Para entender o Festival Folclórico de Parintins. Conheça passo a passo como é essa festa

caprichoso-garantido

Caprichoso, o boi azul, e Garantido, o vermelho.

Esse post foi feito para as pessoas que estão indo pelo primeira vez ao Festival Folclórico de Parintins e querem mais informações sobre como são as apresentações.

O Festival Folclórico de Parintins ocorre na última semana do mês de junho. São três noites de apresentação (sexta-feira, sábado e domingo), este ano nos dias 24, 25 e 26. Os bois Caprichoso e Garantido se apresentam todas as noites e a ordem é definida por sorteio. Cada apresentação demora no máximo 2h30 e no mínimo 2h, e o bumbá que não respeitar esse tempo-limite é punido com a perda de pontos.

 

Jurados

Os bois são avaliados a cada noite por uma comissão formada por nove jurados. que são selecionados em vários Estados do Brasil. O Estado do ano é a Paraíba. Vários itens, individuais e coletivos, são avaliados e recebem notas. Na segunda-feira é feita a apuração dos pontos e declarado o vencedor do festival daquele ano.

 

Galera

A galera é formada pelos torcedores do boi e é um dos itens avaliados pelos jurados. No bumbódromo, uma parte da arena é destinada às galeras. O acesso a essa parte é gratuito, mas para conseguir lugar você praticamente precisa dormir em uma fila. A galera participa ativamente da apresentação do bumbá, seja dançando e seguindo as coreografias ou usando acessórios que compõem a apresentação.

 

Itens avaliados

Os jurados atribuem notas aos itens individuais e aos itens coletivos. Os itens individuais são Apresentador, Levantador de Toadas, Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Sinhazinha da Fazenda, Pajé, Porta-Estandarte e Amo do Boi.

porta estandarte caprichoso

Porta-estandarte do Caprichoso. Foto: Divulgação

garan10

O item Sinhazinha da Fazenda, sempre usando belos vestidos

Itens individuais

Apresentador: É o mestre de cerimônia, a pessoa que interage com a galera e o público e faz a apresentação do bumbá, explicando cada etapa do espetáculo.

Levantador de toadas – é o cantor do bumbá, a pessoa que interpreta as toadas.

Batucada ou Marujada – É a bateria dos bumbás. A do Garantido é chamada de Batucada e a do Caprichoso, de Marujada.

Porta-estandarte – Item feminino que traz o estandarte do boi e que é avaliada pelo seu bailado.

Amo do boi – Representa o dono da fazenda, é um menestrel que tira versos;

Sinhazinha da Fazenda – é a filha do dono da fazenda. Sempre se apresenta com belos vestidos.

Rainha do Folclore – representa a diversidade de valores expressados pela manifestação popular.

Cunhã Poranga – É a moça bonita, guerreira e guardiã. Símbolo da força e beleza.

Pajé – É o curandeiro, o xamã, o sacerdote. Conduz os rituais indígenas.

caprich11

O Levantador de toadas do Caprichoso, Davi Assayag, que é cego, sempre é conduzido por uma bela integrante vestida de índia. Foto: José Rodrigues.

paje garantido

O Pajé conduz os rituais indígenas. Na foto, o do Garantido, André Nascimento. Foto: Divulgação

Itens coletivos

Boi bumbá evolução – É o bumbá. É avaliado por seu coreografia e movimentos de um boi real.

Batucada ou Marujada – É a bateria dos bumbás. A do Garantido é chamada de Batucada e a do Caprichoso, de Marujada.

Ritual Indígena – Em cada noite do festival, os bumbás apresentam um ritual indígena, que representa a recriação de um rito xamanístico. É um dos grandes momentos da apresentação de cada boi.

Toada (Letra e música) – é a canção selecionada para concorrer à votação dos jurados.

Tribos indígenas – são grupos étnicos que compõem os povos indígenas do Brasil, dentro do contexto folclórico do boi bumbá de Parintins.

Tuxauas – Chefe da tribo o personagem caboclo em sua miscigenação, representação alegórica do universo indígena e caboclo da Amazônia.

Figura típica regional – é uma alegoria que simboliza a cultura amazônica.

Alegorias – São as estruturas artísticas que funcionam como suporte cenográfico para apresentação.

Lenda Amazônica – Ficção que ilustra a cultura dos povos da Amazônia dentro do contexto folclórico do boi bumbá de Parintins.

Vaqueirada – Agrupamento coletivo composto por cavalos, lanças e vaqueiros tradicional do boi bumbá de Parintins. Guardiões do boi em evolução.

Galera – Elemento de apoio do espetáculo, estímulo de apresentação, massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo.

Coreografia Coletivo – Todos os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo.

Organização do conjunto folclórico – Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo do espetáculo, e, por sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação.

boi garantido

Boi Bumbá Garantido na evolução, um dos itens coletivos

caprichoso 2

Galera do Caprichoso participa ativamente das apresentações do boi azul e branco

 

Apresentação dos bumbás

Todo ano os bumbás trabalham um tema, escolhido pela Comissão de Arte. A partir daí é desenvolvida a apresentação de arena dos bois. Cada dia é um espetáculo, com alegorias, fantasias e composição diferentes.

Um dos momentos mais impressionantes das apresentações dos bumbás é a “construção” das alegorias no meio da arena. Como a entrada do Bumbódromo é pequena, as alegorias vêm aos pedaços, sendo montadas no meio do palco, em questão de minutos.

Outro momento de grande expectativa é a entrada dos itens individuais, geralmente apoteóticas.

O ritual indígena, sob o comando do Pajé, também é um momento de grande emoção, geralmente o ápice da apresentação, marcado pela grande interação com a galera.

garan8

As entradas dos bumbás quase sempre são apoteóticas.

caprichoso

Cada noite do festival é uma apresentação, com alegorias, indumentárias e rituais totalmente diferentes.

 

Resultado 

Na primeira segunda-feira após o Festival, é feita a contagem dos pontos dos jurados e proclamado o bumbá vencedor. O ganhador sai desfilando pelas ruas de Parintins, comemorando o título. A partir daí, é começar a preparar o festival do próximo ano.

 

Leia também:

Festival Folclórico de Parintins: dicas para principiantes

Conheça as atrações de Parintins, cidade dos bumbás Garantido e Caprichoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>