17/07/2024

Road trip: roteiro de 15 dias do Norte ao Sul de Portugal

serra_estrela

Estradinha com os tons outonais na Serra da Estrela. Foto: Tereza Cidade

Portugal tem muito a oferecer em um viagem de carro pelo país. Pra começar, vai se surpreender com as excelentes estradas portuguesas. Depois, vai descobrir cidades históricas, belas paisagens e monumentos impressionantes.

Lisboa, Coimbra e Porto são as maiores cidades portuguesas e as mais visitadas pelos brasileiros. Mas são em pequenas vilas como Óbidos, Monsaraz, Évora, Belmonte e Sortelha que a viagem ao passado é mais completa. Além disso, há também belas surpresas, como as paisagens deslumbrantes da região do Douro e da Serra da Estrela, os vastos campos do Alentejo e as praias do Algarve.

Roteiro

Pode parecer muito, mas você vai ver que Portugal oferece atrações e diferenças regionais que preenchem muito bem 15 dias no país. O roteiro que sugerimos passa por algumas cidades emblemáticas, como Lisboa, Coimbra e Porto. A média diária na estrada, entre as cidades que são ponto de parada, é de 2 a 3 horas/dia.

A viagem começa em Lisboa. Na capital lusitana você fica três dias, utilizando os transportes públicos. Depois, pegue o carro na locadora (sugerimos usar GPS para tornar sua viagem mais tranquila) e siga para Coimbra, com pit-stop no meio do caminho na bela cidade de Óbidos ou no Santuário de Fátima. Fique em Coimbra pelo menos dois dias.

lisboa2

Padrão do Descobrimento, em Lisboa. Foto: Tereza Cidade.

coimbra5

Faculdade de Direito, em Coimbra. Foto: Tereza Cidade

douro

Vinhedos do Douro no outono. Foto: Tereza Cidade

porto13

Porto é uma das cidades portuguesas mais visitadas pelos brasileiros. Foto: Tereza Cidade

Depois é hora de seguir para o Porto, no Norte do país. No meio do caminho pare em Aveiro, conhecida como a Veneza de Portugal, e dê um passeio de barco pelos canais da cidade. Fique dois dias inteiros no Porto. No terceiro dia vá para o Douro, se hospede por dois dias em uma das quintas da região e aproveite para conhecer as pequenas cidades próximas, como Lamego e Amarante, e curtir os vinhedos e a estrada cenográfica que corre ao lado do Douro.

De volta à estrada, dirija até a cidade de Manteigas, na Serra da Estrela. No meio do caminho, pare em Trancoso para almoçar e conhecer essa pequena cidade. Na Serra da Estrela passe pelo menos dois dias e aproveite para conhecer Belmonte e Sortelha.

O próximo destino é Évora, no Alentejo, onde fique uns dois dias. Se estiver no verão, você pode trocar Évora pelo Algarve para aproveitar as praias.

Resumão: Lisboa (3 dias) – Coimbra (2 dias) – Porto/Douro (4 dias) – Serra da Estrela (2 dias) – Évora ou Algarve (2/3 dias). Deixe dois dias de reserva para os percursos na estrada.

Distâncias – Consulte o guia rodoviário Via Michelin para calcular as distâncias entre as cidades.

evora

Évora, cidade alentejana. Foto: Tereza Cidade

 

Economia

Para gastar pouco na viagem a Portugal, fugindo dos pacotes turísticos e fazendo um roteiro personalizado, o ideal é comprar a passagem com pelo menos seis meses de antecedência e, se possível, fugir da alta temporada (jul-ago). A primavera (abril/maio) e o outono (set/out) são bons períodos para a viagem. De novembro a fevereiro o clima é mais frio e chuvoso (pode nevar em algumas regiões), mas os hotéis estão mais baratos.

Uma forma de obter boas ofertas de hotéis e escolher aquele que melhor se adapta ao seu orçamento é através de sites como o booking.com e o hoteis.com, que trazem fotos, comentários e os serviços oferecidos. O hoteis.com permite o parcelamento de hotéis (nem todos oferecem essa possibilidade) em até 12 vezes no cartão, em reais.

Uma dica para não entrar em uma roubada é escolher hotéis bem avaliados pelos hóspedes e localizados próximos aos centros históricos da cidade – você vai economizar tempo e dinheiro. Observe sempre a política de reservas do hotel, já que há ofertas de diárias mais baratas, mas sem a opção de cancelamento, ou seja, se precisar alterar datas da hospedagem ou cancelá-la, você perderá o valor pago. O TripAdvisor faz comparativos de preços de hotéis em diversos sites e também mostra a avaliação dos hóspedes.

Outra dica de economia é no aluguel do carro. É possível garimpar boas ofertas em sites como o rentalcars.com, que reúne diversas locadoras de veículos. A Europcar, Hertz e Avis são redes grandes na Europa. Para verificar detalhes do percurso, distância entre cidades e custo de combustível consulte o site www.viamichelin.com.

Gastos

Portugal é um país relativamente barato se comparado aos outros países europeus. Aqui vão algumas dicas de preços para ajudar na elaboração do custo da viagem:

1 – Táxi em Portugal não é caro. Para se ter uma ideia, o percurso aeroporto-Centro sai, em média, 10 a 15 euros, bem mais em conta que uma viagem de táxi do aeroporto de Manaus.

2 – Se o orçamento está apertado, é possível ficar em hostels ou albergues com diárias que chegam a menos de 20 euros por pessoa. O inconveniente é que quartos e banheiros são compartilhados. Há também quartos para casal, mas o preço, nesse caso, é um pouco mais alto.

3 – Muitos restaurantes oferecem menus do dia (entrada, prato principal, sobremesa e mais uma taça de vinho da casa) por cerca de 10 euros.

4 – Você também pode economizar adquirindo itens de alimentação nas redes de supermercado, bem mais em conta.

5 – As entradas para os monumentos e atrações das cidades são cobradas, portanto, você precisa reservar dinheiro para isso. A média de preço varia entre 3 a 10 euros.

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *