13/07/2024

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

São Miguel do Gostoso tem cerca de 10 mil habitantes e mantém o ar tranquilo de cidade do interior. Fotos: Amazonas e mais.

São Miguel do Gostoso é uma simpática vila de pescadores que começa a se consolidar como destino turístico do Rio Grande do Norte. Já tem bons restaurantes e pousadas confortáveis, mas ainda mantém aquele ar tranquilo de cidade do interior.

Com cerca de 10 mil habitantes, a vila ainda tem ruas de terra e o centrinho concentra os restaurantes e pousadas. Se você se hospedar nessa área é possível fazer tudo a pé, mas as melhores praias você só chega de carro. A alta temporada é o Réveillon, que tem uma programação intensa de shows e atrai muitos visitantes.

São Miguel do Gostoso está localizada a 110km da capital Natal, aproximadamente 1h30 de carro; 550 km da cidade de Fortaleza (CE) e 390km de Canoa Quebrada, outra vila também famosa pelas praias. Fica a cerca de 20 km da “esquina do continente”, onde o “vento faz a curva”, por isso atrai praticantes de kitesurfe e windsurfe.

O aeroporto mais próximo é o da capital potiguar, a 110 km. Para ir a São Miguel, você pode pegar um ônibus (Expresso Cabral), transfer ou fechar um pacote com agências, mas nossa dica é alugar um carro para ter liberdade no seu roteiro pela região. Como as melhores praias não ficam em São Miguel, o carro facilita muito.

Você pode combinar um roteiro São Miguel-Pipa, outro destino famoso do Rio Grande do Norte, que fica a 187km.

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

A Praia do Maceió, como outras de São Miguel do Gostoso, não tem barracas com cadeiras e guarda-sóis.

Barquinhos de pescadores no mar.

Origem do nome

Muitas pessoas têm curiosidade sobre como surgiu o nome da cidade. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, a história conta que no início havia na comunidade um celebre e hospitaleiro senhor chamado Manoel. Dizem que acolhia viajantes e mascates em sua residência e, como de costume a época, reunia todos ao lado da casa para longas e agradáveis conversas. Detentor de uma narrativa e humor peculiares, S. Manoel, após cada relato engraçado sorria e gargalhava bastante, se destacando dos demais participantes. Logo ficou conhecido como Sêo Manoel Gostoso, por sua risada “gostosa”. A fama espalhou-se pela região e o lugarejo passou a carregar esse nome, em referência ao ilustre morador.

De acordo com relato de anciões nativos, em 29 de setembro de 1899, um dos primeiros moradores do povoado, Miguel Félix Martins, em cumprimento a uma promessa, construiu uma capela em homenagem a São Miguel, onde depositou uma imagem do santo.  Com a participação da população nos ritos religiosos e a escolha natural do santo padroeiro da cidade, a devoção ao arcanjo levou a comunidade a ser chamada de São Miguel.

Como já havia uma nomenclatura inicial, os moradores uniram os dois nomes e passaram a chamar a cidade de São Miguel do Gostoso, segundo a história popular.

Quando ir

Você pode curtir São Miguel o ano inteiro. As temperaturas ficam entre 25°C e 30°C. A melhor época é entre setembro e fevereiro. As chuvas são mais frequentes entre março e junho, com o ápice no mês de abril. Entre setembro e novembro é o período que mais venta, bom para a prática de esportes, mas ruim para quem quer curtir praia.

Praias 

O forte de São Miguel do Gostoso não são as praias. Elas não são tão belas, nem a cor do mar impressiona. Mas o maior problema mesmo é o vento forte e a enorme faixa de areia, que exige uma boa caminhada para chegar ao mar. Para completar, é difícil encontrar espreguiçadeiras e guarda-sol e as barraquinhas também ficam bem distantes.

As extensas faixas de areia das praias de São Miguel.

Praias do Centro

Para quem está sem carro, é uma boa pedida. Começa com a Praia de Maceió, com seu mar mais calmo. A mais central é a Praia da Xêpa, onde os moradores ficam e onde acontecem os eventos culturais.

Caminhando um pouco você chega na Praia do Cardeiro, onde você pode aproveitar o Bar do Tico e a barraca Sheik’s, e na sequência, tem a Ponta de Santo Cristo, onde se concentram os praticantes de kitesurfe e windsurfe.

Praia de Tourinhos

É a melhor praia nas proximidades de São Miguel do Gostoso, a apenas 6km do centrinho da vila. Tem mar calmo e piscinas naturais. Há barracas na praia e a faixa de areia não é mais tão extensa.

Outra atração da praia são as dunas petrificadas. Do alto, oferece um belo pôr do sol.

O acesso à praia de Tourinhos é por uma estrada de terra, em boas condições. Em São Miguel há oferta de passeios de bugue, quadriciclo ou carro 4×4 até a praia.

A Praia de Tourinhos é uma das mais bonitas da região.

As dunas petrificadas de Tourinhos.

Marco Zero e Farol do Calcanhar

A BR 101, rodovia que liga o Brasil de Norte a Sul, começa pertinho de São Miguel do Gostoso, em Touros. São 4.765 km de estrada ligando o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Próximo ao Marco Zero da BR-101 fica o Farol do Calcanhar, o segundo maior do Brasil.  Só dá para fazer foto de longe, não é permitido visitá-lo.

Praia de Perobas

Fica a uma hora de carro de São Miguel do Gostoso, na região de Touros, cidade vizinha. Tem muitos coqueiros e uma faixa de areia sem exagero, com barracas de praia.

Rio de Fogo

Rio de Fogo é um município vizinho a Touros. É de onde partem passeios para os parrachos – como os locais chamam as piscinas naturais – de Perobas. Você mergulha em alto mar para ver corais e peixinhos.

As piscinas naturais dependem da maré baixa, portanto o horário de saída dos passeios varia de acordo com ela.

Praia do Zumbi

Praia tranquila com estrutura de barracas. Fica a cerca de 8 km do centro de Rio do Fogo e a 50 km de São Miguel do Gostoso.

Marco Zero da BR-101, em Touros. Foto: Amazonas e mais.

Farol do Calcanhar. Foto: Amazonas e Mais.

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

Restaurante Palmira, na rua da Xêpa.

 

Onde comer em São Miguel do Gostoso

A gastronomia de São Miguel do Gostoso vai te surpreender. A Rua da Xêpa concentra boa parte dos restaurantes da cidade e a maioria só funciona à noite. Entre os bons restaurantes estão o Palmira, Bistrô Capella, Baboon, Quintal e Pantai.

 

Onde ficar em São Miguel do Gostoso

Há pousadas e hotéis de todos os níveis. Os mais sofisticados ficam à beira-mar e tem piscina.

Hara Pousada e Spa – Pousada pé na areia, no centro de São Miguel. Com restaurante e piscina.

Enseada do Gostoso – Boa localização. Quartos com vista para o mar, estacionamento gratuito e café da manhã.

Kauli Seadi Beach Hotel – Na praia de Monte Alegre, o Kauli Seadi Beach Hotel oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo gratuito, bar e jardim. Tem clube de kitesurf.

Pousada Recanto da Praia – Na Praia da Xêpa. Você poderá desfrutar um bar de praia e de piscinas para adultos e crianças.

Pousada Panorama – Bom custo-benefício. Bem localizada, entre a praia de Maceió e a da Xêpa.

 

Veja mais fotos de São Miguel do Gostoso:

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

Fotos: Amazonas e Mais

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

São Miguel do Gostoso: tudo o que você precisa saber para curtir esse paraíso do RN

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *