A Casa das Artes volta ao circuito cultural do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, neste domingo (27/09), no Dia Mundial do Turismo. O espaço, administrado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, vai funcionar de terça a domingo, das 15h às 20h, com acesso gratuito.
O acesso à Casa não precisa de agendamento, porém, as visitas devem ser feitas com grupos de até dez pessoas, conforme os protocolos de segurança estabelecidos.
“Para oferecer mais opções aos turistas e ao público local, vamos disponibilizar espaços para exposições, salas para apresentações musicais e um café, sempre seguindo as regras de prevenção à Covid-19”, explica o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz. “O controle de pessoas é necessário para evitar aglomerações e atender o que é recomendado por órgãos sanitários e de saúde”, complementa.
Programação
As apresentações vão ficar por conta do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que, na estreia, reúne os músicos Yuri Lima (bateria), Elismael Lourenço (clarinete) e Neil Armstrong (violão); e os alunos Adriano Lima (trompete) e Salomão (clarinete) na Sala de Música, das 18h às 19h.
Segundo o maestro Davi Nunes, diretor da instituição, o espaço vai ter também exposição dos instrumentos da família das cordas, como violoncelo, contrabaixo acústico, viola e Violino. “Além disso, vamos levar um som ambiente para quem for visitar a exposição. Após esta mostra teremos a de bioinstrumentos acústicos criados e/ou recriados pelo Grupo Gaponga a partir de organismos encontrados na floresta, como cuias, sementes, ouriços e tubos de papelão descartados, entre eles está a percussão amazônica”.
Outra atividade que promete movimentar o equipamento cultural é a exposição “Decana”, que destaca a obra de Nereide Santiago, da Companhia Teatral A Rã Qi Ri, com acesso a fotografias, figurinos, textos e acessórios do universo artístico da diretora teatral, dramaturga e escritora. Segundo a idealizadora do projeto, a antropóloga e diretora teatral Nonata Silva, a mostra foi contemplada no Prêmio Conexão Cultural 2018, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
“O trabalho aborda a trajetória de Nereide Santiago em três espaços: ‘Retratos’, ‘Travessia’ e ‘Palco’ e tem mais de 30 peças expostas, com a proposta de contribuir para o fortalecimento cultural amazonense”, afirma Nonata. “Espero contemplar a sociedade com essa troca de experiência sobre essa artista transformadora”.
Protocolos
A Casa das Artes adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI