15/07/2024

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

Pipa é conhecida pela beleza de suas praias, como a Praia do Amor. Fotos: Tereza Cidade/Amazonas e Mais.

Praias de águas claras e mornas cercadas por imponentes falésias, dunas, coqueirais, piscinas naturais e moradia de golfinhos e tartarugas marinhas. Quem vai a Pipa entende logo o porquê da praia estar entre as 10 mais belas do Brasil e quiçá do mundo.

Pipa começou a ficar famosa nos anos 1980, atraindo os amantes do surf. De lá pra cá, a vila cresceu bastante e hoje oferece uma infraestrutura turística que não deixa a desejar, com belos hotéis, ótimos restaurantes, muitas lojinhas e uma vida noturna agitada. Por conta disso, acaba se adaptando a todos os perfis de turista: do que gosta de agito ao que quer mais sossego e um contato mais estreito com a natureza.

Tem um centrinho charmoso, com muitas lojas e restaurantes, perfeito para quem quer dar uma pausa nas praias ou passear à noite.

Como chegar

A Praia de Pipa está localizada no município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Fica entre duas capitais: Natal (80 km de distância, sentido norte) e João Pessoa (140 km de distância, sentido sul).

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

Entrada para a Praia do Amor.

O Chapadão, um mirante para as praias.

Praias

Em Pipa há praias para todos os gostos: com ou sem falésias, com águas calmas ou com ondas boas para surfar. As mais famosas são a Praia do Centro, Praia do Amor, Praia do Madeiro e a Baía dos Golfinhos.

Muitas praias de Pipa têm acesso somente por escadarias, o que é um problema para quem tem dificuldades de mobilidade.

Praia de Tibau do Sul

A praia de Tibau do Sul – ou da Barra – fica entre as águas mansas da Lagoa de Guaraíras misturadas à água morna do Oceano Atlântico. É perfeita para crianças devido ao muro de contenção que forma uma enorme piscina natural.

O acesso à praia é passando pelo Centro da cidade de Tibau do Sul. Do centro de Pipa é preciso ir de carro. Muitas pessoas vão aos bares locais para apreciar o pôr do sol no encontro da Lagoa com o Mar.

A praia de Tibau do Sul, perfeita para a garotada.

Praia de Cacimbinhas

A Praia de Cacimbinhas é muito procurada pelos kitesurfistas. Tem águas mais profundas e vento constante, com areia larga. O acesso é pelo alto das falésias, por escada, na rodovia RN-003, que margeia as dunas de Cacimbinhas. Você também pode chegar a partir da Praia do Madeiro, em uma longa e tranquila caminhada, apreciando os paredões das falésias e a beleza da praia.

Praia do Madeiro

Com uma larga faixa de areia cercada por falésias é a queridinha dos turistas. Fica entre as praias de Cacimbinhas e a Baía dos Golfinhos e o acesso é pela rua principal, próximo ao Santuário Ecológico, pelas várias escadas, ou pela Praia do Centro, somente na maré baixa.

Baía dos Golfinhos

O nome é Praia do Curral, mas é popularmente conhecida como Baía dos Golfinhos. Tem um mar calmo com a presença de golfinhos e poucas barracas. O acesso se dá na maré baixa, vindo a pé da Praia do Centro ou Praia do Madeiro.

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

A beleza da Praia de Cacimbinhas vista do alto de suas falésias.

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

Os paredões da Praia do Madeiro.

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

Baía dos Golfinhos.

Praia do Centro

É mais movimentada do vilarejo e sua principal vantagem é que não é preciso descer nem subir pelas falésias. Tem uma larga faixa de areia e arrecifes que formam piscinas naturais. Há diversas barracas que comercializam bebidas e iguarias regionais. É a praia preferida dos nativos e o acesso é pela rua principal descendo na Praça do Pescador. Nessa praia saem os passeios de barco para ver os golfinhos.

Praias dos Afogados e do Amor

É o point do surf em Pipa. Tem ondas radicais e larga faixa de areia, uma galerinha descolada e muitas barracas de praia. Começa na Praia dos Afogados, reduto dos surfistas e da galera jovem, e na sequência vem a Praia do Amor, com suas piscininhas naturais que atraem famílias e crianças. Do alto de suas falésias, no Chapadão, as duas se confundem aparecendo como uma faixa contínua. É um visual incrível.

É nesse pedaço que acontecem as principais competições de surf de Pipa. Pode ser acessada indo pela Praia do Centro na maré baixa ou por uma escadaria de concreto próximo ao estacionamento ao final da rua principal.

As águas calmas da Praia do Centro.

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

A Praia do Amor no início da manhã.

A Praia de Minas do alto do Chapadão.

Praia de Minas

A Praia do Amor termina na Pedra do Moleque, onde começa a Praia das Minas. Foi essa pedra no formato de um barril, que avistada de longe por navegantes portugueses, teria dado o nome de Pipa à praia. A Praia das Minas se tornou a queridinha dos kitesurfistas – é a área onde o vento faz a curva. É menos movimentada, perfeita para quem quer um lugar mais sossegado.

 

Onde ficar:

Toca da Coruja – para quem não dispensa uma hospedagem com classe e conforto. Tem bangalôs luxuosos e piscinas ao ar livre.

Paua Hotel Boutique – Tem quartos e bangalôs amplos. Fica de frente para o Chapadão, pertinho da Praia do Amor e da Praia de Minas.

Madeiro Beach Hotel – Tem uma localização privilegiada na Praia do Madeiro.

O charme do Paua Hotel Boutique.

 

Onde comer:

Tapas – Serve pequenas porções, seguindo o estilo de gastronomia comum na Espanha. Tem um cardápio que muda conforme a disponibilidade dos ingredientes.

Oca Toca – Restaurante sofisticado, que fica em uma das pousadas mais luxuosas de Pipa, a Toca da Coruja.

Madeiro Beach Bar – Funciona como barraca de praia e restaurante. Tem um deck na praia.

Veja mais fotos de Pipa:

Fotos: Tereza Cidade/Amazonas e mais.

Baía dos Golfinhos, em Pipa

Baía dos Golfinhos, em Pipa

Praia do Madeiro, em Pipa

Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

1 thoughts on “Pipa, conheça uma das praias mais belas do Brasil”

  1. Lúcia Alves disse:

    Tudo lindo demais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *