16/10/2019

Roteiro por Ronda, a pérola dos ‘Pueblos Blancos’ da Andaluzia

Atualizado em 18/06/2018

Uma das cidades mais antigas da Espanha, Ronda faz parte da rota dos Pueblos Blancos, pequenos vilarejos espalhados nas províncias de Málaga e Cádiz, na Andaluzia. A sua maior atração, sem dúvida, é a localização espetacular, em cima de um penhasco, às margens de um desfiladeiro, o “el tajo de Ronda”, que a divide em duas partes: a antiga vila árabe, chamada La Ciudad, ao sul; e a “nova” aldeia, chamada El Mercadillo.

A Puente Nueva, construída no século XVIII, liga as duas partes da cidade e é o ponto turístico mais fotografado. Não é para menos: as casas na beira do penhasco parecem desafiar a gravidade. Um dos melhores pontos para fotografá-la é do vale, que pode ser alcançado através de uma trilha de paralelepípedos, ou do mirante localizado no final do passeio que começa ao lado do Parador de Ronda.

Ronda, um dos belos Pueblos Blancos na Andaluzia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A Puente Nueva vista do vale. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos/AmazonaseMais

Casas construídas à beira do penhasco, numa visão do alto da ponte.

ronda31

Localização da cidade impressiona.

ronda22

Parador de Ronda, com custo-benefício incrível fora da alta estação, que ocorre em março-abril e agosto-setembro

ronda21

Caminho de paralelepípedos e chão que leva ao vale.

 

ronda16

Mirante, para você desafiar a gravidade.

O desfiladeiro é chamado ‘el tajo de Ronda’, vencido pela poderosa engenharia romana em tempos ancestrais.

Ronda tem uma rica história, com origem nos tempos pré-históricos. Durante a ocupação árabe foi a capital de uma das áreas adminitrativas de Al-Andalus: o califado de Córdoba. Depois foi conquistada pelos reis católicos, passando por profundas transformações econômicas e culturais, que se refletiram na arquitetura da cidade.

A cidade oferece deliciosos passeios por seu labirinto de ruas sinuosas, com o casario branco e monumentos. Não deixe de visitar a Plaza dos Toros, a primeira arena de touros da Espanha, inaugurada em 1785, que deu fama às touradas espanholas. Foi lá que Pedro Romero, cuja história é contada em verso e prosa pelos moradores, desceu do cavalo e enfrentou o touro no chão, pela primeira vez. Foi ele também quem criou as regras da tourada como é conhecida hoje.

Outras atrações são as muralhas e portas islâmicas, os palácios do Rei Mouro, dos Marqueses de Moctezuma, e o de Mondragón.

ronda15

Plaza dos Toros.

ronda1

As muralhas da cidade.

ronda

Porta islâmica.

ronda28

As estreitas ruas de Ronda.

ronda32

Praça principal, ao lado da Puente Nueva e onde o GPS te coloca quando você marca o hotel Parador de Ronda.

ronda29

Ronda, cidade romântica da Espanha.

ronda19

Influência moura e portuguesa na arquitetura da cidade

ronda27

Belos campos cercam Ronda.

 

Serviços:

Como chegar

Tem ônibus a partir de Sevilha, Málaga, Cádiz e Gibraltar. Também há trem a partir de Madri, com média de 4 horas de viagem.

De carro são 132 km até Sevilha (média 2h de viagem). De Madri, são 553km. Consulte outros itinerários no site www.viamichelin.pt

 

Onde ficar em Ronda

Há uma variada rede de hotéis e pousadas em Ronda. Com localização privilegiada, destacamos o Parador de Ronda, ao lado da Puente Nueva, que faz parte da rede de paradores da Espanha, pousadas ambientadas em castelos, conventos ou outros monumentos.

ronda6

Parador de Ronda, hotel com localização espetacular ao lado da Puente Nueva.

 

Onde comer em Ronda

Há várias opções de restaurantes em Ronda. Não deixe de experimentar as famosas ‘tapas’, petiscos de diversos sabores. Outro forte da região é o Rabo de Toro, a nossa rabada.

Se você quiser mergulhar no mundo das touradas saboreando as delícias regionais, um local interessante é o Restaurante Pedro Romero, nome do famoso toureiro apontado como criador das regras das touradas, com localização em frente à Plaza dos Toros. A decoração é toda uma referência às famosas touradas espanholas, com cartazes, fotos e com direito até mesmo a cabeças de touros empalhadas nas paredes. Chame um garçom, use seu portunhol e pergunte quem é Pedro Romero. Prepare-se para uma viagem ao mundo das touradas.

Ronda é um desses lugares espetaculares que o mundo parece esconder a sete chaves, mas cujo acesso é livre e está à mão. Basta querer. E vale a pena.

 

Mais fotos de Ronda:

 

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

3 thoughts on “Roteiro por Ronda, a pérola dos ‘Pueblos Blancos’ da Andaluzia”

  1. Margareth disse:

    Olá, muito show esse blog. Estou me organizando para fazer uma bate volta de Sevilha a Ronda. Gostaria de saber qual a empresa que faz de Sevilha a Rõnda. Quais restaurantes recomenda ? Quais passeios nesse 1 dia em Ronda? Obrigada!

    RESPOSTA
    Fizemos a viagem de Sevilha a Ronda de carro, passando por outras cidades da Andaluzia. De carro, de Sevilha a Ronda, o percurso é de cerca de 1h30. Não encontrei trens diretos ligando as duas cidades, mas você pode fazer a consulta no site da Renfe (http://www.renfe.com). É possível chegar de ônibus, mas a viagem dura cerca de 2h30. Consulte http://samar.es/empresa/samar/losamarillos. Acredito que em Sevilha as agências de turismo ofereçam passeios para Ronda, mas não tenho certeza já que não contratei nenhum serviço com elas.
    Em Ronda, os passeios imperdíveis são a Puente Nueva, com as casas construídas na beira do precipício, e a Plaza dos Toros. A cidade é muito bonita e circular pelas ruas é um passeio agradável. Conhecemos o restaurante Pedro Romero, com uma decoração inspirada nas touradas, e o restaurante El Torero, onde comemos um saboroso Rabo de Toro (rabada), um dos pratos típicos da região.

  2. lea suely disse:

    Olá !!! Parabéns por compartilhar tanta informação. Estou planejando minha viagem para Andaluzia em março/17.
    Pretendo de trem ou onibus Cordoba, Sevilha, bate e volta ate Jerez de la Frontera, Granada, Ronda, Madrid. Como vi que vc foi de Sevilha para Ronda e tb para Jerez pensei tb nessa alternativa. Em Ronda como vou chegar no final do dia será que duas noites seria melhor para ter um dia inteiro. Se puder me ajudar agradeço

    RESPOSTA
    Oi Léa. Fiz o percurso de carro pela Andaluzia. Segui de Madri para Córdoba de trem. Deixei as malas na estação e fui visitar a cidade. Depois peguei o carro e segui para Granada, depois Málaga, Gibraltar, Ronda, Cádiz, Jerez e Sevilha. Já que você chega no final do dia em Ronda, acho que o ideal é dormir dois dias ou, então, deixar a cidade na tarde do dia seguinte.

  3. Alberto da Cruz Fernandes disse:

    Para além da espectacular beleza de Ronda, um pormenor a acrescentar para os aficionados das touradas (que não é o meu caso): tem a maior praça de touros que existe e também o seu desenho é invulgar. Junto o que diz a wikipedia a respeito:
    El auge del toreo llevó a la Real Maestranza de Caballería de Ronda a erigir su famosa plaza, obra que se atribuye a Martín de Aldehuela, el mismo arquitecto del Puente Nuevo sobre el Tajo de Ronda. La construcción de la plaza duró seis años, y fue inaugurada en 1785 con una corrida de toros en la que actuaron Pedro Romero y Pepe-Hillo. Concebida en piedra arenisca con un esquema monumental, la nobleza de su traza arquitectónica, con su doble galería de arcadas y la ausencia de tendidos al descubierto, tiene más espíritu de claustro que de recinto para espectáculos, y recuerda al patio circular del famoso palacio de Carlos V en la Alhambra de Granada.
    Su ruedo de 66 metros de diámetro está considerado como el más amplio del mundo y está circundado por un callejón formado por dos anillos de piedra. Los tendidos tienen cinco filas de gradas, de dos pisos, con 136 columnas formando 68 arcos de columnas toscanas, salvo la del Palco Real. Cubierta con tejado a dos aguas de teja árabe, la elegancia de su interior no tiene igual en ninguna otra plaza de toros.

    Felicitações pela sua página e desejo mais viagens bonitas e comentários sempre excelentes como os que acabo de ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com