19/05/2024

Alentejo: 7 castelos imperdíveis na região vinícola de Portugal

Reconhecido por seus vinhos, paisagens naturais e praias intocadas, o Alentejo também surpreende os viajantes com seu impressionante patrimônio histórico. A região mais autêntica de Portugal tem vilarejos medievais encantadores que abrigam construções magníficas, como igrejas, conventos e castelos, que são cheios de história para contar. Em alguns deles, inclusive, é possível se hospedar e desfrutar uma verdadeira vida de realeza.

Confira sete castelos imperdíveis no Alentejo:

Arraiolos

Um dos poucos castelos no mundo com uma arquitetura circular, está situado a apenas 20 minutos de Évora, no topo do Monte de São Pedro, rodeado por uma muralha em forma de elipse. Além de visitar o castelo, é possível apreciar uma bela visão maravilhosa dos campos alentejanos.

Alentejo: 7 castelos imperdíveis na região vinícola de Portugal

Castelo de Arraiolos. Foto: Victor Carvalho/Divulgação

 

Beja

O destaque desta construção é a torre que conta com 40 metros de altura. Mais que o tamanho e a imponência, no entanto, essa parte do castelo tem também uma beleza ímpar. O visitante pode subir seus 200 degraus para conferir uma vista de tirar o fôlego. A torre é composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

Alentejo: 7 castelos imperdíveis na região vinícola de Portugal

Castelo de Beja. Foto: Turismo no Alentejo

 

Elvas

Apesar de não ser um castelo, mas sim uma fortaleza, o Forte de Nossa Senhora da Graça, oficialmente denominado como Forte Conde de Lippe, merece destaque. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO juntamente com às demais construções históricas de Elvas, é um dos melhores exemplares da arquitetura militar portuguesa. Devido a sua proximidade com a Espanha, até mesmo a cidade foi desenvolvida como uma verdadeira fortaleza e os turistas podem explorar diversos fortes e fortins espalhados pelo destino.

Elvas, Alentejo, Portugal

Em Elvas, o Forte de Nossa Senhora da Graça. Foto: Turismo no Alentejo

 

Estremoz

Com a espetacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco, foi construído originalmente para a Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de ter transformado moedas em rosas no século 14. Atualmente, o edifício abriga uma pousada cheia de charme, com decoração e mobiliário que remetem aos tempos medievais.

Estremoz, Alentejo, Portugal

Castelo de Estremoz. Foto: Turismo no Alentejo

 

Evoramonte

O formato peculiar chama a atenção dos viajantes. Formado por quatro torreões arredondados, conta com três pisos nobres no estilo do Renascimento Italiano, e suas salas monumentais têm abóbadas góticas impressionantes.

Castelo de Evoramonte. Foto: Turismo no Alentejo

 

Marvão

O Castelo de Marvão fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude, esbanjando uma vista e tanto. Todo construído em pedras, do topo da sua torre pode-se ver até mesmo além das fronteiras portuguesas. Ele também impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.

Castelo de Marvão. Foto: Turismo no Alentejo

 

 

 

Monsaraz

Localizado em um charmoso vilarejo medieval nos arredores do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, o castelo é um dos pontos mais visitados por ali. Situado no topo de um monte, por entre pequenas ruas de pedras e casinhas pintadas de branco, o lugar tem ainda uma outra atração muito procurada: seu pôr do sol magnífico.

A Torre do Castelo em Monsaraz. Foto: Turismo no Alentejo

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *