16/01/2022

Igreja de São Sebastião compõe entorno do Teatro Amazonas e é testemunha da Belle Époque

Igreja de São Sebastião compõe entorno do Teatro Amazonas e é testemunha da Belle Époque

A Igreja de São Sebastião fica no entorno do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião. Foto:

A Igreja de São Sebastião compõe o complexo arquitetônico do entorno do Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus. Fica em frente ao Largo de São Sebastião e se destaca com seu estilo eclético, que mistura elementos do gótico e neoclássico.

A origem da igreja foi uma pequena capela de madeira com telhado de palha construída por missionários franciscanos, da “Irmandade de São Sebastião” (1859). Ela ficava nos fundos do terreno onde esses religiosos residiam, na rua Conde D’Eu, atual rua Monsenhor Coutinho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Com o passar do tempo, a devoção pelo mártir aumentou e, entre idos de 1867-1868, foi iniciada a construção de um novo templo que pudesse abrigar um número maior de fiéis.

A planta da nova igreja é de Sebastião José Basílio Pyrrho, o mesmo que projetou a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Materiais que sobraram da obra da Matriz foram usados para a construção da nova igreja de São Sebastião.

Em 1884, foi contratado Ambrósio Bruno Candis para a construção do teto, das cimalhas, do forro, das abóbadas e dos altares. Mas em 1886 ele deixou a cidade e a igreja ficou inacabada. A obra foi assumida pela Repartição de Obras Públicas.

Inauguração

A nova igreja foi inaugurada em 7 de setembro de 1888, mas somente com uma torre. Por volta de 1890 ainda houve a tentativa de construir a segunda torre, que acabou não saindo. No ano de 1912, na festa do padroeiro, a Capela de São Sebastião foi elevada à condição de Paróquia. Em 1921 foi aprovada a Lei 1.075 que autorizava a Intendência Municipal a adquirir um relógio e instalá-lo na torre da igreja.

Hoje, a Igreja faz parte do conjunto arquitetônico do entorno do Teatro Amazonas, símbolo maior do apogeu do ciclo da borracha – a Belle Époque, que só foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. O interior da igreja é marcado por pinturas, painéis e vitrais europeus. A igreja é muito frequentada pela população de Manaus e uma das mais procuradas para a celebração de casamentos.

Foi tombada em 12 de abril de 1988 (decreto nº 11.038) como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas. O dia dedicado a São Sebastião é 20 de janeiro, data celebrada com procissão e missa campal.

Veja mais fotos da Igreja de São Sebastião:

Igreja de São Sebastião compõe entorno do Teatro Amazonas e é testemunha da Belle Époque

Fotos: Amazonas e Mais

Igreja de São Sebastião compõe entorno do Teatro Amazonas e é testemunha da Belle Époque

Igreja de São Sebastião em Manaus, Amazonas

Igreja de São Sebastião em Manaus, Amazonas

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *