04/08/2020

Tupé, a praia do rio Negro próxima a Manaus que é entrada de reserva natural

Praia do Tupé, em Manaus, Amazonas

Praia do Tupé, areias brancas banhadas pelas águas escuras do rio Negro. Fotos: Semcom/Divulgação

A Praia do Tupé é considerada uma das principais de Manaus e é muito frequentada nos fins de semana e feriados. Fica localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, na comunidade São João.

Com areias brancas e banhada pelas águas escuras do rio Negro, tem uma boa infraestrutura e conta, inclusive, com restaurante. Nos últimos anos, com a construção da Ponte Phelippe Daou, tem enfrentado a concorrência das praias acessíveis de carro localizadas no município de Iranduba.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

O acesso à praia é somente fluvial. A travessia é feita por embarcações da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), partindo da Marina do Davi, no Tarumã. É realizada aos sábados, domingos e feriados, às 9h e 11h, com retorno às 16h e 17h. A viagem dura cerca de 30 a 40 minutos e custa R$ 15 por pessoa (R$ 30 ida e volta). Muitas agências de Manaus também oferecem passeios em barcos fretados.

Praia do Tupé, em Manaus, Amazonas

A praia do Tupé está localizada na comunidade São João e o acesso é somente fluvial.

RDS do Tupé

Considerada um paraíso da biodiversidade amazônica, a RDS do Tupé fica localizada na confluência do rio Negro com o lago do Tupé, a menos de 25 quilômetros da área urbana de Manaus. Abrange uma área de 11.973 hectares, gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade).

As seis comunidades que integram a reserva têm no turismo de base comunitária e na agricultura familiar as principais fontes de renda. As comunidades são: São João, Julião, Livramento, Agrovila, Tatu e Colônia Central. Elas contam, hoje, com aproximadamente 5 mil moradores.

Em sua primeira gestão como prefeito, em 1990, Arthur Virgílio Neto declarou a região do Lago do Tupé como Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Por meio da Lei Municipal nº 321, toda a área hoje abrangida pela reserva foi declarada como Unidade Ambiental do Tupé – UNA Tupé. Em 2002, foi requalificada para RDS do Tupé. Essa criação foi formalizada em agosto de 2005, por meio do Decreto Municipal n° 8044, da Prefeitura de Manaus.

 

Leia também:

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *