Belmonte: cidade natal de Pedro Álvares Cabral descoberta pelos brasileiros

Belmonte é uma pequena vila, no Distrito de Castelo Branco, na região central de Portugal, aos pés da Serra da Estrela. É a terra natal de Pedro Álvares Cabral, navegador que descobriu oficialmente o Brasil em 1500. Hoje, por todos os cantos, a cidade celebra esse feito de seu filho ilustre e estreita a relação com o Brasil com referências em ruas e monumentos. É considerada a mais brasileira das cidades portuguesas e uma visita a Belmonte é uma redescoberta das nossas origens portuguesas.

Com um belo e bem preservado conjunto arquitetônico, que se mantém com o mesmo aspecto de quase mil anos atrás, Belmonte faz parte da rota das aldeias históricas de Portugal.

Logo na entrada da cidade você se depara com as ruínas parcialmente restauradas do castelo que pertenceu à família Cabral e onde Pedro Álvares Cabral passou sua infância. Não deixe de visitar o castelo, que é formado pela Torre de Menagem e um moderno anfiteatro ao ar livre. O Castelo de Belmonte foi construído no século XII com finalidade militar, mas se tornou residência da família Cabral no século XV.

belmonte 4

Belmonte está localizada aos pés da Serra da Estrela, que oferece uma bela paisagem pelo caminho. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos.

belmonte 5

As estradas encantadoras que levam à aldeia histórica.

belmonte 16

O Castelo de Belmonte passou a pertencer à família Cabral a partir do século XV.

belmonte 10

O Castelo de Belmonte foi construído no século XII com finalidade militar.

belmonte 8

A cruz de madeira de Pau Brasil é réplica da que foi mandada levantar por Cabral na 1ª missa celebrada no Brasil.

belmonte 20

O interior do Castelo de Belmonte.

belmonte 17

A Torre da Menagem.

belmonte 18

Maquete de como era o Castelo.

Ao sair do castelo, à direita, fica a cruz de madeira de Pau Brasil (réplica da que foi mandada levantar por Cabral na 1ª missa celebrada no Brasil), oferecida nos anos 50 pelo presidente brasileiro Juscelino Kubitschek de Oliveira. Logo à frente, estão as capelas de Santo Antônio, construída no século XVI, e do Calvário, do século XIX.

No centro histórico de Belmonte fica a estátua de Pedro Álvares Cabral, situada no Largo Antônio José de Almeida. Um pouco mais à frente está a Praça da República, onde ficam o edifício da antiga Câmara, com a torre do relógio, o pelourinho quatrocentista e um notável conjunto de casas que hoje abriga lojas do artesanato local e da Serra da Estrela.

A Igreja de S. Tiago, românica, vale a pena ser visitada. Nela está o Panteão dos Cabrais, onde se encontra um túmulo com restos mortais de Pedro Álvares Cabral.

A história de Belmonte também está ligada aos judeus, que durante a Inquisição fizeram da vila um refúgio e um local de resistência à intolerância religiosa da época. Em 1989 foi oficialmente criada a comunidade judaica de Belmonte, cuja sinagoga foi inaugurada em 1997, situada na Rua da Judiaria.

Também não deixe de visitar a Igreja da Sagrada Família, na Rua 25 de Abril, em cujo altar lateral se encontra a famosa imagem de N. Sr.ª da Esperança, que segundo a tradição terá acompanhado Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

belmonte 9

Capela do Calvário, do século XIX.

belmonte 155

Estátua de Pedro Álvares Cabral.

belmonte 13

A Torre do Relógio e o pelourinho.

belmonte 12

A Praça da República.

belmonte 24

O Museu do Descobrimento.

belmonte22

Casinha florida de Belmonte.

bemonte 15

Igreja da Sagrada Família, ou Igreja Matriz, onde está a imagem quatrocentista de Nossa Senhora da Esperança.

Museus

Belmonte tem vários museus, mas o que mais chama a atenção dos brasileiros é o Museu do Descobrimento, dedicado à viagem de Cabral ao Brasil. São 16 salas interativas, que exibem a história do descobrimento, artefatos e a cultura brasileira.

Outro museu importante da cidade é o Judaico, inaugurado em 2005, o o primeiro do gênero em Portugal, que mostra as tradições e o dia-a-dia dessa comunidade. Também há o Museu do Azeite, que mostra as técnicas de produção e a importância do produto na economia portuguesa.

Onde ficar

Pousada Convento de Belmonte –  Situada numa encosta da Serra da Esperança, a pouco mais de 1 km da vila de Belmonte, a Pousada de Belmonte surgiu da recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança.

Como chegar

Belmonte está localizada a 295km de Lisboa, cerca de 3h30 de carro. Para ver o percurso acesse www.viamichelin.pt

2 thoughts on “Belmonte: cidade natal de Pedro Álvares Cabral descoberta pelos brasileiros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>