Novo Airão: um paraíso refrescante com águas de legítimo igarapé, no balneário Mato Grosso

balneário mato grosso

O balneário Mato Grosso é um refúgio em dias de calor, a poucos quilômetros da sede municipal de Novo Airão. Fotos: Tereza Cidade

Nos dias de calor intenso, muito comuns na Amazônia, não tem nada melhor que mergulhar nas águas de um legítimo igarapé: vermelhas, com corredeira, cercadas de verde, fundo de areia e geladinha, geladinha. É assim que são chamados os riachos na região. Há vários espalhados pelo Estado e um deles está localizado na estrada de Novo Airão (AM-352), no km 22, sentido Manaus ou km 78, indo para Airão. É lá que está o balneário Mato Grosso.

O balneário é privado, mas o acesso é gratuito. Você apenas não pode levar comida, nem bebida. Um restaurante no local atende essas necessidades, oferecendo peixe assado na brasa, carnes e galinha caipira, embora, mesmo em fins de semana e feriados, nem sempre esteja funcionando.

O balneário Mato Grosso garante bons momentos de lazer. Além de se refrescar com um banho de igarapé, o local dispõe de quadra de areia bem branquinha para jogo de futebol e vôlei. O balneário também oferece mesas de madeira e bancos instalados embaixo das árvores e dentro da água.

É uma parada quase obrigatória para quem está a caminho de Novo Airão, ou mesmo para quem está hospedado no município. Os moradores mais antigos de Manaus, então, diante da saudade dos antigos balneários da capital, como Parque 10, Tarumã e Ponte da Bolívia, hoje com as águas poluídas, têm no Mato Grosso a chance de reviver aqueles momentos de água pura, cristalina, num autêntico igarapé.

Veja abaixo as fotos do aprazível balneário:

balneario mato grosso 3

balneario mato grosso 15

balneario mato grosso 4

balneario mato grosso 11

balneario mato grosso 8balneario mato grosso 7balneario mato grosso 9balneario mato grosso 6

Como chegar:

Pegue a Ponte Rio Negro que liga Manaus/Manacapuru, siga pela estrada Manuel Urbano (AM 070) até o KM -080, onde há o encontro com a AM 352, início da estrada de Novo Airão. O balneário fica no KM-22.

2 thoughts on “Novo Airão: um paraíso refrescante com águas de legítimo igarapé, no balneário Mato Grosso”

  1. Henrique disse:

    Essa de ter um “restaurante” que mesmo em fds ou em feriado não é certeza funcionar é de lascar! A gente aqui de Manaus até tenta dar uma força para os municípios do interior no quesito turismo, mas é como diz o ditado: me ajuda que te ajudo. Complicado sair daqui, andar a estrada quase toda, não poder entrar com bebida e comida e chegar lá o “restaurante” estar fechado…

  2. Kelly disse:

    Tem que explicar que Km 22 é partindo de Novo Airao, pq quem sai de Manacapurú não fica no km 22 não é isso????

    RESPOSTA
    Isso, Kelly. Saindo de Manaus ou Manacapuru fica no KM 78.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *