25/05/2024

Alagoas: roteiro de carro pelas belas praias da Costa dos Corais

Alagoas: roteiro de carro pelas belas praias da Costa dos Corais

Na Costa dos Corais, a Praia de Paripueira. Foto: Amazonas e mais.

A Costa dos Corais é uma Área de Proteção Ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), entre Maceió, no norte de Alagoas, e Tamandaré, no sul de Pernambuco. É a segunda maior barreira de corais do mundo, só fica atrás da barreira de corais da Austrália.

Esse percurso se destaca pelo mar azul turquesa de águas mornas, praias de areias finas, piscinas naturais, rica diversidade da vida marinha e vastos coqueirais. Ao longo do caminho, você vai encontrar pequenos vilarejos, charmosas pousadas e bons restaurantes.

Você pode fazer um roteiro combinando os dois estados ou então percorrer apenas as praias de Alagoas, um percurso de 130km, passando pela Rota Ecológica de Milagres. De Maragogi a Recife são outros 130km.

Saindo de Maceió você deve pegar a AL 101 Norte. Mais ou menos 15 km depois de Barra de Santo Antônio, você vai avistar, à sua direita, uma usina. Ali você pega o sentido Passo de Camaragibe, seguindo pela AL 465.

Conhecendo as praias da Costa dos Corais em Alagoas

Paripueira fica a 36 km do centro de Maceió e seu nome significa “águas mansas”. A vila começou a partir de uma colônia de pescadores e acabou se tornando um local de veraneio para os moradores de Maceió. Com uma população de cerca de 10 mil habitantes, tem belas praias com muitas piscinas naturais. É o local onde foi criado o primeiro Parque Municipal de Preservação do Peixe-Boi na América Latina.

Outro destaque da Costa dos Corais é Barra de Santo Antônio, a 45km de Maceió. Localizado às margens do rio Santo Antônio, o município tem prédios históricos de arquitetura holandesa e praias deliciosas, como Tabuba, Carro Quebrado e Ilha da Croa.

A 89km de Maceió, Passo de Camaragibe é a cidade natal de Aurélio Buarque de Holanda. O município se desenvolveu a margem do rio Camaragibe, que era ponto de apoio para os navios holandeses entre Pernambuco e Alagoas na época da invasão holandesa. Com uma população de cerca de 14 mil pessoas, o município oferece muitos hotéis-fazenda, já que o cultivo de coco e cana de açúcar estão entre as principais atividades econômicas. Há muitos rios, lagoas e manguezais e as praias de Barra de Camaragibe, Marceneiro e dos Morros estão entre as mais belas do estado.

Alagoas: roteiro de carro pelas belas praias da Costa dos Corais

Mapa das Costa dos Corais. Foto: Reprodução

O próximo destino é São Miguel dos Milagres, um pequeno vilarejo distante 93km de Maceió. Conta a lenda que um pescador muito doente se curou após encontrar uma imagem de São Miguel numa praia, daí a origem do nome da cidade. Hoje, o município reúne pousadas charmosas e se destaca como reduto gastronômico. As Praias do Toque, Porto da Rua e São Miguel dos Milagres e o rio Tatuamunha, habitat do peixe-boi, são os atrativos do município.

O município de Porto Calvo é a freguesia mais antiga do estado, pois já existia no século XVI. Porto Calvo fica a 96km de Maceió e está a 35 metros acima do nível do mar. Tem filhos ilustres, como Zumbi e Domingues Fernandes Calabar, que se tornou o caso mais famoso de deserção da história do país. Figura muito discutida por historiadores, com duas correntes antagônicas, uns o consideram herói e outros traidor da pátria por ter se aliado aos holandeses. A origem do nome do município vem de uma lenda na qual um velho calvo, que morava às margens do rio, construiu um porto, conhecido como o “Porto do Calvo”.

Alagoas: roteiro de carro pelas belas praias da Costa dos Corais

São Miguel dos Milagres. Foto: Amazonas e mais.

Porto de Pedras. Foto: Amazonas e mais.

A 128 km de Maceió, Porto de Pedras fica entre o mar e uma encosta de pedras, o que deu origem ao nome do município em 1921. Local calmo, perfeito para apreciar as belezas das praias de Tatuamunha e do Patacho. É aqui que é feita a travessia de balsa pelo Rio Manguaba para o município de Japaratinga.

Até 1960, Japaratinga pertencia a Maragogi. Sua origem é uma colônia de pescadores e o crescimento do povoado começou com o ciclo do coco, no século 19. Fica a 121km de Maceió e hoje oferece uma boa infraestrutura para desfrutar das suas belas praias, com hotéis e pousadas de charme e bons restaurantes. As praias mais procuradas são a Barreira do Boqueirão, Japaratinga e Bitigui.

Maragogi ficou famosa por suas piscinas naturais e é um dos destinos mais procurados de Alagoas. Fica a 131km de Maceió. O município já conta com uma boa infraestrutura turística, com muitos hotéis e pousadas, restaurantes, centros de artesanato. Tem praias de águas cristalinas como Peroba, Burgalhau, Barra Grande e Antunes, sempre muito movimentadas.

Alagoas: roteiro de carro pelas belas praias da Costa dos Corais

Praia de Japaratinga. Foto: Amazonas e mais.

Praia de Antunes. Foto: Amazonas e Mais.

Praia de Peroba. Foto: Amazonas e Mais

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

1 thoughts on “Alagoas: roteiro de carro pelas belas praias da Costa dos Corais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *