Benedito

Praia da Carneiros e a Igreja de São Benedito. Foto: Divulgação

Esse roteiro de carro é perfeito para quem gosta de praia e quer explorar as belezas do litoral nordestino. Começa em Recife (PE) e passa por três das mais belas praias brasileiras: Porto de Galinhas e Carneiros, em Pernambuco, e Maragogi, em Alagoas.

Três dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos de Recife. A capital pernambucana, conhecida como a ‘Veneza brasileira”, é cortada por canais e tem um casario antigo que dá um charme especial à cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

 

Maragogi

Depois de mergulhar na história e cultura de Recife é hora de colocar o pé na estrada. A primeira parada é Maragogi, que fica a 130km de Recife e 125km de Maceió. É uma cidade pacata, com praias paradisíacas de águas esverdeadas e quase desertas.

São 22km de litoral, mas sua fama deve-se aos arrecifes de coral com flora e fauna riquíssimas. Na maré baixa formam belas piscinas naturais, que podem ser visitadas em três áreas: Galés, cerca de 6 quilômetros do litoral, Taocas e Barra Grande ao norte. É só pegar um dos passeios de barco oferecidos na cidade, feitos em catamarã ou lanchas e que duram cerca de 2h30. Usando snorkel e máscara de mergulho é impossível não se maravilhar ao contemplar os corais e peixinhos coloridos.

Com pouca vida noturna, Maragogi é para quem quer curtir praia e descansar. A cidade também pode ser conhecida em uma bate-volta de Recife ou Maceió (dizem que a estrada está em piores condições).

Um jeito legal de conhecer as praias próximas é contratar o passeio de buggy (R$ 150 em 07/2018), que leva a cinco praias: Camacho, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue.  Na maré baixa, a de Barra Grande forma um banco de areia que leva mar adentro. Antunes é uma das praias mais bonitas, lembrando as caribenhas pela cor da água.

Quase todas as praias são bem tranquilas, com pouca infraestrutura. Geralmente, só um bar/restaurante.

A Praia de Burgalhau tem pouca infraestrutura, então é melhor levar sua cadeira e guarda-sol. Fotos: Marcela Cidade

Praia de Camurim Grande

Praia do Camacho, mais frequentada por moradores e pescadores.

A praia da Barra Grande tem águas calmas, ideais para famílias com crianças.

Praia de Antunes também é tranquila e com mar calmo.

A Ponta de Mangue é uma das praias mais famosas de Maragogi, com águas claras e mornas.

A praia de Xaréu é conhecida pela ‘lagoa’ que se forma com a maré baixa.

 

Carneiros

A praia de Carneiros, em Tamandaré, é considerada uma das mais belas do litoral pernambucano. Fica no meio da viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, a 113km de Recife, e vale muito ficar pelo menos um dia na praia, hoje muito procurada para casamentos e lua de mel. Apesar de toda a fama, ainda mantém seu ar rústico e tranquilo.

Tem águas mornas, areias brancas e coqueiros que se espalham por toda sua extensão. A Igreja de São Benedito, construída no século 18, é o cartão postal do lugar. O jeito de chegar lá é indo pela praia, já que a construção fica em uma área particular, no sítio Boa Esperança.

O local conta com bares badalados como o Bora Bora e o Beijupirá e muitos hotéis em frente à praia.

Os coqueiros se espalham pela praia de Carneiros. Foto: Brunno Cidade

A tranquila praia de Carneiros. Foto: Marcela Cidade

 

Porto de Galinhas

Essa está sempre nas listas das mais belas praias brasileiras. Era uma antiga vila de pescadores que ganhou fama por suas piscinas naturais e que hoje se transformou num grande polo turístico.

É muito badalada no verão e a praia da vila tem 4km de extensão de areias brancas e águas mornas e transparentes. Os passeios de jangadas demoram cerca de 15 minutos para chegar às piscinas naturais.

A região toda tem cerca de 12km de praias, algumas cercadas por arrecifes que formam belas piscinas naturais. Um passeio bem legal é o de buggy para conhecer as praias.

Uma das mais paradisíacas é Muro Alto, com águas calmas, de onde saem passeios de jangadas que levam às piscinas naturais. Aqui é onde ficam a maioria dos grandes hotéis.

Entre outras praias famosas, há Maracaípe, muito procurada pelos surfistas; Camboa, cercada de coqueirais e pouco frequentada, de águas mornas e calmas; e Serrabim, também bem tranquila.

As piscinas naturais que fizeram a fama de Porto de Galinhas. Foto: Divulgação

Praia do Cupe tem ondas fortes e visual bonito.

A praia do Muro Alto tem águas calmas.

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

3 thoughts on “Roteiro de carro por praias do Brasil: Maragogi, Carneiros e Porto de Galinhas”

  1. Fátima Nascimento disse:

    Quem conhece o nordeste não o esquece jamais.
    Tem lindas praias , as quais muitas foram alteradas pela ganância do progresso a sua beleza natural. Por exemplo ,Porto de galinha para quem conheceu a alguns anos , perdeu muito a sua beleza natural para o progresso.

  2. Lucemir Weil Corrêa disse:

    Quero o contato da pessoa que faz esse roteiro.

    RESPOSTA
    Oi, Lucemir. Esse roteiro foi montado por nós, do blog. Não teve participação de nenhuma agência de viagem.

  3. Parabéns, pelas escolhas! Sempre excelentes sugestões. Estive na Praia dos Carneiros, já visitei várias outras, mas nenhuma se compara ao que vi lá. É muito linda! Vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *