De Manaus à Ilha de Margarita, na Venezuela, tudo o que você precisa saber para encarar a estrada

Margarita, na Venezuela, tem sido o destino de férias de muitos amazonenses. É possível chegar na ilha de avião, mas muitos não se importam em encarar os 1.943km de estrada para desfrutar as delícias do caribe venezuelano.

Tenha em conta, ao escolher a ilha de Margarita como destino de férias, que a Venezuela, em meio a uma crise econômica que se arrasta há anos, tem sofrido com a falta de abastecimento de alguns produtos. É bom levar itens de higiene pessoal e, para quem viaja com crianças, derivados de leite e fraldas descartáveis.

Nos últimos anos também foram divulgados relatos de abusos de policiais venezuelanos e de roubos na estrada, portanto, todo cuidado é pouco. Para não dar margem à extorsão, leve toda a documentação necessária, faça um check-up completo no veículo e, de preferência, viaje em comboio de carros, sempre de dia.

venezuela3

Entre Manaus e Margarita são 1943km de estrada. Foto: Tereza Cidade

venezuela1

A ilha de Margarita é destino de férias de muitos amazonenses, que vão desfrutar de suas belas praias. Foto: Divulgação

Tome também algumas precauções quando passar pelas alkabalas venezuelanas (postos rodoviários): sempre abaixe os vidros do veículo, retire óculos escuros, responda com cortesia a todas as perguntas, seja gentil se eles quiserem revistar a bagagem e tenha sempre a documentação pessoal, dos acompanhantes e do veículo à mão. O uso de cinto de segurança é obrigatório para o condutor e passageiros. Há quem diga que também não deve faltar na bagagem chocolates brasileiros para ‘oferecer’ aos policiais.

Fique atento que no posto da Polícia Federal na fronteira é preciso registrar a saída do Brasil. Depois, se ainda não tiver seguro do carro, siga até Santa Elena do Uairén para providenciá-lo. Depois volte ao Seniat para pegar a Autorização de entrada do veículo e registrar a entrada no país no SAIME.

No Facebook/Fui de carro para a ilha de Margarita você encontra várias dicas para preparar sua viagem. Há indicações de hotéis, casas para alugar, excursões e indicações de pessoas que prestam serviços como a compra de bilhetes de ferry. O ideal é você fazer suas reservas de ferry, hotéis, seguros com pelo menos 15 dias de antecedência.

Quanto à moeda, leve dinheiro em espécie (Real) e troque em casas de câmbio em Santa Elena. Evite trocar dinheiro com cambistas de rua.

Para ajudar os motoristas de primeira viagem, aqui vão as dicas:

 

Antes de pegar a estrada

Documentação pessoal necessária:

Passaporte ou RG – Você pode viajar somente com RG (no máximo 10 anos de expedição), mas é preciso tirar autorização no SAIME na Fronteira. O ideal é você tirar o passaporte, único documento internacional válido fora do Brasil. O passaporte é emitido na sede da Polícia Federal, com agendamento pelo site. Veja como proceder para tirar o documento clicando aqui.

CNH do Condutor do Veículo: Observe a validade do documento antes de viajar;

Carteira Internacional de Vacinas: A vacina contra Febre Amarela é válida por 10 anos. Você pode trocar a carteira normal por uma internacional no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Se ainda não foi vacinado, procure um posto de saúde e tome a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem. Por um período chegaram a pedir também a vacinação contra sarampo, mas não é mais exigida.

 

Documentação do Veículo;

Nada Consta emitido pelo Detran e reconhecido em cartório;

Seguro Internacional do Veículo: Para quem tem seguro no Brasil, basta pedir a seguradora uma extensão para a Venezuela. Em Santa Elena de Uairén é possível contratar um seguro na Mapfre, válido por 1 ano, mas esse seguro só cobre danos a terceiros venezuelanos.

Declaração para conduzir o veículo assinada e reconhecida em Cartório: só é necessária se quem estiver dirigindo não for o proprietário do veículo. Aí, o dono do veículo precisa autorizar o condutor a dirigir o carro. Veja o modelo aqui.

Autorização de Alfândega, somente para carros utilitários e pick-up com placa do Amazonas (isentos de IPI).

venezuela 10

É preciso ficar atento a toda a documentação exigida e as regras de segurança para não ter problemas na viagem à ilha. Foto: Divulgação.

venezuela4

Piedra de la Virgem, ponto turístico no meio da estrada. Foto: Tereza Cidade.

A estrada Manaus-Venezuela, ponto a ponto

Você precisa planejar bem a viagem. Há quem consiga fazê-la em dois dias, num ritmo mais intenso, nesse caso o pernoite é em Santa Elena do Uairén e depois em Puerto Ordaz; outros preferem fazer o percurso em três dias, pernoitando no primeiro dia em Boa Vista (RR). De qualquer forma, o ideal é sempre sair cedo, antes de 8h, para não correr o risco de dirigir de noite. A numeração da quilometragem da BR-174 foi alterada, por isso, incluímos as duas na lista abaixo, com os principais pontos da estrada:

KM 107 ou KM 992 – O primeiro destino é Presidente Figueiredo. Nesse percurso, a estrada foi recentemente recuperada e está com boa sinalização.

KM 204 ou KM 1089- Marca o início da Reserva Indígena Waimiri-Atroari e o tráfego só é permitido entre 06h e 18h. Antes dela há um posto de combustível com banheiro. Nesse trecho, o motorista precisa ter atenção dobrada, porque a estrada, em geral, está em péssimas condições. O final da reserva é no KM 322.

KM 350 ou KM 1235 – vale uma paradinha para fazer foto no Monumento que indica a Linha do Equador.

KM 770 ou KM 1655 – Você chegou em Boa Vista, Roraima. Aqui, você pode parar para pernoitar na cidade e se preparar para acordar às 5h da manhã para seguir viagem. Para quem quiser seguir adiante, tenha em mente que o posto de carimbo de entrada na Venezuela encerra o atendimento às 17h.

Km 1004 ou KM 1894- Pacaraima, na fronteira Brasil-Venezuela. Aqui há um posto da Receita Federal onde se pega uma licença para abastecer de combustível em Santa Elena de Uairén. Mais adiante, há um posto da Polícia Federal onde devem ser apresentados os passaportes para receber o carimbo de saída. O trânsito é liberado neste trecho entre 06h e 21h.

KM 1005 ou KM 1985 – Aduana Principal Ecológica de Santa Elena de Uairén (Venezuela). Aqui você vai apresentar a documentação do veículo e de todos os passageiros. Na volta ao Brasil, é nesse local que você terá que carimbar a saída no passaporte e devolver a autorização para entrada do veículo. Na saída de Santa Elena, no posto de combustível, zere o marcador da quilometragem do carro.

KM 46 – Alkabala da Guarda Nacional – Parada obrigatória para apresentação de documentação do veículo e passageiros. Aqui poderão pedir para revistar as bagagens.

KM 56 – Salto Kamá – Complexo com cachoeira, pousada e restaurante.

KM 190 – Alkabala – Aqui podem pedir novamente a documentação e revistar a bagagem. A partir desse trecho, redobre a atenção e diminua a velocidade. O trecho apresenta muitas curvas até o KM 226.

Km 208 – Piedra de La Virgen – Ponto turístico com uma pedra gigante que abriga uma pequena imagem da santa. Vale o registro fotográfico.

KM 227 – San Isidro. Melhor abastecer porque o próximo posto só a 120 km.

KM 352 – Tumeremo – Evite transitar à noite porque esse trecho tem muitas curvas. É considerada a porta de entrada para a Gran Sabana. Dispõe de hotéis

KM 414 – Entrada para El Callao. Também há hotéis na cidade.

KM 432 – Guasipati. Cidadezinha com hotéis e restaurantes.

KM 548 – Alkabala de Upata

KM 551 – Posto de combustível

KM 556 – Upata. Hotéis e restaurantes na cidade

KM 596 – San Félix. Tem posto de combustível. Siga as placas que indicam Ciudad Guayana e Matanzas.

KM 626 – Puerto Ordaz. Ideal abastecer o carro aqui.

KM 772 – El Tigre – Com hotéis, restaurantes e postos de combustível.

KM 801 – Alkabala

KM 832 – Anaco

KM 843 – Aragua de Barcelona

KM 918 – Barcelona

KM 932 – Puerto La Cruz – boa estrutura hoteleira. Se você não tiver comprado com antecedência sua passagem de ferry para Margarita procure o posto do Conferry, que funciona 24h. Há o ferry express, com viagem que dura duas horas e meia, e o ferry convencional, mais barato, que dura cerca de quatro horas e meia. Você embarca no ferry e desembarca em Punta de Piedras, na ilha de Margarita.

Agora, é só curtir as férias e as belezas de Margarita. E, é claro, se preparar para a viagem de volta.

de Manaus - AM a Puerto la Cruz, Anzoátegui, Venezuela - Google

 

 

110 thoughts on “De Manaus à Ilha de Margarita, na Venezuela, tudo o que você precisa saber para encarar a estrada”

  1. ludian gomes da silva disse:

    ACHEI MUITO BOM AS INFORMAÇÕES, ESTOU PLANEJANDO CONHECER NAS FÉRIAS DE JANEIRO A ILHA DE MARGARITA.

    1. gizele disse:

      Vc não vai se arrepender, a paisagem é linda e a ilha mais ainda. Praias belíssimas e não esqueça de levar chocolates kkkk os policiais das alkabalas sempre perguntam se tem, eles adoram os nossos chocolates.

      1. Cleandro disse:

        Olá Gisele, sabe de alguém indo +- 18/12/16?

      2. Peterson disse:

        Quero saber se vc sabe de um bom pacote de viagem pra Margarida? ?

        RESPOSTA
        Não sei informar sobre pacotes para Margarita. Consulte agências em Manaus e Boa Vista.

    2. Nivaldo disse:

      Já que é férias ha possibilidade de você ficar na Federal ou no Seniat esperando um bom tempo.

  2. Francisco Nápolis disse:

    Obrigado, pela orientação. Também fui informado de muitos perigos , assaltos, é verdade?

    RESPOSTA
    Houve casos de assaltos sim. Por isso, sugerimos fazer comboios de carros para uma viagem mais segura.

    1. Rodrigo disse:

      Ou ir com uma excursão mas seguro!!

  3. karen vasconcelos disse:

    Muito boa a explicação, trabalho com excursões para Venezuela.
    Também indico fazer o câmbio em pacaraima, para mim é mais seguro e é o mesmo valor de Santa Helena.
    Nao aconselho de forma alguma cambista de rua.

    1. Assis Martins de Souza disse:

      Karen Vasconcelos vi que você trabalha com excursões para a Venezuela. eu quero ir e abril, você pode me enviar um e-mail com alguns valores, vou com minha esposa e meu filho.

    2. Cátia Cristina da silva disse:

      Karen boa noite vc faz excursão para Venezuela a partir de onde como posso obter informações com vc agradeço desde já

    3. Luciano disse:

      qual seu email ou tel de contato?

    4. Ísis Nascimento disse:

      Karen, poderia me passar seu contato??? Tenho interesse em ir à Margarita.

    5. Anelise disse:

      Karen,

      Podes me enviar informações? [email protected]

      1. Mesquitur disse:

        Olá Karen, td bom?
        Somos agentes de viagens em Belém – PA e temos interesse em levar grupos de turistas ao Caribe, a partir de Manaus – AM.
        Vc poderia nos ajudar com indicações de parceiros.
        Obrigado.

        1. Alexandre Brito disse:

          Eu também faço turismo para margarita em can para 12 passageiros qualquer coisa entrar em contato [email protected]

    6. Dienny disse:

      Olá Karen pode me enviar um e-mail sobre as excursões.([email protected])

  4. Marcos Antonio disse:

    Muito bom roteiro, só complementando, vocês não mencionaram um vilarejo, sentido margarita, logo depois de San Isidro. Trata-se de um lugar chamado Km 88 ou Las Claritas, dizem que é um lugar onde vivem garimpeiros e por isso muito perioso.

  5. jensen disse:

    eu que não vou no país desse que os brasileiros são assaltados e humilhados na estrada não tem nem lei ,,, os brasileiros tinha que e ter vergonha de ir para pais onde ele chamam os brasileiros de ladrões

    Se Eu não tem dinheiro para viajar para um país disse que eu não vou

    1. Samy de Vasconcelos Pereira disse:

      Falou morador do pais perfeito!

      1. edson disse:

        Verdade. Viajar à Margarita é uma temeridade. Brasileiro lá é tratado como lixo. Um país sem lei. Aqui no Brasil ao menos há um certo respeito aos turistas por parte das autoridades, lá nem isso. Nunca mais vou à Margarita e não indico.

        1. gizele disse:

          Discordo de vc Edson, minha família tem uns 10 anos que fazem essa viagem para Margarita e nunca foram maltratados, humilhados ou outra coisa parecida. Fui pela primeira vez ano passado e amei o ligar, as pessoas e fui muito bem tratada. Vc está no país deles e lá existe leis, regras e normas que tem que ser seguidas. E aqui estamos acostumados a morar nesse país onde tudo pode e nada é feito. Sempre fazemos de acordo com suas leis e por isso nunca tivemos nenhum problema.

          1. Thiago disse:

            Duas familias amigas minhas ja fizeram essa trip de carro e as duas foram assaltadas na estrada! Uma pelos proprios policiais, meu amigo reconheceu um deles quando foi no posto policial fazer a ocorrencia alem de terem o carro roubado, uma L200, ainda TUDO que compraram foi roubado, alem disso ouviram dos policiais que era pra ir logo pro país deles que eles estavam muito longe de casa! Emtao por isso acho melhor quem quiser ir mesmo de aviao! Se nao melhor ir visitar varios lugares no brasil que sao tao bonitos quanto ou até mais e bem mais seguros!

          2. XP disse:

            Acrescentaria a isso:

            No Brasil não temos o costume de usar o “por favor… obrigado”. Conversando com os nativos, descobri o motivo de alguns brasileiros se queixarem. O fato de nosso dinheiro valer muito por lá (as vezes um almoço paga uma semana de trabalho deles), faz com que eles nos achem arrogantes, principalmente quando não somos, na cultura deles, educados. Quando estive lá, vi em uma padaria o atendente falando para todos os brasileiros que ele atendia: – brasileño, “por favor”. E mesmo assim os brasileiros não entendiam que ele estava querendo dizer. Ele só queria que tivessem um pouco de educação. De modo geral, os venezuelanos são alegres e bem divertidos. Acredito que depende muito da abordagem que eles recebem dos brasileiros. Sempre fui muito bem atendido por lá, salvo algumas raras excessões, que diga-se de passagem, não são tão excessões aqui no Brasil, pelo menos na minha região, onde os vendedores te atendem com a aparência de dor de barriga. Tem gente ignorante em todo lugar do mundo. Engana-se quem acha que vai para países de primeiro mundo para ser tratado como rei. Brasileiro está acostumado a estacionar em local proibido, beber e dirigir, entrar no sentido contrário (rapidinho.. só esse pedacinho aqui). No ferry boat não é mais permitido entrar com bebidas alcóolicas. Adivinhem pq? haha Pq os brasileiros tocavam o terror no ferry. Enfim… acho que precisamos analisar bem os fatos. A Venezuela se parece muito com o Brasil em muitas áreas. Lógico que turista as vezes facilita. Isso serve para qualquer lugar do mundo onde vc não conheça bem. Não facilite! Ir com seu próprio carro é um perigo a mais. Carros com placas do Brasil podem ser alvo fácil para a malandragem de lá.

          3. Irailton Brandao Silva disse:

            Estou de vigem marcada para o dia 17/05/2016.
            Minha viagem vai ser como mochileiro eu e a esposa e estamos querendo nomes de hotéis com melhor custo e benefícios em Palomar.
            Grato desde já!

            RESPOSTA
            Você pode verificar opções de hospedagem no grupo Fui de Carro para a ilha de Margarita no Facebook. O link é esse:
            https://www.facebook.com/groups/IlhaMargarita/

  6. Nani disse:

    O mais seguro é nem colocar o pé nesse país!
    Bandidos te sequestram, te roubam e matam brasileiros.
    A polícia zomba de você! O exército tenta te extorquir! A população te chama de ladrão!
    Se é pra ser mal tratado fico no Brasil mesmo!

    1. Samy de Vasconcelos Pereira disse:

      A venezuela é um pais maravilhoso com pessoas maravilhosas, isso tudo que voce falou tem em tudo que é lugar!
      Inclusive nesse Brasilzinho! E não tem nem como extorquir um brasileiro com a situação do bolivar agora!

        1. DENIS SANTANA DANTAS disse:

          ja estive na ilha quatro vezes e gosto muito de la,to indo agora dia 05/01/17
          fico no hotel maria luiza mas agora vou ficar colina del sol diaria 31.00 com cafe da manha.
          essa pessoa se fala que nao gostou do povo de la acho que aqui no brasil nimguem gosta dela.kkkkkkk

          1. Simone Motta disse:

            Olá, estou indo pela primeira vez com minha família, meu vôo chega a Manaus dia 20/01/17, a previsão a princípio é irmos de carro, pois meu cunhado está servindo a Marinha em Manaus. Gostaria de receber maiores informações, detalhes da viagem. Agradeço desde já
            Att
            Simone Motta

            RESPOSTA
            Olá Simone, as dicas que poderia dar sobre a viagem de carro estão no post. Mas você pode trocar informações no grupo do Facebook Fui de Carro para a ilha de Margarita, que tem informações bem atualizadas, baseada em relatos de quem esteve visitando o país.

          2. Edmilson Melo disse:

            Denis Dantas também estou interessado em ir nesta mesma data, caso queira fazer comboio entra contato por favor…até mais..

    2. RAYONE disse:

      já fui muitas vezes e nenhuma delas tive problema. extorsao é vc viajar no sul do brasil e ter varios pedágios ao longo da estrada. pagar a gasolina mais cara do mundo . isso sim é extorsao

      1. Marco disse:

        Extorsão nada.
        O Pedágio no Brasil é legal e legítimo.
        As estradas privatizadas são muito melhores que as administradas pelo DNIT.

        1. Valdir Nei H. de Melo disse:

          Pedágios estaduais do RS,PR,SP,RJ,São assaltos legalizados sim!Vergonha!Os pedágios instituído no governo Lula,não passam de 1,90

        2. vana lucia disse:

          Extorsão é vc querer conhecer as praias do nordeste brasileiro e não ter condição de pagar uma passagem com um preço absurdo de caro.

      2. DENIS SANTANA DANTAS disse:

        verdade…..

    3. Victor disse:

      Já fui duas vezes, acho que tudo é planejamento. Não tive problemas pois fui com todas as documentações necessárias é foi só diversão pessoal. Temos que achar que em todo lugar dá para tirar proveito e fazer nossa parte.
      Não desanimem a ilha é ótima aconselho

  7. É muito boa a viagem, eu fui e recomendo não teve nada de terrorismo,eu fui e voltei de boa, e a cidade de las claritas e só de pasagem e uma cidade feia e cheias de buracos,mais e unica feia..vcs tem que ir e aproveitarem..

    1. Ana Paula de Azevedo Sanita Ribeiro disse:

      Olá Cris, vocês foram de carro? Eu e meu marido estamos planejando sair de carro de Manaus em junho e seguir para Margarita. Você foi em comboio? Sabe como faço para viajar com comboios? Grata pela ajuda;

  8. Daniela Nascimento disse:

    Quanto, em média, devo levar em dinheiro (Reais), para usar em um fim de semana me hospedando em um hotel de lá?

    RESPOSTA
    O valor varia conforme o padrão de sua viagem. Têm pousadas com diárias a partir de R$ 40.

  9. Mirian disse:

    Eu ,minha família e amigos, já fomos duas vezes, inclusive em Caracas, e em breve se Deus quiser, vamos de novo!

  10. Maicon disse:

    Já fui varias veses pra margarita também já fui pra cordilheira dos Andes na cidade de Merida nunca fui extorquido ou roubado porém evito pegar estrada a noite em uma só viaje já rodei mais de 10 mil km na venezuela e na minha outra vou rodar uns 20 mil km agora

  11. Bianca Medrade disse:

    super recomendo ir pra la país maravilhoso pessoas maravilhosas receptivas,vou pra la mais de 13 anos nunca tive qualquer problema,dificuldades e violência qualquer país tem,…..

  12. Brito disse:

    O passaporte é obrigatório para o condutor do veículo?

    RESPOSTA
    Não, você pode viajar somente com a RG.

  13. Sanches disse:

    Acabei de chegar de margarita, não fui roubado, não fui destratado ou sofri qualquer problema na Venezuela. Cada um tem sua opinião, também ouvi muitas histórias, porém nas praias de margarita vi policiais a pé, de bicicleta além de soldados da guarda nacional venezuelana. Aos que acham que o Brasil está melhor do que eles é só observar os brasileiros chorando pela gasolina de 65 centavos enquanto eles andam de carrões e não se importam se o carro faz 10 km com um litro. Ano que vem vou voltar, e mais fácil ser assaltado em copacabana do que lá, além das praias ainda dá pra comprar roupa de marca bem barato, uísque e objetos para o lar. Quero ver algum Brasileiro tirar onda numa viagem de carro por menos de um real ( no caso do meu carro o tanque cheio custou 8 centavos de real kkkk)

    1. Mônica Paz disse:

      Olá gostaria de saber se é necessario ter a vacina do sarampo? Só tenho a da febre amarela. É obrigatório a outra?

      RESPOSTA
      Só a de febre amarela é obrigatória.

  14. jorge disse:

    Mentiras, e mais mentiras. Viajo 05 x ao ano pra Margarita, inclusive com criança no carro e nunca como extorquidos ou assaltados,povo gentil e hospitaleiro. Praias exuberantes e comidas maravilhosas. Recomendo Remo e la vaqueira reserve dias alternados para jantar nesses santuários gastronômicos. E pode fazer as malas um espetáculo de viagem.

    1. Ana Paula de Azevedo Sanita Ribeiro disse:

      Olá Jorge, eu e meu marido estamos planejando sair de carro de Manaus em junho e seguir para Margarita. Você foi em comboio? Sabe como faço para viajar com comboios? Fiquei mais tranquila lendo seu comentário de que a viagem é tranquila. Grata pela ajuda;

  15. Marco disse:

    Não é lenda urbana. Os “pulícia” adoram o chocolate brasileiro, principalmente o da marca Garoto.

  16. Marco disse:

    Os maus Venezuelanos (autoridades ou não) dão um “tiro no próprio pé” ao achacarem os brasileiros na estrada, comércio e outros locais.
    Caso não existisse este achaque, muitos amazonenses e roraimenses viajariam no minimo uma vez por ano para lá.

  17. Marco disse:

    O regime bolivariano, afundou o país em uma crise.
    Perderam a chance de investir no seu país quando o preço do Petróleo estava alto.

  18. Marco disse:

    A Venezuela não tem pedágio, mas propina.
    O pixuleco mais barato que os guardinhas exigem é o chocolate Garoto.

  19. Ildamarys Da Silva Santos disse:

    muito boa as informacoes… mas falta uma muito importante (eu que moro na venezuela, em puerto la cruz, a cidade onde esta o ferry, sei), nao levar muito dinheiro em efetivo ou escondelo muito bem… pq se um dos policiais das alcabalas ver, vao ter problemas…. De resto muito boa a postagem

  20. PAULO MENDES disse:

    Quero fazer a viagem no inicio de janeiro 2016, como devo proceder??

    RESPOSTA
    Olá Paulo. Você deve providenciar toda a documentação necessária e fazer as reservas no ferry e no hotel. Se quiser ir em comboio, é preciso combinar através do perfil no facebook que fornecemos na matéria. Boa viagem!

    1. Amanda Scott disse:

      Paulo Mendes você vai que dia ? Pretendo ir no dia 03/01…Vamos???

      1. Felipe disse:

        Amanda estou indo dia 1 de manaus de 2016 pra chegar lá dia 03

      2. PAULO disse:

        Boa noite! Estou pretendendo ir de carro, mas o meu não é licenciado em Manaus, mas estou com os IPVA todos pagos, será que terei problemas?

        RESPOSTA
        Acho que não tem problema o veículo ser licenciado em outra cidade. Se ele não estiver em seu nome, tenha a autorização para dirigi-lo.

      3. Mara farias disse:

        Amanda estou pensando em está datá dia 03 de dezembro .Vai quantos carros no seu comboio?

      4. reginaldo disse:

        Ola..meu nome eh reginaldo pereira.e tambem pretendo ir a ilha de margarita no dia 03 de han 2016..e tenho interesse de ir em comboio..se quieres ir com minha familia eu agradeço..

  21. Márcio Fernando disse:

    Estou com uma preocupação. Alguém poderia me ajudar?

    Meu veículo usa diesel S50 ou S10. Alguém sabe sobre diesel semelhante na Venezuela?, ou já foram com veículos que usam esse tipo de diesel e tiveram algum problema?

    RESPOSTA
    Já ouvi comentários de que é muito difícil abastecer carros a diesel na Venezuela, mas não tenho certeza dessa informação. Espero que algum leitor do blog possa ajudá-lo.

    1. Paulo Silva disse:

      Vc não terá problema algum com abastecimento a diesel (gasóleo).
      O diesel deles é muito melhor que o nosso S10. Talvez eles nem cobrem pelo diesel, isso JÁ aconteceu comigo. Eles quase não utilizam carros a diesel.
      Vá! Vc não irá se arrepender.
      Boa viagem!

  22. JOSÉ SANTOS disse:

    Alguém pode informar o valor do seguro do carro?

    RESPOSTA
    Você pode fazer a cotação de preço do seguro para o seu carro com o Stulano Filho, que organiza viagens para Margarita, tels:98111-0600 ou 99143-8986 em horário comercial.

    1. Natália disse:

      O valor do seguro é 100 reais.

  23. Paulo disse:

    Oi tudo bem?

    agora pouco passou na TV uma entrevista sobre a Venezuela, dizendo que não tinha alimento e que tava tendo muitos problemas, queria saber o que é verdade ou não.

    RESPOSTA
    A Venezuela passa por um crise de abastecimento, mas que não chega a comprometer uma viagem para lá.

  24. Adriano Fernandes disse:

    Estou planejando a viagem porem estou na dúvida de duas coisas: o câmbio, pois tudo lá se paga em bolívares ou dar pra comprar em reais? O que fica melhor? Tipo o que dar pra fazer com 1000 reais (pretendo passar 5 dias) trocando por bolívares e quantos bolívares dá? A outra dúvida é em relação aos preços de hotéis , pois eles vão me cobrar em bolívares , temo ser enganado pelos hotéis. Se alguém tiver uma indicação de hotel pra mim. Agradeço. Tem mais uma dúvida: se eu comprar no cartão de crédito o câmbio será em bolívares ou em dólar? Obrigado.

    RESPOSTA
    Tem que trocar por bolívares. A média do câmbio, na fronteira, onde o Real é mais valorizado, é 1 por 170, ou seja, R$ 1 mil daria o equivalente a 170 mil bolívares. O hotéis cobram em bolívares. No facebook/fuidecarroparaailhademargarita há várias indicações de hotéis/pousadas, é só solicitar orçamento. No cartão de crédito, o valor da compra em bolívares é transformado em dólar, que depois é convertido para o Real no câmbio do dia do pagamento.

  25. Regina Silva disse:

    Gente estou pretendendo fazer essa viagem mais queria ir de comboio com outro grupo pretendemos dia 02.01

  26. Tobias do val disse:

    Olá pessoal:
    Estou me programando para ir dia 07/01 ou 08/01/2016 e gostaria de saber se tem alguém indo nesta data para eu ir junto no comboio?
    É a primeira vez que vou e vou com a família dois adultos e duas crianças, é não conheço o trajeto!
    Fico no aguardo e abraços!

    1. Nery Santir disse:

      Quero ir à ilha de margarita agora em janeiro 2016,gostaria de ir em algum comboio,entrar em contato no Facebook nery Santir. SOU DE MANAUS

  27. rextor disse:

    Que idiotas so vcs podem desfrutar da venezuela sim lembrar que brasil vai ficar igual ou maior que essa crises

  28. Nicoli Rodrigues disse:

    Li em outras dicas de viagem que precisa traduzir a autorização (p aqueles que não são os proprietários do veiculo) p poder ingressar na venezuela rumo a margarita. E preciso traduzir mesmo p/ o espanhol ou somente com a autorização reconhecida em cartorio pode-se ingressar no pais?

    RESPOSTA
    A autorização não precisa ser em espanhol. Pode ser em português (veja o modelo no post), mas precisa ter a assinatura do proprietário reconhecida em cartório. Também é preciso a cópia dos documentos do proprietário.

  29. RANNA GARCIA disse:

    Olá gostaria de saber como funciona para estrangeiros, no meu caso, um amigo meu vem de Portugal para Manaus, e estávamos pensando em conhecer a Venezuela, ficaria igual apenas apresentando o passaporte na imigração?

    RESPOSTA
    Acredito que basta apresentar o passaporte na imigração, mas é bom tirar a dúvida no Consulado da Venezuela em Manaus. End: Rua Rio Jamary, 10, Conj. Vieiralves – Nossa Senhora das Graças. Telefone: 3584-3922.

  30. ANA CLAUDIA disse:

    Faltou dizer que na Venezuela o horário é 30 min a mais que Manaus. Fui a Margarita uma vez de ônibus e outra de avião. Nunca fui assaltada. Curti férias maravilhosas por muito menos que gastaria nas praias do nordeste. Fiz pacote de viagem com uma brasileira que mora em Margarita, super indico, preços maravilhosos, até celular local ela nos forneceu.

    1. KENNILA disse:

      OLA ANA CLAUDIA… ESTAMOS PRETENDENDO IR EM MARCO PRA LA…EU…MEU ESPOSO E MEU BB DE 1 ANINHO. VOCE TEM O CONTATO COM ESSA BRASILEIRA Q VC FEZ O PACOTE DE VIANGEM?

    2. eloina disse:

      OLÁ Ana Cláudia. Estou querendo fazer a viagem de ônibus pra Margarita. Você pudia me dizer algumas informações? Entre em contato comigo pelo meu email [email protected] ficarei muito agradecida, você vai me ajudar muito

    3. FATIMA disse:

      Você poderia fornecer o contato dessa brasileira, por favor.

    4. maria adriana costa guimaraes disse:

      Ola gostaria desse contato da moca de margarita para hotel….tem o onibus da eucatur de vai ate porto del la cruz mas nao sei se e cobfiavel… alguem pode me dizer

    5. ana paula disse:

      Alguem sabe dizer se la existe lugares que eu possa comprar roupas e sapatos? Pois sei que entretenimento tem de sobra mas queria saber se e uma viagem q posso trazer confeccoes e sapatos

      RESPOSTA
      As últimas informações que recebi são de que não está mais valendo a pena comprar roupas e sapatos lá. Tudo está caro por conta da valorização do dólar. Mas você pode encontrar esse produtos em shoppings, como o Centro Comercial Sambil, e em lojas da Av.4 de Mayo, em Porlamar.

    6. SILVIO DA SILVA SANTOS disse:

      BOM DIA ANA,
      ESTOU QUERENDO IR PARA MARGARITA EM MARÇO DE ÔNIBUS OU VAN, TEM COMO INDICAR ALGUÉM, SAINDO DE MANAUS. ([email protected])
      OBRIGADO…
      ATT,

      SILVIO S SANTOS

    7. Katia disse:

      Olá !! Vc poderia me passar o contato dessa brasileira ?? Super obrigada

    8. julianvelamacedo disse:

      Olá quanto e o orçamento para curtir umas férias de 15 dias na Ilha margarita. So para 4 pessoas.
      muito obrigado

      RESPOSTA
      Acho difícil falar em orçamento já que isso depende do padrão da viagem. Na página do facebook/fuidecarropara você encontra preços de pousadas bem em conta.

  31. Eloina disse:

    olá. Pretendo viajar em junho de 2016 pra Margarita, mas pretendo fazer todo esse percurso de ÔNIBUS por que nós não temos carro e dizem que sai mais em conta do quê ir de translado também, então eu e minha amiga resolvemos ir por conta própria. Queria saber se existe algum ônibus de Pacaraima ou Santa Elena ou qualquer cidade (município) de Venezuela que tenha ônibus que vá direto pra Margarita ou que chegue mais perto, pq n quero ficar pegando vários táxis. Enfim se alguém souber a resposta me responda pelo e mail ficarei muito agradecida. (Se alguém tiver a procura de companhia, aceitamos também, ir entre amigos é bem mais divertido, saímos em junho/2016

  32. Elinson disse:

    Ana Claudia, você indica uma pessoa para fazer pacote de viagens, contudo, não diz quem é ou o contato. Ainda, estamos querendo viajar na sexta feira anterior ao carnaval, saindo de Manaus indo de carro. Alguém com o mesmo planejamento para podermos sair em comboio ? Aguardo….

  33. SILVIO DA SILVA SANTOS disse:

    BOM DIA
    ALGUEM INDO EM MARÇO DE CARRO PARA VENEZUELA.

    1. Charles Uchôa disse:

      Estarei saindo de Manaus dia 05/03 de carro e até lá montando comboio.

      1. andrew jonas disse:

        Charles Uchoa… vc tem alguem pra indicar pra ir pra venezuela?
        quanto sai a despesa toda?

  34. Charles Uchôa disse:

    Todos os anos viajo para Margarita. É sensacional, maravilhoso, belo e barato!!!
    Porém toda a vez encontro pessoas fazendo terrorismo da viagem. Nunca sofri um só problema, sempre fui bem recebido e tratado. O problema é que tem gente que vacila aos pampas e querem pagar de boy, e como diria um bandido qualquer no Brasil: “quer vacilar, perdeu playboy!!!”.
    Recomendo a todos a viagem, não tem como se arrepender.

  35. Keylla disse:

    Tenho interesse de ir de ônibus, poderiam informar quantos dias +/- para poder aproveitar essa viagem e conhecer alguns lugares. Estou querendo ir dia 05 e voltar dia 10, nesse período consigo aproveitar alguma coisa rsrsrs

    RESPOSTA
    A viagem de ônibus dura, em média, 30 horas. Cinco dias é pouco tempo, já que são dois dias de estrada para ir e dois para voltar.

  36. Dilcriane dos Santos disse:

    Olá, estou me programando para viajar para a Ilha em setembro, adorei o post foi muito esclarecedor.

  37. Jeiza Ferreira disse:

    Olá, vc pode me dizer qual é melhor lugar para cambiar na ilha de Margarita?

    RESPOSTA
    O melhor é trocar a moeda em Santa Elena ou Pacaraima.

  38. Sebastiana disse:

    Informações valiosas. Quero conhecer as ilhas em julho.Vou c crianças fe de 5 e 6 anos.Quero ficar em pousadas ou hotel mais econômico. Para passar 8 dias quanto devo levar?

    RESPOSTA
    O valor varia conforme o padrão de sua viagem. Têm pousadas com diárias a partir de R$ 40.

  39. vana lucia disse:

    Pretendo ir em maio (+ou-e de 10/04/ a 20/04-2016)gostaria de saber se tem alguém indo de carro próprio e que aceite dividir despesas de transporte, tenho habilitação e posso dirigir durante o percurso,somos em dois, meu marido e eu.
    VANA LUCIA ALVES
    CONTATO;(92)995171777
    [email protected]

  40. vana lucia disse:

    A data prevista é 10/05/a 20/05-2016
    [email protected]

    1. Irailton Brandao Silva disse:

      Boa noite Vana Lucia!
      Estou indo dia 17 de Maio eu e minha esposa de ônibus da Eucatur achamos mais seguros e bem melhor em custo beneficio.
      Se ainda não foi e ainda pretende ir fica a dica e o convite para acompanharmos.

      Contato: 99422-2550 / 99151-4460

  41. leandro nunes disse:

    gostaria de saber se no mês de setembro de 2016 e um ótimo mês para ir a ilha de margarita se e época de sol.
    e o mês da minhas ferias

    RESPOSTA
    A Ilha de Margarita tem sol o ano todo. Pode ir tranquilo em setembro.

  42. José Lameira disse:

    Gostaria de saber se consigo abastecer com S10 ou S50 ou similar na Venezuela

    RESPOSTA
    A informação que tenho é de que não é muito fácil abastecer com diesel na Venezuela. Mas espero que outros leitores do blog possam ajudá-lo melhor sobre o assunto.

  43. Alex Alfaia de Alencar disse:

    Oi boa noite tem alguém indo de comboio em agosto para Margarita

  44. Bruna disse:

    Oi, gostaria de saber se no trajeto Manaus /Venezuela encontro em postos o diesel S10 ?

    RESPOSTA
    Temos a informação de que é difícil abastecer com diesel na Venezuela. Se alguém que ler o post já tiver passado por essa experiência e quiser compartilhar, agradecemos.

  45. waldir juliao disse:

    gostari de saber quanto esta custando o ferri para atrevesa

  46. Maria castro disse:

    Viajei pra Margarita de ônibus em julho de 2016 pela Eucatur, minha filha, meu neto e eu, saindo de Manaus, as 19 hs. Chegamos em boa vista 05 hs da manhã, onde fizemos conexão, deu tempo de tomarmos banho e tomamos café, 08 hs partimos rumo a Santa Helena, onde são apresentados os documentos para os permissos, almocamos na rodoviária onde trocamos nossos reais por bolívar, partimos para Puerto lá cruz, passando por lugares lindíssimos, apezar de eu gostar de viajar de setembro em diante, quando as margens da estrada estão alagadas e muitos pássaros, mesmo assim vimos alguns. Chegamos em Puerto lá cruz 05 hs da manhã do outro dia, fomos de Ferri, boa viajem, em Margarita ficamos no hotel puerta del sol, muito bom, com café da manhã incluso na diária, só não tinha açúcar e leite, sorte que nós levamos. O café inclui frutas, ovos, pães variados, queijo, presunto, sucos de frutas, e bastante arepas e empanadas. Como essa é a quarta vez que viajo, aproveitei pra repetir o city tour e conhecer novas praias, obs: em 2014 nós ficamos no hotel colibri, mais barato e muito bom também, bem localizado, na Av. Santiago Marino, tem restaurante e café da manhã não inclusos.

    RESPOSTA
    Obrigada Maria, por compartilhar sua experiência com os nossos leitores.

  47. Erika Lopes disse:

    Olá pessoal, td bem?
    Qual empresa aérea faz manaus – Isla?
    Grata
    Erika

    RESPOSTA
    Não há mais voos regulares de Manaus para Margarita. Geralmente as agências de viagens oferecem voos fretados.

  48. Ellias Gonçallves disse:

    Olá! Bom tarde.
    Já estou desporto a viajar para margarita em dezembro a partir do dia 20/12/2016 pretendo passar 15 dia por lá de férias.. Quero saber qual Ônibus faz viagem para lá?

    RESPOSTA
    Alguém tem essa informação para ajudar o Elias? Fui de carro, não sei quais as linhas de ônibus para lá.

  49. Fernando Diogenes disse:

    Pretendo ir ainda neste mês de outubro e gostaria de saber se alguem topa ir de carro no feriado do dia 24

  50. Bruna disse:

    Por que será necessário zerar o marcador de quilômetros do carro?
    E quanto a moeda usado em margarita, qual é? Se eu for com dólares, é aceito?

    RESPOSTA
    Zerar o marcador permite que você controle os quilômetros percorridos. A moeda venezuelana é o bolívar. Você por levar dólares, mas eles terão que ser trocados no país por bolívares.

  51. Hudson disse:

    Boa Noite

    Me chamo Hudson, estarei levando um grupo de pessoas de micro ônibus, sairemos de Manaus dia 08/01/17, gostaria de informações quanto a seguro que tem que ser feito em santa Helena do carro e a distancia de Pacaraima ate Porto La Cruz se consigo faze-la em um dia inteiro de viagem, tipo saindo as 06:00 da Manha e quanto ao preço do Diesel, postos de combustível na estrada, travessia de Ferry e qual o preço cobrado pelo carro e pelas pessoas, como nunca fiz essa viagem gostaria de informações para evitar contra tempos.

    Aguardo comentários!

    RESPOSTA
    É possível ir de Pacaraima até Puerto La Cruz em 1 dia. Quanto as despesas de combustível,ferry e seguro, sugiro que você pesquisa os valores atualizados no https://www.facebook.com/groups/IlhaMargarita/?fref=ts

  52. Kate disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber como funciona a ida de avião, saindo de Manaus. Procurei nas companhias aéreas, mas não encontrei disponibilidade de passagens no período de 28.12.2016. Tem alguma agência que você pode indicar para eu entrar em contato? E de ônibus, como funciona a ida partindo de Manaus? Caso saiba algum telefone que eu possa entrar em contato, agradeceria, também.

    RESPOSTA
    A Paradise Tur trabalha com pacotes para Margarita. O site da empresa é esse http://www.paradisetur.com.br/fale-conosco.html e os contatos:
    Paradise Amazonas Shopping
    +55 (92) 3648-6414
    Expediente: 10h às 22h

    Paradise Centro
    +55 (92) 3633-8301
    Expediente: 8h às 18h

    Paradise Studio 5
    +55 (92) 3613-8838
    Expediente: 10h às 22h

    Além da Paradise, você pode obter informações sobre pacotes com o Stulano, [email protected].

  53. Leyre Vieira disse:

    Gostaria de saber, como esta a atual situação na Ilha de Margarita, pretendo ir com a família dia 07/01/17, m\as estou com medo, vamos de ônibus, falam tantas coisas, que esta faltando desde água nos hoteis. Isso é verdade?

    RESPOSTA
    Não sei como está, no momento, a situação no país. Espero que algum leitor do blog possa ajudá-la com comentários.

    1. Léo disse:

      Leyre, a situação na Venezuela está bem ruim, não é a toa que todo dia 100 novos refugiados venezuelanos chegam ao Brasil, mas a situação ruim são só para os nativos, para turistas tá de boas, pode ficar tranquila, até pode acontecer racionamento de agua, comida, energia e etc, mas para a população venezuelana, não para turistas em hotéis!

  54. Veronica disse:

    Alguem por favor sabe me dizer quanto custa a passagem de puerto de la cruz a punta de piedras?? em reais

  55. Marjory disse:

    Pessoal, estou querendo ir com meu namorado de Manaus para Isla magarida.
    1. Qual as cias que fazem esse passeio com hotel all incluse?
    2. vale apena ir de onibus ( qual o valor) e pagar hotel por fora?
    3. Qual hotel vcs recomendam e preço?
    4. Alguém ta indo em comboio nessa data?

    Se alguém tiver essas informações e pude me passar eu fico grata!!!

    Atenciosamente,
    Marjory

  56. ANDREA FAV disse:

    Parabéns por essa publicação, muito detalhada, foi a melhor que encontrei.
    Eu e meu marido estamos em fase de planeamento de uma grande expedição, sairemos de Honduras (ele é hondurenho), descermos até a Argentina e então voltaremos pelo Brasil, entrando na Venezuela rumo a Cartagena na Colômbia, e depois de volta a Honduras.
    Gostaria de saber se alguém ja cruzou a Venezuela de carro fazendo nesse roteiro de entrada por Santa Elena Uiraén, indo rumo a Caracas e depois Colômbia.
    Se alguém ja fez e tiver dicas para me passar agradeço muito.

    RESPOSTA
    Oi Andrea. Não fiz esse percurso, então não tenho como te ajudar. Mas vamos torcer para que algum leitor do portal tenha feito essa viagem.

  57. Max disse:

    Olá pessoal,

    VI alguns comentários que vem desde 2015 até o momento.

    Eu gostaria de saber como esta a situação atual, penso em viajar no fim do ano, média de 04 carros.

    Desde já agradeço.

    No aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *