31/07/2025

Veja o que fazer nos arredores de Natal: praias e outras atrações

Veja o que fazer nos arredores de Natal: praias e outras atrações

Natal tem um litoral com belas praias e muitas atrações. Foto: Amazonas e Mais

Nos arredores de Natal, capital do Rio Grande do Norte, há inúmeras atrações. Até mesmo um cajueiro que ocupa um espaço de 8.500 m² e produz cerca de 80 mil cajus na sua safra. Ele está inscrito no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior cajueiro do mundo!

Selecionamos aqui dez passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer na sua próxima viagem a Natal.  A maioria das atrações está localizada a poucos quilômetros da cidade.

O maior cajueiro do mundo fica em Pirangi do Norte. Foto: Divulgação

Cajueiro de Pirangi

O cajueiro fica em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, a apenas 12 km de Natal. A árvore cobre 8.500 m² e produz cerca de 80 mil cajus na sua safra! É considerado o maior cajueiro do mundo e, por isso, está registrado no Guinness Book, o livro dos recordes.

Dunas de Genipabu 

Localizada no município de Extremoz, próximo à Praia de Santa Rita, a cerca 20 km de distância de Natal, as Dunas de Genipabu contam com o indispensável passeio de dromedários. Trata-se de um dos maiores cartões-postais do estado, onde também é possível passear de buggy pela famosa Lagoa de Genipabu.

Veja o que fazer nos arredores de Natal: praias e outras atrações

Dunas de Genipabu, cartão postal do Rio Grande do Norte. Foto: Divulgação

Lagoa de Pitangui

Bem próximo das Dunas de Genipabu fica a Lagoa de Pitangui, ainda em Extremoz. Dunas de todos os tamanhos compõem a belíssima paisagem no entorno da Lagoa. A mais popular é a Duna Dourada, que recebeu esse nome graças ao brilho que apresenta quando bate o sol. As águas são rasas, claras e ótimas para banho. O local oferece, ainda, estrutura de lazer com passeios de tirolesa, pedalinho e caiaque.

Lagoa de Jacumã 

A Lagoa de Jacumã, no município de Ceará-Mirim, a 35 km de Natal, é famosa pelo Skibunda, no qual o turista senta em uma prancha para escorregar sobre as dunas; o Kamikaze, onde o turista é colocado em cima de uma prancha que desliza sobre uma lona instalada sobre as dunas, indo de encontro à lagoa; e o Aerobunda, em que o visitante é pendurado em uma tirolesa e é levado por cabos de aço até aterrissar no meio da lagoa.

Árvore do Amor

A atração pode ser vista na cidade de Barra de Maxaranguape, no litoral norte, e a 40 km de Natal. É o principal ponto de encontro dos casais apaixonados. Por ter suas raízes entrelaçadas, formando um coração, criou-se a tradição de tirar uma foto debaixo da árvore e amarrar uma fita para que o amor dure.

Parrachos de Maxaranguape e Pirangi

O mergulho nos parrachos de Maracajaú, em Maxaranguape, a 60 km de Natal, é conhecido como o Caribe do Rio Grande do Norte. Lá, é possível realizar mergulhos em catamarãs, apreciando a beleza da fauna e da flora. O mergulho é feito a 7 km da costa. Já os parrachos de Pirangi, em Pirangi do Norte, contam com passeio de barco e mergulho nas piscinas naturais quando a maré está baixa.

Pipa

Pipa está localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal. É conhecida por ser um local com agitada vita noturna, mas a programação diurna não deixa a desejar. Passeios de quadriciclo na Praia do Amor, na Praia do Madeiro e em Cacimbinhas, além de visita ao famoso Santuário de Pipa e às famosas vias do vilarejo a Rua do Céu, são algumas das opções turísticas. A vila, com certeza, merece mais do que um bate-volta. Fique alguns dias por lá.

Veja o que fazer nos arredores de Natal: praias e outras atrações

Praia do Amor, em Pipa. Foto: Amazonas e Mais

Touros

A cidade fica 87 km de Natal. É conhecida pelo Marco de Touros, onde, contam alguns historiadores, teria sido “descoberto” o Brasil. Quem conhece diz que é onde acontece um dos pores do sol mais bonitos do Rio Grande do Norte. Não deixe de visitar a Praia de Touro, de água mansa e emoldurada por coqueirais, recifes, casinhas rústicas e jangadas.

São Miguel do Gostoso

Localizada a 102 km de Natal, é uma região famosa pela prática de esportes como kitesurf e windsurf, devido aos fortes ventos que sopram por lá o ano todo. As praias mais famosas são a do Cordeiro e da Xêpa. Na região, encontra-se também o Farol do Calcanhar, considerado o segundo maior da América Latina. Aqui, por conta da distância – 1h30 de viagem – e pelo clima gostoso (sem trocadilho) da cidade, sugiro pernoitar pelo menos uma noite.

Praia de São Miguel do Gostoso. Foto: Amazonas e Mais

Lagoas de Alcaçuz, Arituba, Coca Cola e Carcará

No município de Nísia da Floresta, a 45 km de Natal, as lagoas de Alcaçuz, Arituba e Carcará são excelentes para banho. Para a primeira opção, algumas agências de turismo organizam passeios de quadriciclo, bem como trilhas que proporcionam um contato mais próximo com a natureza. A segunda faz parte das lagoas que pertencem ao Roteiro das águas, passeio alternativo organizado por donos de buggys da região. Na Lagoa do Carcará é possível fazer stand-up paddle, caiaque, pedalinho e quadriciclo. Já em Baía Formosa, a 100 km da capital potiguar, a Lagoa da Coca-Cola recebe o turista com suas águas escuras, devido ao solo rico em iodo e ferro, e à pigmentação das raízes das árvores, assemelhando-se à tonalidade da famosa bebida. Há quem acredite que suas águas curam e rejuvenescem.

Onde ficar:

Se decidir fazer bate e volta para essas atrações, o ideal é aconchegar-se num hotel exclusivo e luxuoso, onde será possível relaxar após um dia inteirinho explorando a região. Na Praia de Ponta Negra, a sugestão é o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, com habitações com vista para o mar, cinco piscinas outdoor, pool bar, spa L’Occitane, restaurantes, beach service e fitness center.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *