16/05/2022

Gramado e Canela: roteiro completo pela Serra Gaúcha

Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, figuram entre os principais destinos de inverno do Brasil. Mas quem pensa que só é bom no frio está muito enganado. Essas duas cidades-irmãs, separadas por apenas 7km, têm atrações para todas as estações do ano e faixas etárias.

De início, o que chama a atenção é a arquitetura própria da colonização europeia e com forte influência alemã, que conquista ao primeiro olhar.  A gastronomia é outro ponto forte, com destaque para as sequências de fondues (queijo, carnes e chocolate), massas italianas, galetos e o famoso café colonial (adeus, regime!).

Parques, museus, bares e um comércio variado garantem a diversão para vários dias. As atrações são tantas que fica difícil montar um roteiro sem deixar nada de fora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

As duas cidades têm no inverno, que vai de junho a agosto, o auge da temporada. As temperaturas podem ficar negativas e tudo fica mais caro. O Natal Luz, evento de Gramado realizado em dezembro, também é um período de alta procura, assim como o Festival de Cinema de Gramado, em agosto. Mas a cidade tem muito o que oferecer durante todo o ano.

Gramado e Canela: roteiro completo pela Serra Gaúcha

Av. Borges de Medeiros com a Paróquia São Pedro. Fotos: Amazonas e Mais.

Gramado e Canela: roteiro completo pela Serra Gaúcha

A Fonte do Amor Eterno e seus cadeados.

A sede da Prefeitura Municipal de Gramado.

Gramado e Canela: roteiro completo pela Serra Gaúcha

Palácio dos Festivais

Atrações de Gramado

Gramado fica a 115km de Porto Alegre e o percurso pode ser feito de carro alugado ou por translado. Aproveite a chegada na cidade para fazer fotos nos pórticos, são dois: o pórtico estilo bávaro (via Nova Petrópolis) e o estilo normando (via Taquara).

No centro de Gramado há várias atrações turísticas. A principal via da cidade é a Av. Borges de Medeiros, com muitas lojas, restaurantes e hotéis. Na área do centro ficam a bela Paróquia São Pedro com as esculturas dos doze apóstolos na praça em frente; o Palácio dos Festivais (onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado); a Fonte do Amor Eterno, ao lado da Igreja de São Pedro, onde casais apaixonados prendem cadeados com seus nomes à grade como jura de amor eterno.

Vá também ao Mundo de Chocolate, o primeiro parque de chocolate das Américas e com esculturas de atrações do mundo todo, com até 4 metros, feitas totalmente de chocolate. O local conta ainda com um café e pâtisserie e vários tipos de chocolates estão à venda.

Outro ponto turístico é a Rua Coberta, com 100 metros de extensão que sedia eventos e reúne lojas, restaurantes e bares. Também chama a atenção a Rua Torta, inspirada na Lombard Street, a famosa rua sinuosa de San Francisco. O nome oficial é Rua Emilio Sorgetz. Ela está situada de frente para a Praça das Etnias, onde você pode comprar artesanato.

O prédio da Prefeitura Municipal de Gramado é considerado um ponto turístico porque apresenta traços arquitetônicos de origem alemã e tem um brasão do município. Fica localizada a apenas duas quadras da Avenida Borges de Medeiros.

Lago Negro e atrações para crianças

Fora da área central, mas perfeito para um passeio ao ar livre é o Lago Negro, com pedalinhos, trilhas ao redor, restaurantes e locais para comprar artesanato.

Para quem viaja com crianças, há atrações que os pequeninos e os adultos adoram. O Mini Mundo é uma delas, com réplicas em miniaturas (as obras feitas manualmente são até 24 vezes menor do que o tamanho natural) de monumentos famosos do Brasil e de outros países. O Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel também é muito procurado porque tem como tema o Natal e abre o ano todo.

Gramado e Canela: o que fazer

Rua Torta. Fotos: Amazonas e Mais

O Lago Negro.

A Rua Coberta

Fora do Centro

Uma das maiores atrações de Gramado é o Parque Snowland, um mundo gelado para quem quer brincar na neve em qualquer estação (até no verão). Tem patinação no gelo, snowboard, boia gigante, além de espetáculos. Fica a 10 minutos do centro de Gramado.

Na entrada da cidade, fica Le Jardin Parque de Lavandas, um belo jardim de lavandas e outras espécies de flores com café e loja temática, e o Zoo de Gramado. O Aquamotion é o novo parque aquático indoor de Gramado com piscinas aquecidas e o Parque Olivas de Gramado, a 25 minutos do centro, tem uma bela vista do cânion da Pedra Branca. O local, que imita uma fazenda, foram plantadas 120 mil mudas de oliveiras e você pode fazer degustação de azeites de oliva.

Museus diversos 

Na Avenida das Hortências, estrada que liga Gramado e Canela, você encontra várias atrações, principalmente museus. Há o Dreamland Museu de Cera, com réplicas de cera de artistas e personalidades mundiais; o Harley Motor Show, uma combinação de bar temático e museu decorado com motos Harley Davidson; o Super Carros, que tem modelos de carros como Ferrari, Porscher, Corvette e Lamborghini para você ver de pertinho ou até mesmo dirigi-los; o Hollywood Dreams Cars, museu de caros antigos; o Mundo a Vapor, um museu dedicado ao maquinário a vapor; o Museu do Perfume Fragram, que mostra todo o universo que gira em torno dos perfumes.

Ao longo da estrada, há café coloniais e as famosas lojas de chocolates, como a Prawer e a do Caracol, que contam a história do chocolate.

Parque Snowland, diversão na neve. Foto: Divulgação

Aquamotion, parque aquático indoor. Foto: Divulgação

Gramado e Canela: o que fazer

Le Jardin Parque de Lavandas. Foto: Amazonas e Mais.

Como chegar

Não há aeroportos em Gramado. A partir de Porto Alegre é possível ir com um carro alugado, Uber, ônibus (que sai do aeroporto Salgado Filho) ou com o serviço de vans compartilhadas oferecidos por agências de turismo. Fica a 115km de Porto Alegre e a 120km de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos.

Onde ficar

Gramado tem uma ampla rede hoteleira. O melhor é procurar o que cabe no seu bolso nos sites como Booking.com (ajude a manter o portal acessando o link que está na nossa página. Ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso) e hoteis.com.

Aqui algumas sugestões de boas opções de hospedagem:

Hotel Serra Azul – A localização é excelente, no miolinho do centro de Gramado, na av. Borges de Medeiros.

Hotel Casa da Montanha – hotel luxuoso, a dois quarteirões do Palácio dos Festivais.

Hotel Vovô Carolina – hotel simples, mas bem localizado.

 

Gramado e Canela: restaurantes

Pizzaria Hector, inspirada no mundo da magia e das bruxos. Fotos: Amazonas e mais

A galeteria Mamma Mia.

Gramado e Canela: restaurantes

A sequência de fondues. Esse é o de carnes com molhos diversos.

St. Gallen, um dos bons restaurantes de Gramado.

Café colonial. Foto: Divulgação

Onde comer em Gramado

A gastronomia em Gramado é de qualidade e bem diversificada. Para quem quer saborear a comida italiana, principalmente pastas, tem a Cantina Pastasciutta entre as melhores. Para os galetos e comida farta, os tradicionais Mamma Mia e o Nonno Mio. Para carnes de corte argentino, o Malbec Restaurante é uma boa pedida.

Quem vai a Gramado deve experimentar o café colonial, uma mesa farta inspirada na comida dos imigrantes italianos e alemães. Alguns tem mais de 80 variedades de produtos, como pães, bolos, pasteis e embutidos. Os mais tradicionais são o Bela Vista Café Colonial e o Gramado Café Colonial.

Outra tradição gastronômica de Gramado são os fondues (prato típico suíço), ou melhor, a sequência de fondues. Funciona assim: primeiro é servido o fondue de queijo com acompanhamentos como pão, polenta, cenoura e batata. Você pega o pão ou outro acompanhamento e mergulha no queijo; depois segue o de carnes (boi, porco e frango) que são mergulhadas no óleo ou colocadas sobre uma chapa quente e vêm acompanhadas de molhos variados; para finalizar, o fondue de chocolate com frutas diversas. Entre os bons restaurantes de fondues da cidade estão o St Gallen e o Belle du Valais.

Também não deixe de visitar as pizzarias temáticas. Entre as mais famosas está a Hector, que segue a temática de uma escola de magia; a Cara de Mau, que traz o mundo dos piratas; e a Kongo, inspirada nas florestas tropicais africanas.

Bate-volta

Se você estiver de carro, também vale fazer um bate-volta ou até pernoitar alguns dias em Bento Gonçalves, para conhecer as vinícolas e atrações do Vale dos Vinhedos e Caminho de Pedras. A cidade de Nova Petrópolis também é um charme, com destaque para o Parque do Imigrante, o labirinto e o relógio das Flores.

Para ver as atrações de Canela, a cidade-irmã de Gramado, é só clicar AQUI.

 

Veja mais fotos de Gramado:

Fotos: Amazonas e mais.

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *