23/01/2025

Évora, um passeio por quase dois mil anos de história

Todas as épocas da história estão documentadas nos monumentos que compõem o conjunto arquitetônico e artístico de Évora, capital do Alto Alentejo. Não foi à toa, portanto, que a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1986.

Em pouco mais de duas horas de caminhada, você visita quase dois mil anos de história, com registros do domínio romano, visigodo e mouro e expressões dos estilos manuelino, barroco, gótico e neoclássico. A área é também rica em sítios arqueológicos, incluindo o sítio megalítico Almendres, considerado um dos monumentos conhecidos mais antigos da humanidade.

Praça do Giraldo em Évora

Praça do Giraldo, área central da cidade.

Templo Romano em Évora

Templo romano de Diana.

Apesar da mistura de estilos, a cidade manteve sua identidade lusitana, já que na Idade Média e no século XVI foi um importante centro cultural e artístico do reino português. O labirinto de ruelas medievais é cercado pelo casario de paredes caiadas e muitas ruas têm nomes curiosos, como a Travessa do Pão Bolorento, Rua da Cozinha de Sua Alteza, Travessa do Mal Barbado e a Rua do Imaginário.

A maior parte das atrações está concentrada na Cidade Velha, cercada por muralhas medievais. O monumento mais famoso da cidade é a Capela dos Ossos, na Igreja de São Francisco, construída com os esqueletos de mais de cinco mil monges que viveram ali no século 17.

Évora está a 135 quilômetros de Lisboa, em pleno coração do Alentejo, região de belas planícies pontuadas por vinhedos, oliveiras e sobreiros, que produz vinhos de alta qualidade. O Alentejo ainda não tem uma grande estrutura em torno do enoturismo, mas muitas vinícolas podem ser visitadas. Mais vinícolas e detalhes sobre agendamento podem ser obtidos no site vinhosdoalentejo.pt.

A cidade concentra também alguns dos melhores restaurantes do Alentejo e é uma ótima base para conhecer outras cidades da região.

evora15

Évora é uma boa base para visitar as vinícolas do Alentejo.

Cartuxa em Évora

Localizada nos arredores de Évora, a Cartuxa produz o famoso vinho Pêra Manca.

 

O que visitar em Évora:

Praça de Giraldo

Praça central da cidade, com arcadas, fonte, a Igreja de Santo Antão, lojas e restaurantes. Um local de encontro de turistas e moradores.

Largo de São Francisco

Onde fica a Igreja de São Francisco, o claustro gótico, a famosa Capela dos Ossos, e o Mercado Municipal.

evora7

Jardim Público.

evora1

O Museu de Évora reúne 20 mil peças entre pinturas, esculturas e artes decorativas dos séculos 15 ao 19, além de achados arqueológicos da pré-história.

Catedral de Évora

Catedral de Évora, construção românica-gótica.

Jardim Público

O Jardim Público foi construído entre 1863 e 1867 e projetado pelo arquiteto-cenógrafo italiano José Cinatti. Destaque para o Palácio D. Manuel, o coreto e as ruínas ‘fingidas’. Ocupa uma área de 3,3 hectares.

Largo Conde Vila Flor

No lugar ficam as ruínas do templo romano de Diana, o Museu de Évora, a Biblioteca Pública, a Igreja e o Convento dos Lóios.

Catedral de Évora

Construção românica-gótica. No portal, observe as esculturas de Apóstolos, do século XIV.

evora10

Igreja de São Francisco.

Capela dos Ossos, atração de Évora

Capela dos Ossos. Iluminação cria um ambiente ainda mais sinistro.

Capela dos Ossos, atração de Évora

Crânios e ossos de 5 mil monges nas paredes e vigas da Capela.

evora3

Frase na entrada da capela lembra a transitoriedade da vida.

evora6

Detalhe de uma coluna.

 

Como chegar:

De carro: A partir de Lisboa são 135 quilômetros e o percurso até Évora leva pouco mais de uma hora, seguindo as autoestradas A-2 e A-6. Do Porto são 370 quilômetros.

De ônibus: A viagem dura cerca de 3 horas. Consulte  www.rede-expressos.pt

De trem: Sai da estação Santa Apolónia, em Lisboa. Consulte www.cp.pt.

 

Onde ficar:

Pousada dos Lóios

Faz parte do grupo Pousadas de Portugal e ocupa um antigo convento, em frente às ruínas do Templo de Diana.

Albergaria do Calvário

Hotel charmoso e bem localizado, situado em um moinho de azeite de oliva do século 16, no começo da rua principal.

Ibis Hotel

Fica fora das muralhas, mas tem uma boa localização.

Convento do Espinheiro

Fica a 2km das muralhas de Évora.

 

Onde comer em Évora

A carne de porco à alentejana, marinada no vinho e servida com amêijoas – um tipo de marisco -, é deliciosa e surpreendente. O porco alentejano é o mesmo pata negra espanhol, embora não tenha a mesma fama internacional. As deliciosas sopas, chamadas de açordas, também são um prato típico do Alentejo, assim como os pratos à base de caça e de carneiro. Ou seja, não faltam bons motivos gastronômicos para visitar o Alentejo.

Restaurante Fialho

Visitado por muitas celebridades e figuras políticas – entre as quais o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto,  o restaurante já é quase uma instituição nacional. Criado há mais de 50 anos, a comida é baseada em pratos regionais, principalmente caça. Ao sentar à mesa, o cliente já encontra vários tipos de entradas deliciosas, que ele não é obrigado a aceitar. Deve-se fazer reserva.

 

End: Travessa dos Mascarenhas, 16

Tel: 266 703 079

Entradinhas do Restaurante Fialho. Foto: Divulgação

 

Tasquinha do Oliveira

O restaurante é pequenino, mas a regra é comer bem. Dona Carolina cuida da cozinha enquanto seu Manuel Oliveira serve os clientes. No cardápio o destaque é para a cozinha regional. Não deixe de saborear as pataniscas de bacalhau, de comer de joelhos. Precisa fazer reserva.

End: Rua Cândido dos Reis, 45, Évora

Tel: 266 744 841

As delícias da Tasquinha do Oliveira, tradicional restaurante alentejano. Foto: Amazonas e Mais

 

Botequim da Mouraria

O restaurante é pequeno e informal. Você é servido no balcão pelo dono do estabelecimento, o sr. Domingos, que serve especialidades do dia, sempre frescas e de qualidade. Uma peculiaridade do local é a coleção do proprietário de vinhos Pêra Manca, o melhor do Alentejo. Destaque para os bifes de Vitela e Javali, servidos com batatas e salada. As entradas também são deliciosas.

End: Rua da Mouraria, 16A

Tel: 266 746 775

Coleção de vinhos Pêra Manca, no Botequim da Mouraria. Foto: Amazonas e Mais

 

Luar de Janeiro

O restaurante existe há mais de 35 anos e é uma ‘jóia’ de família. A mãe, Dona Olívia, cuida da cozinha, enquanto pai e filho servem os clientes. O restaurante é simples, mas os pratos são saborosíssimos. A carne de porco à alentejana com amêijoas (espécie de molusco) é excelente.

End: Travessa de Janeiro, 12/12A

Tel: 266 749 114

Embora os pratos à base de bacalhau sejam os mais conhecidos dos brasileiros, Portugal oferece uma grande variedade gastronômica que merece ser descoberta em uma viagem por terras lusitanas.

A carne de porco à alentejana com amêijoas do Luar de Janeiro. Foto: Amazonas e Mais

 

Veja mais fotos de Évora:

Évora, um passeio por quase dois mil anos de história

Igreja de São Brás. Fotos: Divulgação/Turismo no Alentejo

Palácio Dom Manuel em Évora

Palácio Dom Manuel

Praça do Giraldo em Évora

Praça do Giraldo

Templo Romano

Évora, um passeio por quase dois mil anos de história

Centro histórico de Évora

Catedral de Évora

Convento de Nossa Senhora da Graça

 

Atualizada em 23/01/2025

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *