Conhecido por suas profecias, o astrólogo e vidente Nostradamus descreveu muito bem a beleza da pequena cidade de Ménerbes, na Provence, sul da França: ‘É um navio à deriva em um mar de vinhas”. Localizada no alto de uma colina, essa pequena cidade provençal construída no século XII faz jus ao título dos mais belos vilarejos da França (Les Plus Beaux Villages de France).
É um prazer percorrer suas ruas estreitas e apreciar as antigas casas de pedra. Muitas lojinhas e restaurantes se espalham pelas vielas e ao redor da cidade há belas vistas dos campos. Aqui, o mais gostoso é caminhar sem destino.
A construção da cidadela ocorreu no século XII e sua localização deve-se mais a questões estratégicas de defesa do que à beleza do cenário ao seu redor. Durante a Idade Média, os habitantes da cidade viviam atrás de paredes fortificadas e os comerciantes entravam na aldeia por um dos dois portões, o de Saint-Sauveur e o de Notre-Dame, ambos destruídos no século 19.
Acredita-se que Menerbes vem de Minerva (Minerve em francês), a deusa romana da sabedoria, da guerra estratégica e uma defensora das artes. Essa vila tranquila atraiu a atenção de vários artistas, como o escritor inglês Peter Mayle, autor dos best-sellers “Um ano na Provence” e “Um bom ano”, que virou o filme de Ridley Scott com Russel Crowe e Marion Cotillard; a fotógrafa e pintora francesa Dora Maar, “musa” de Picasso; o pintor Nicolas de Staël; o poeta e político Clovis Hugues, e o produtor de cinema Yves Rousset-Rouard, que chegou até a ser prefeito da cidade.
O certo é que a vila mantém seu ar bucólico, que atraiu tantas personalidades, e merece entrar no roteiro de uma visita pela Provence.
Veja mais fotos de Ménerbes:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI