09/04/2021

Penedo: conheça as atrações da única colônia finlandesa do país

Penedo: conheça as atrações da única colônia finlandesa do país

Penedo é a única colônia finlandesa do país. Tem um charmoso centrinho, com destaque para a Pequena Finlândia (foto), e é cercado por atrativos naturais. Fotos: Amazonas e mais

Penedo está localizado no município de Itatiaia, incrustado na Mata Atlântica, no sul do estado do Rio de Janeiro e perto da divisa com São Paulo. Única colônia finlandesa do país, é um bairro afastado de Itatiaia, cercado por belezas naturais e que aposta no turismo como sua principal fonte de renda.

O centro é pequeno e charmoso, com destaque para a Pequena Finlândia, um shopping temático que reproduz uma típica colônia finlandesa. São várias casinhas coloridas que abrigam lojas de chocolates, sorveterias e souvenires. É nela que fica a Casa de Verão do Papai Noel, que atrai principalmente as crianças, onde além do ilustre morador tem um trenó centenário trazido da Lapônia. Para visitá-la é preciso comprar ingresso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A história da colonização finlandesa é resgatada no Museu Eva Hilden, onde há um acervo com mais de mil itens que contam a trajetória dos primeiros moradores do distrito e informações sobre as antigas tradições finlandesas e também da Finlândia moderna.

Além do seu centrinho charmoso, Penedo é cercado por uma natureza exuberante com muitas atrações naturais, como o Pico do Penedinho, acessado por uma trilha de cerca de 30 minutos, que oferece uma panorâmica de Penedo, Itatiaia e Resende.

Você também pode explorar as várias cachoeiras formadas pelo ribeirão das Pedras – Três Bacias, Cachoeira de Deus e Três Cachoeiras – ou piscinas naturais como o Poço das Esmeraldas, todos com águas cristalinas e cercados por belos cenários.

Quem gosta de aventura vai poder curtir o Parque Nacional de Itatiaia, que fica a apenas meia hora de carro de Penedo. Foi o primeiro parque nacional do Brasil, inaugurado por Getúlio Vargas em 1937. São várias atrações como trilhas, poços e cachoeiras, como a belíssima Véu da Noiva. Nele fica o pico das Agulhas Negras, ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e sexto mais alto do Brasil.

A 14km também fica a Serrinha do Alambari, um paraíso verde entre Penedo e Visconde de Mauá, com trilhas e cachoeiras.

O trenó centenário do Papai Noel.

Penedo: conheça as atrações da única colônia finlandesa do país

Árvore de Natal e a Casa do Papai Noel.

Muitas cachoeiras e poços de águas cristalinas são os atrativos naturais próximos a Penedo.

Polo gastronômico

Para completar, outro atrativo de Penedo é seu polo gastronômico, com destaque para a truta da Mantiqueira e o cardápio de guloseimas finlandesas. No centro você encontra uma variedade de restaurantes

Você também pode abastecer as sacolas com chocolates e experimentar as cervejas artesanais.

 

Como chegar

Para explorar bem a região o carro é a melhor opção. Penedo está a 170 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, em trajeto que pode ser percorrido em pouco mais de duas horas de viagem, e a 279km de São Paulo.

 

Veja mais fotos de Penedo:

Penedo: conheça as atrações da única colônia finlandesa do país

Penedo: conheça as atrações da única colônia finlandesa do país

Penedo: conheça as atrações da única colônia finlandesa do país

 

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *