16/10/2019

Na rota dos Pueblos Blancos, na Andaluzia: toda a beleza da espanha rural

No meio de encostas de um verde luxuriante, elas vão surgindo ao longo da estrada com suas casinhas pintadas de branco que se destacam ainda mais sob o sol forte. São pequenas aldeias que formam os chamados Pueblos Blancos, localizadas nas províncias de Cádiz e Malága, na região da Andaluzia, no Sul da Espanha.

A região é um roteiro perfeito para quem gosta de viagens de carro. Não há uma rota específica. São 20 cidades conhecidas como Pueblos Blancos e cada um monta o seu roteiro, decidindo aquelas que quer visitar, onde comer, quando ficar. Você pode sair de carro de Sevilha, Granada ou Málaga e ir conhecendo essas cidades, cujo exotismo se explica – como quase tudo na Andaluzia – pela dominação dos mouros, árabes muçulmanos. Eles levaram menos de uma década para conquistar e ficaram lá por longos oito séculos.

pueblos42

El Gastor, uma das pequenas cidades que compõem os Pueblos Blancos. Fotos: Marcos Santos/ Tereza Cidade

estrada2

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

O roteiro é excelente para quem gosta de dirigir.

ronda26

Ronda, uma das belas surpresas da rota dos Pueblos Blancos. .

setenil6

Setenil de Las Bodegas e suas curiosas casas ‘cavadas’ nas rochas.

estrada3

As belas estradas da Andaluzia…

estrada6

que vão serpenteando por campos cultivados…

estrada

… e olivais a perder de vista.

O cenário é deslumbrante. A viagem cênica passa por olivais, amplos campos cultivados e serras, oferecendo vistas espetaculares da Andaluzia. Também é a oportunidade de conhecer um pouco mais da fascinante história da dominação árabe na região, que deixou um rico patrimônio cultural e arquitetônico.

Nesse roteiro, a primeira parada é em Ronda, a cidade de localização mais espetacular dos Pueblos Blancos, distante 1h30 de Málaga, ponto de partida da viagem de carro. Ronda fica localizada no alto de um penhasco, à beira de um desfiladeiro, o ‘El tajo de Ronda’, que a divide em duas partes: a antiga vila árabe, chamada La Ciudad, ao Sul; e a “nova” aldeia, chamada El Mercadillo. A Puente Nueva, construída no século XVIII, liga as duas partes da cidade e é o ponto turístico mais fotografado.

pueblos

O azul do lago de Zahara de La Sierra.

el gastor

El Gastor e seus vasos floridos nas fachadas das casas.

pueblos10

Um trecho da estrada, que vai contornando as serras.

pueblos5

Grazalema fica no meio de serras

pueblos6

Paisagem vista de um mirante de Grazalema.

pueblos14

Visão de um dos paraísos nos pueblos blancos.

pueblos31

Os pueblos blancos podem ser vistos de longe, distribuídos entre as serras, andando pelas estradas.

Depois de curtir Ronda e pernoitar na cidade, se prepare para um dia mais puxado. Acorde cedo e siga adiante para Setenil de Las Bodegas, distante 30 quilômetros, um município da província de Cádiz. É um pequeno vilarejo, cortado pelo rio Tejo, que se destaca por suas casas ‘cavadas’ nas rochas ou construídas sobre penhascos.

O próximo destino é Zahara de la Sierra, encravada em um terreno montanhoso e cercada pelo lago que leva seu nome. Siga depois para El Gastor, com suas ruas estreitas e vasos de flores nas fachadas das casas, e depois para Grazalema, outro belo povoado da região, onde vale parar para almoço.

Depois, de volta ao volante, siga para El Bosque, com castelo e ruínas que remontam à época romana, e Arcos de La Frontera, um belo exemplo da arquitetura andaluza, que fecha a jornada pelos Pueblos Blancos. Fica em cima de um penhasco e traz um labirinto de ruas estreitas e casas caiadas de branco. É uma boa opção para pernoite.

Esse roteiro é de dois dias na região, com um dedicado exclusivamente a Ronda. É claro, com mais tempo, você pode conhecer calmamente os vilarejos e incluir outros, como Olvera, famosa pelo azeite de alta qualidade e pela fortaleza árabe; ou Ubrique, um regresso à história árabe da região, para citar apenas alguns lugares.

Compõem os pueblos blancos as cidades de Alcalá del Valle, Algar, Algodonales, Arcos de la Frontera, Benaocaz, Bornos, El Bosque, El Gastor, Espera, Grazalema, Olvera, Prado del Rey, Puerto Serrano, Setenil de las Bodegas, Torre Alháquime, Ubrique, Vejer de la Frontera, Villaluenga del Rosario, Villamartín e Zahara de la Sierra. Foi lá que os mouros se refugiaram, empurrados pelos cristãos, ao longo de séculos.

pueblos13

O carro é o meio de transporte indicado para percorrer essa rota.

pueblos12

O roteiro também está na lista dos preferidos dos motoqueiros.

pueblos11

Grazalema.

 

Quando ir

A alta temporada na Andaluzia é de abril a maio e de setembro a outubro. No verão, a região é muito quente, registrando temperaturas acima dos 40º C. No inverno, pode nevar em algumas áreas, especialmente nas altitudes mais elevadas onde estão os pueblos blancos.

 

Como chegar

Não há voos diretos para a Espanha partindo de Manaus. Pela TAP, você faz conexão em Lisboa, onde passa pela alfândega, e segue em outro voo para Madri, Sevilha ou Málaga. Nessas cidades, você pode alugar um carro e fazer o roteiro pelos pueblos blancos.

Para traçar seu roteiro rodoviário consulte www.viamichelin.com

 

Onde ficar

Ronda e Arcos de la Frontera têm uma boa infraestrutura de hospedagem, mas há hotéis em praticamente todos os vilarejos. Consulte hotel.com ou booking.com

 

Leia também:

Ronda, uma pérola dos ‘Pueblos Blancos’ da Andaluzia, herança espanhola de mouros e cristãos

A singular Setenil de Las Botegas, com suas casas esculpidas na rocha, é atração dos Pueblos Blancos

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

2 thoughts on “Na rota dos Pueblos Blancos, na Andaluzia: toda a beleza da espanha rural”

  1. JUELY FRIAS PRECINOTI disse:

    PRETENDO FICAR 30 DIAS EM ANDALUZIA,VISITANDO SEVILHA,GRANADA,MALAGA E PRINCIPALMENTE PUEBLOS BLANCOS, SE HOSPENDANDO EM ALGUNS DELES
    TEM ALGUM ROTEIRO MAIS LONGO ,ONDE POSSA APROVEITAR MELHOR
    HOSPEDAGEM
    RESTAURANTES
    E ONDE DEIXAR O CARRO?

    RESPOSTA
    Não tem como eu fazer um roteiro detalhado para você, mas posso dar algumas dicas.
    Em 30 dias você pode fazer uma viagem de carro bem tranquila pela região, inclusive visitando locais que não cheguei a ir por falta de tempo.
    Começaria pegando o carro em Sevilha e indo para Córdoba, onde passaria uns dois dias. Depois, pegaria o carro e iria até Baeza, onde ficaria um dia, e depois para Granada, onde ficaria uns cinco dias (não esqueça de comprar o tíquete para visitar a Alhambra). Aproveite para fazer bate-volta para Sierra Nevada e tiraria um ou dois dias para fazer um passeio a Las Alpujarras.
    Depois seguiria para Málaga, onde ficaria mais três dias. De Málaga seguiria para Marbella ou outra cidade na Costa do Sol, área praiana da Espanha. Passaria pelo menos dois dias nessa região. Depois começaria o percurso pelos Pueblos Blancos. Você pode se hospedar em Ronda e visitar com calma os outros pueblos, como Grazalema, Setenil e Arcos de La Fronteira). Aqui ficaria quatro a cinco dias. Depois seguiria para Cádiz, onde ficaria pelo menos dois dias, e depois para Sevilha, onde deixaria o carro e ficaria mais quatro dias.
    Gibraltar, uma possessão inglesa que fica próxima à Costa do Sol, também pode ser incluída no roteiro, mas lá a moeda é libra esterlina.
    Com tanto tempo na Espanha não deixaria de visitar Madri, que está ligada à Sevilha por trem rápido. Ainda vamos publicar posts sobre outras cidades da Andaluzia.
    Quanto a hotéis e restaurantes, vou ficar devendo. Acho que a escolha depende muito do seu estilo de viagem (sofisticado, simples, mochileiro). Quanto ao carro, procure reservar hotéis com estacionamento.

    Espero ter ajudado.

  2. Mi madre Esperança Varea… su padre Manoel Varea Ruiz…ciuda:: Martos, provincia de Jaen…Andaluzia
    A mi me gustaria mucho conocer la herança religiosa de los arabes, em Andaluzia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com