18/10/2021

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

 

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

O Parque de Anavilhanas tem mais de 400 ilhas e 60 lagos. Foto: Divulgação

Um labirinto de ilhas, lagos e rios de águas negras compõem o Parque Nacional de Anavilhanas, oferecendo experiências únicas sobre a floresta amazônica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A Unidade de Conservação (UC) foi criada em 1981 por meio do Decreto nº 86.061, de 02 de junho, como Estação Ecológica (ESEC), tornando-se Parque Nacional (PARNA) somente em 2008 (Lei nº11.799, de 29 de outubro). A parte fluvial do parque – são mais de 400 ilhas e 60 lagos, aproximadamente 130 km de extensão e em média 20 km de largura -, representa 60% da unidade, enquanto a porção de terra firme representa 40%, em um total de 350.469,8 ha (3.504,70 km2).

Localizado entre Manaus e Novo Airão, o Parque Nacional de Anavilhanas fica aberto o ano todo, mas as experiências são diferentes de acordo com as estações. Na seca (setembro a janeiro) é possível desfrutar de belas praias de areias brancas. Na cheia (fevereiro a agosto) é o melhor momento para percorrer as trilhas aquáticas de igapó.

Mas há atrativos que podem ser encontrados em qualquer época do ano, como a visita ao Flutuante dos Botos, observação da rica flora e fauna, passeios de barco por um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, trilhas terrestres e visitas às comunidades ribeirinhas.

Com exceção do Flutuante dos Botos e das Praias da Orla de Novo Airão, os demais atrativos do Parque são somente acessíveis por meio de embarcações. Em Novo Airão, os passeios podem ser contratados na associação de piloteiros/condutores ou com empresas operadoras de turismo, que oferecem roteiros turísticos pelo parque e entorno, com duração que varia de 1 hora a alguns dias. Os passeios de 1 hora custam em média R$ 120,00 (para quatro pessoas).

 

Conheça os atrativos do Parque Nacional das Anavilhanas

Não há cobrança de ingresso nem necessidade de autorização para visitar o parque.

Flutuante dos Botos

O Flutuante dos Botos localiza-se na Praia da Orla de Novo Airão, dentro do Parque Nacional de Anavilhanas. É aberto à visitação e permite ver e até tocar nesses simpáticos mamíferos aquáticos.

Antes das sessões de alimentação é ministrada uma breve palestra aos visitantes sobre a atividade de turismo com botos e sobre as principais características dos animais. Depois, o visitante pode observar de perto a alimentação dos animais, que vivem livremente e se habituaram a frequentar o local. É permitido tocá-los.

Passeio de barcos

Para ter uma melhor ideia do Parque, o passeio de barco é indispensável. Está disponível o ano todo e percorre o labirinto das ilhas do arquipélago fluvial. Na cheia, as trilhas aquáticas de igapó, feitas em pequenos barcos, adentram as florestas alagadas permitindo sentir os sons da mata e descobrir curiosidades sobre a fauna e flora.

anavilhanas video

Praias

O contraste das areias brancas com as águas negras do rio Negro compõe cenários de uma beleza singular. Só aparecem no período da seca, que pode variar conforme a descida das águas. O melhor período, geralmente, é entre outubro e dezembro.

As praias mais visitadas são a praia da Orla, Aracari, Bararoá, Camaleão, Folharal/Canauirí, Iluminado, Meio, Sobrado e Tiririca. Com exceção da praia da Orla, acessível por terra, todas as outras somente são acessíveis de barco.

 

Fique atento

Não deixe de levar itens como repelente, protetor solar, capa de chuva, roupa de banho e uma sacola apropriada para guardar objetos durante os passeios de barco. Se for fazer trilhas, vá de calça comprida, meia e tênis apropriado. Verifique se sua vacina para febre-amarela está em dia.

O Parque não possui lanchonetes ou restaurantes e não há banheiros ou serviço de comunicação, exceto nas bases de vigilância do parque (possuem radiocomunicação com o escritório do ICMBio em Novo Airão).

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

As praias se formam no período da vazante dos rios. Foto: Amazonas e Mais.

Como chegar

A partir de Manaus, é possível chegar à Novo Airão – cidade sede do Parque – por via aérea, fluvial ou terrestre. O melhor é se hospedar em um dos hotéis ou casas de temporada de Novo Airão para poder fazer os passeios.

Via aérea – Novo Airão não possui aeroporto, somente Manaus, mas é possível fretar um hidroavião e pousar no rio Negro. Também é possível o pouso de helicópteros em áreas descampadas das comunidades, da Base 2 do PNA e de Novo Airão. Nas duas primeiras é preciso prévia autorização.

Via fluvial – Os barcos para Novo Airão saem do Porto de São Raimundo, em Manaus. No momento, não há opção de lancha rápida (3 horas de viagem), somente barco regional (9 horas de viagem).

De Manaus para Novo Airão, as partidas são à noite: terças e sextas às 20h. É importante confirmar os dias e horários, que ocasionalmente variam. É necessário levar rede.

Telefones Úteis:
– Barco Regional – (92) 99146-5724 (Barco Novo Zanys) e (92) 99205-0560 (Barco Big Mar).

Via terrestre – A viagem pode ser feita de carro, táxi-lotação ou ônibus executivo.

  • Carro
    A partir de Manaus, depois de atravessar a ponte sobre o rio Negro, o visitante deve seguir pela AM-070 por aproximadamente 86 km, sentido Manacapuru. Após passar pelo balneário do Miriti (há placa no local), haverá um entroncamento à direita, onde se inicia a rodovia AM-352. Desse ponto, o deslocamento é de 98km até Novo Airão.

Obs.: No entroncamento não há sinalização clara, de maneira que é preciso ficar atento. Contudo, caso não acerte, não se preocupe, o máximo que pode acontecer é você parar em Manacapuru e ter que retornar 5 km para entrar na estrada para Novo Airão.

  • Taxi-lotação
    De taxi-lotação é mais rápido (por volta de 2 horas e meia de viagem), mas o serviço não é 24h. Geralmente o fluxo maior é no início da manhã ou da tarde. Sugerimos um contato prévio com algum prestador desse serviço. A lotação é de quatro passageiros.

Há dois serviços de táxi que fazem o transporte entre Manaus e Novo Airão: Sindicato dos Taxistas de Novo Airão (SINDTAXI) e Associação Anajaú Radio Táxi.

Em Manaus, os pontos de taxi-lotação localizam-se na subida da Ponte Rio Negro, à esquerda de quem vem de Manaus, do outro lado da pista na Avenida Cirilo Neves. O ponto do SINDTÁXI (telefone: 92-99428-0595) fica próximo à uma loja de conveniência e o ponto do Anajaú (telefone: 92-99191-9402) localiza-se na esquina com a rua T5.

Em Novo Airão, ambos os pontos de táxi ficam no início da Av. Ajuricaba, principal rua da cidade. O SINDTAXI (telefone: 92 99168-0804) localiza-se em frente ao ponto de ônibus de linha e o Anajaú (telefone: 92-99191-9221) em frente ao Mercado São José.

É possível combinar com o taxista da lotação para buscar o visitante em qualquer lugar de Manaus, devendo o preço ser acertado antes. Pacotes para transporte exclusivo Manaus-Novo Airão também são possíveis.

  • Ônibus
    Há ônibus executivos que saem da rodoviária de Manaus. A maior parte das rotas inclui uma parada em Manacapuru, fazendo com que a viagem dure por volta de 4 horas até Novo Airão.

Sugerimos sempre confirmar os horários:
– Manaus-Novo Airão: 6:15, 10:45 e 15:15.
– Novo Airão-Manaus: 6:00, 13:30 e 15:45.

Telefones das empresas de ônibus:
– Entram – (92) 3361-1329 ou 3361-2127
– Master – (92) 3365-1110, 99342-4510 ou 98818-4490

 

*Com informações do ICMBio

 

Veja mais fotos do Parque Nacional de Anavilhanas:

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

Foto: Divulgação

Fotos: Amazonas e mais

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

Anavilhanas, um labirinto de ilhas e rios no coração da Amazônia

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *