19/08/2022

Canela: roteiro completo com passeios, hotéis e restaurantes

Canela: roteiro completo com passeios, hotéis e restaurantes

Canela tem parques com belos cenários e passeios radicais, como o Bondinhos Aéreos – Parques da Serra. Na foto, o ‘voo’ na Eagle com a Cascata Caracol ao fundo. Foto: Divulgação

Localizada a apenas 7km de Gramado, Canela tem uma natureza privilegiada, com matas de araucárias, quedas d’águas, morros e vales. Por conta disso, concentra parques que exploram os cenários de belezas naturais que atraem milhares de visitantes todos os anos para a Serra Gaúcha. Reserve pelo menos dois dias de seu roteiro para explorar as principais atrações de Canela.

Você pode começar o passeio pelo Bondinhos Aéreos – Parques da Serra, que oferecem uma vista incrível da Cascata Caracol e da mata que a cerca. São três estações de parada: a central, ponto mais alto do passeio, com área de alimentação; a estação animal, 130 metros abaixo da primeira, com mirante e pequenas trilhas no meio da mata; e a estação cascata, que permite admirar de perto a Cascata do Caracol. Depois desça as escadas para o subsolo da Estação Central e prepare-se para a Eagle, uma cadeira tirolesa que simula o voo de uma águia. Só para os fortes!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A próxima atração é o Parque Estadual do Caracol, um dos maiores pontos turísticos do sul do Brasil que abriga a maior cachoeira do Rio Grande do Sul. A Cascata Caracol tem 131 metros de altura. O parque tem um elevador panorâmico (pago à parte), trilhas e mirantes.

Também merece uma visita o Parque da Ferradura, onde fica o Castelinho Caracol, uma antiga residência hoje transformada em um museu e famosa por seu apfelstrudel (torta de maçã). O parque tem mirantes para belos cenários e espaço para piqueniques.

Outro superlegal é o Alpen Park, que tem atrações como montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, arvorismo, passeio de quadriciclo, escalada e descida em trenó. O parque oferece um cenário muito bonito da Serra Gaúcha.

A mais recente atração de Canela, inaugurada no fim de 2020, é a Skyglass Canela, uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros sobre o vale do Rio Caí. A plataforma conta com um monotrilho com dez cadeiras suspensas e uma vista surpreendente para o Vale da Ferradura. Parece que você está flutuando sobre o vale. Demais!

Cansou? Mas ainda não acabou. Ainda tem o Ecoparque Sperry, uma reserva natural com belos cenários e cachoeiras. Aproveite e almoce no Bêrga Motta, restaurante que fica dentro do parque. E o Parque das Sequoias, para uma completa interação com a natureza.

Para quem viaja com crianças, o Parque Terra Mágica Florybal é uma boa pedida. A fábrica de chocolates Florybal criou um parque temático cheio de atrações com brinquedos, cinema 7D e apresentações artísticas. Outro passeio que os pequenos adoram é o Parque dos Dinossauros, um espaço cercado pela mata e com réplicas de diferentes espécies que se movimentam e emitem sons.

Cansado de tantos parques? Então é hora de visitar a Vitivinícola Jolimont e relaxar visitando as caves e fazendo uma degustação de vinhos.

Bondinhos Aéreos em Canela

Bondinhos Aéreos Parques da Serra. Foto: Divulgação

Cascata Caracol, em Canela

Cascata Caracol. Foto: Amazonas e Mais.

Canela, na Serra Gaúcha

Estação Campos de Canella. Foto: Amazonas e mais.

O Castelinho Caracol, famoso por seu apfelstrudel. Foto: Divulgação

Vista do Parque Ferradura. Foto: Amazonas e mais

Canela, na Serra Gaúcha

Mirantes no Parque Caracol. Foto: Divulgação

Skyglass, em Canela, na Serra Gaúcha

Skyglass Canela. Foto: Divulgação

 

Centro de Canela e museus

É difícil resistir a tanta beleza natural, mas não deixe de conhecer o centro de Canela, principalmente a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra. A Igreja em estilo gótico foi construída em 1953 e possui uma torre de 65 metros de altura, com 12 sinos. É cercada por um belo jardim, onde hoje está situado uma instalação com o nome da cidade. À noite, um jogo de luzes deixa o lugar mais bonito.

Pertinho da igreja fica outra atração, a Estação Campos de Canella. O local tem lojinhas, restaurantes e o Big Land, um parque onde tudo é gigante. Você entra em uma máquina de encolhimento e quando a porta abre…réplicas gigantes de brinquedos e jogos antigos garantem muita diversão para toda a família.

Canela também tem museus interessantes. Um dos mais procurados é o Mundo a Vapor, dedicado ao maquinário a vapor. Fica na estrada que liga Gramado a Canela. A fachada já chama a atenção e rende muitas fotos. Ela reproduz a famosa cena do acidente ferroviário ocorrido na França em 1895, na estação de Montparnasse. Uma locomotiva desgovernada por falta de freios atravessou a parede da estação e caiu de uma altura de 12 metros, ficando pendurada por um de seus 12 vagões.

Além desse, há o Museu dos Beatles, que tem um acervo com uma quantidade expressiva de informações sobre uma das bandas mais famosas do mundo; e o Museu do Automóvel, para os amantes de carros antigos. São mais de 40 modelos que foram fabricados entre 1920 e 1980.

Sem o glamour de Gramado, Canela oferece muitas opções de restaurantes, lojas de malhas e lã e souvenires mais em conta que na cidade vizinha. Portanto, aproveite para fazer suas comprinhas.

Onde comer:

Há uma boa gama de restaurantes em Canela. La Estácion é uma boa opção para carnes, enquanto a Forneria 847 é famosa pelas pizzas. Para fondues, o Chez Lys Blanc está entre os melhores da cidade. O Empório Canela oferece lanches, massas, sopas, saladas, carnes e peixes.

 

Onde ficar

Canela tem bons hotéis. O melhor é procurar o que cabe no seu bolso nos sites como Booking.com (ajude a manter o portal acessando o link que está na nossa página. Ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso) e hoteis.com.

Grande Hotel Canela – oferece um lago privativo, jardins lindos, piscina coberta e academia.

Hotel Laghetto Canela – localizado no centro de Canela, a 600 metros da Catedral de Pedra.

 

Última dica: o acesso aos parques são todos pagos. Portanto, o ideal é você decidir o que pretende visitar e consultar o valor do ingressos e dos passeios nos sites dos parques (os links estão na reportagem).

Veja mais fotos de Canela:

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *