18/10/2021

Espaços culturais do Amazonas reabrem com agendamento virtual

Espaços culturais reabrem no Amazonas

Teatro Amazonas só poderá ser visitado com agendamento virtual. Foto: Amazonas e Mais

O Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro reabrem para visitação turística, das 9h às 15h, a partir desta terça-feira (18/05). O agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) inicia na segunda-feira (17/05) e as visitas devem acontecer com grupos de até dez pessoas por horário, conforme os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Para agendar uma visita, o público escolhe o espaço, horário e informa um número de telefone e o CPF. Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, todos os procedimentos necessários para evitar o risco de contaminação vão ser exigidos para garantir a segurança das pessoas, entre eles, o uso obrigatório de máscara, medição da temperatura e distanciamento de 1,5 metro. Também fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

“Os equipamentos culturais passaram pelo processo de sanitização e têm totens de álcool em gel acionados por pedal, em pontos estratégicos. Nossas equipes também foram treinadas para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança, nesta nova fase, e evitar qualquer tipo de aglomeração”, afirma o titular da pasta.

Marcos Apolo adianta que a proposta de reabertura dos demais espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa depende do cenário da Covid-19 no Amazonas, portanto, deve acontecer de forma gradativa.

“Vamos avaliar o comportamento do público no cumprimento dos procedimentos, até que possamos abrir todos os nossos equipamentos culturais com segurança. É importante enfatizar que a nossa prioridade é a saúde, é o que vem sempre em primeiro lugar”, comenta o secretário.

Os espaços vão funcionar de terça a sábado, com mudanças no roteiro de visitação. Cada equipamento conta com sinalização e material gráfico com informações sobre como se prevenir do contágio por Covid-19.

Teatro Amazonas

No maior patrimônio histórico do Estado, grupos de dez pessoas vão entrar, a cada 45 minutos, pela porta principal e sair pelo acesso da rua 10 de Julho, para evitar aglomeração.

O roteiro de visitação inclui o Hall, Salão de Espetáculos, Saleta de Arquitetura e órgão eletrônico, maquete de lego do Teatro Amazonas, Salão Nobre e varanda frontal, sala de exposição e camarim de época. Cada etapa tem entre três a cinco minutos, com exceção do Salão de Espetáculos, com tempo previsto de nove minutos.

Espaços culturais reabrem no Amazonas

Centro Cultural Palácio Rio Negro. Foto: Amazonas e Mais

Centros culturais

Os roteiros do Centro Cultural Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro também vão ter, no máximo, 30 minutos de duração. Assim como no Teatro Amazonas, todos os funcionários atuam com equipamentos de proteção e, nos locais, haverá totens com álcool em gel, além de medição de temperatura.

No Palácio da Justiça, a entrada para os grupos será pela avenida Eduardo Ribeiro (porta principal) e a saída é pela rua 10 de Julho. O roteiro inclui o hall inferior e superior, gabinete de leitura, sala do desembargador, sala das becas, galeria dos ex-presidentes, gabinete do presidente, Museu do Crime, tribunal pleno, corredor do júri, entre outras salas.

Espaços culturais reabrem no Amazonas

O Centro Cultural Palácio da Justiça. Foto: Amazonas e Mais.

No Palácio Rio Negro, construído em estilo eclético, em 1903, o público vai conhecer os detalhes da residência particular do comerciante da borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. É um dos prédios mais emblemáticos desse período, que marcou a economia do estado.

O local funcionou como sede do Governo e, em 3 de outubro de 1980, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas. Ao longo dos anos, foi reformado, restaurado e adaptado e, em virtude de sua beleza arquitetônica e relevância histórica, foi transformado em Centro Cultural.

 

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com