Como ir de carro para Novo Airão: dicas para curtir a estrada

miriti 01

Balneário do Miriti, em Manacapuru: área para banho de rio com restaurantes. Foto: Tereza Cidade

As operadoras de turismo em Manaus oferecem pacotes para o município de Novo Airão, principalmente para ver os botos cor de rosa, mas você pode ir de carro por conta própria e curtir muito a viagem. A dica é fazer o percurso de cerca de 180km (quase 3h de viagem) sem pressa, parando em restaurantes, balneários e praias para ir descobrindo um lado ainda pouco explorado pelos turistas.

Para quem não é morador de Manaus, há várias locadoras de veículos na cidade, muitas delas com postos de atendimento no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Logo de início, na saída de Manaus, o passeio já oferece um belo visual com a travessia da Ponte Rio Negro, que mostra a imensidão e beleza do rio-mar que banha a capital amazonense.

Para chegar a Novo Airão o caminho é pela AM-070 (estrada Manoel Urbano), que já tem um trecho duplicado, e depois pela AM-352 (estrada de Novo Airão). Quando termina a duplicação é preciso mais atenção, já que há vários buracos na pista e não tem acostamento. Você vai passar por alguns balneários muito frequentados pelos moradores da região, como o Três Irmãos (km 23) e o Miriti (Km 77).

ponte rio negro

A viagem para Novo Airão começa cruzando a Ponte Rio Negro. Foto: Chico Batata/Secom

estrada Am070

Parte duplicada da AM-070. Foto: Tereza Cidade

acutuba2

Praia do Açutuba, boa opção para um mergulho. Foto: Tereza Cidade

japones10

As areias brancas da Praia do Japonês. Foto: Tereza Cidade

miriti 2

Lago do Miriti, balneário de Manacapuru. Foto: Tereza Cidade

 

É pela AM-070 que você tem acesso a duas belas praias do Amazonas, a do Açutuba e do Japonês (Amazon Forever), ambas localizadas em um ramal à direita no KM 25. Há também outras atrações turísticas, como a Vila do Paricatuba e o Lago do Limão, todas com acesso via ramal.

Ao longo da estrada há cafés regionais, onde você pode experimentar as tapiocas (a de tucumã e queijo é a mais pedida) e o famoso x-caboquinho (pão francês com tucumã e queijo). Também há restaurantes como a peixaria Bosco e o Naldo e, no Miriti, o Flutuante do Repolho, onde vale experimentar os saborosos peixes regionais.

Logo após a entrada do município de Manacapuru, aproximadamente no KM 80, você vira à direita e pega a estrada com destino a Novo Airão (AM-352). São mais 98 quilômetros de percurso, cerca de 1h30, que você deve fazer sem pressa já que a estrada tem muitas curvas. Nesse trecho predominam os sítios e fazendas particulares, mas você ainda encontra restaurantes e balneários de água geladinha pelo caminho, como o Mato Grosso, um banho público que não cobra taxa para entrar e tem infraestrutura (restaurante, mesas, banheiro), ou o Cirandeira Bela (KM-10).

Uma viagem sem pressa pode começar de manhã, com paradinha para um café regional antes de seguir para as praias (o ideal é ir no período da vazante dos rios) ou balneários. Depois, aproveite para almoçar um peixe saboroso e se programe para assistir o por do sol em Novo Airão. E aí se prepare para uma nova aventura.

flutuante do repolho

O restaurante Flutuante do Repolho está localizado no Lago do Miriti. Foto: Tereza Cidade

flutuante

Na cheia, os flutuantes são uma boa diversão. Foto: Tereza Cidade

estrada novo airao 2

AM-352, a estrada de Novo Airão. Foto: Tereza Cidade

balneario Mato Grosso

Balneário Mato Grosso, na estrada de Novo Airão. Foto: Tereza Cidade

5 thoughts on “Como ir de carro para Novo Airão: dicas para curtir a estrada”

  1. Daniela de Souza Nascimento disse:

    Gostei muito da dedicação ao texto. Gostaria de saber o nome do autor. Parabéns!

    RESPOSTA
    Sou a Tereza, editora do portal. Obrigada

  2. Josué disse:

    Obrigado pelas dicas Tereza. Farei esse passeio com meus filhos.

    RESPOSTA
    Só uma observação Josué: a estrada está muito ruim, cheia de buracos. Tem que ter muito cuidado.

  3. Carlos disse:

    Em Agosto vou estar por aí e gostava de fazer esse trajecto.
    Depois do por do sol fazer o regresso de noite é seguro?

    RESPOSTA
    Não aconselho a fazer esse percurso a noite. Um trecho da AM-070 está em obras e está perigoso para quem não conhece a estrada. A estrada de Novo Airão também não tem sinalização adequada. Melhor fazer de dia.

  4. Carlos disse:

    Obrigado, ficarei a noite em Novo Airão então e voltarei no outro dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *