23/08/2019

Paladar Gi, de Belém do Pará, é eleito o melhor buteco do Brasil em 2019

Paladar Gi, melhor buteco do Brasil

O “Croquete sabor da Amazônia” garantiu ao Paladar Gi o prêmio de melhor buteco do Brasil. Foto: Divulgação

O Paladar Gi, de Belém no Pará, foi eleito o Melhor Buteco do Brasil deste ano. A premiação foi realizada na segunda-feira, dia 15, no Museu da Casa Brasileira. 

A segunda etapa do Comida di Buteco com a eleição no Melhor Buteco do Brasil já virou tradição. Para relembramos, em 2016 o eleito foi o Bar do David, do Rio de Janeiro; em 2017 o Bar do Jão, de São Paulo; ano passado o Buteco Vô Joaquim, em Campinas. Agora foi a vez da cidade do Paladar Gi, em sua segunda participação no concurso, ser colocada na rota da cozinha de raiz.

Participaram do concurso 21 butecos distribuídos em 21 praças espalhadas pelas 5 regiões do Brasil. A mecânica foi a seguinte: cada um dos campeões regionais foi visitado por um corpo de três jurados que não participaram das etapas locais, sendo um da própria cidade e dois de estados diferentes. Eles avaliaram os mesmos critérios da etapa regional: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. 

O Comida di Buteco, que tem a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos tradicionais, é o pioneiro e o único em todo o mundo a reconhecer um ícone da cultura local em abrangência nacional. “O pequeno comércio familiar é a matriz de uma “corrente do bem”, que envolve o estabelecimento em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo às redes ou franquias”, diz Flávia Rocha, uma das organizadoras do Comida di Buteco.

Os negócios familiares, junto ao Comida di Buteco, abriram caminhos no Brasil e transformaram a realidade das famílias do pequeno empreendedor do setor, o que impacta em uma grande inclusão sócio-econômica nesses 20 anos, comemorados em 2019, atingindo mais de 3 milhões de petiscos vendidos, 41.796 mil empregos gerados e mais de 80 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos. 

O vencedor

PALADAR GI – Petisco “Croquete sabor da Amazônia”

Cearense conhecido pelo nome do seu time do coração, Vasco mudou-se para Belém cheio de esperanças de novos caminhos e possibilidades, e foi justamente no seu buteco, que fica em Ananindeua, na grande Belém, que encontrou sua grande oportunidade. Em 2018, primeiro ano no concurso conquistou a segunda posição, já mostrando todo o potencial de campeão. Seu petisco é o “Croquete Sabor da Amazônia”, feito de pato no tucupi, servido com bruschettas de creme de pupunha e dois molhos especiais da casa.

 

Serviço:

PALADAR GI – Belém

Croquete Sabor da Amazônia

Endereço: Cidade Nova IV, WE 51 n.221 – Coqueiro – Ananindeua

Telefone: (91) 98861-7031(91) 98233-2334

Horário: Domingo a quinta 18h as 00h Sexta e Sábado 18h as 02h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *