O charme tranquilo de Aveiro, a “Veneza portuguesa”

aveiro 4

Os canais que cortam a cidade levaram Aveiro a ser conhecida como a ‘Veneza portuguesa’. Fotos: Tereza Cidade

Das pequenas pontes que interligam a cidade é possível observar os coloridos moliceiros, as embarcações semelhantes a gôndolas que navegam sobre as águas do canal. Essa semelhança com a cidade italiana é que fez Aveiro ser conhecida como a “Veneza portuguesa”.

Localizada na região das Beiras, Aveiro chegou a ser uma cidade portuária, mas a laguna onde era o porto foi assoreada há mais de 400 anos, depois de uma forte tempestade. Hoje, uma larga rodovia faz a ligação ao litoral e a cidade, após séculos, reencontrou o desenvolvimento econômico e hoje se constitui no terceiro polo industrial de Portugal.

O nome da cidade, inclusive, está relacionado a esse período. Aveiro se originou da palavra Aviarium, primeiro nome dado à cidade em razão da existência de numerosas aves que povoavam a laguna.

A cidade tem uma elegante arquitetura do século XIX e atmosfera urbana tranquila. O centro histórico é compacto, com ruelas pitorescas, e pode ser todo percorrido a pé. Ao longo do canal ficam ancorados os moliceiros e é possível contratar os passeios.

No Largo da Praça do Peixe fica o Mercado do Peixe, que abriga os melhores restaurantes de frutos do mar da cidade. Local ideal também para experimentar os doces conventuais e os ovos moles, especialidade do distrito.

Outra atração é o Convento de Jesus, fundado no século XV, e que tem sua história associada à princesa D. Joana, filha de Afonso V. A princesa entrou no convento em 1472 e aí viveu até à sua morte, levando uma vida de santidade, o que conduziu à sua beatificação em 1693. Hoje, é possível visitar o seu túmulo de mármore trabalhado e admirar os motivos barrocos, os pórticos manuelinos, os claustros de inspiração manuelina e as capelas que embelezam este monumento histórico.

aveiro 9

Localizada na região das Beiras, Aveiro chegou a ser uma cidade portuária, mas a laguna foi assoreada.

aveiro 6

A cidade tem uma elegante arquitetura do século XIX.

aveiro moliceiros

Os coloridos moliceiros, embarcações semelhantes a gôndolas.

aveiro 7

O centro histórico é compacto, com ruas pitorescas.

mercado do peixe aveiro

O Mercado do Peixe abriga os melhores restaurantes de frutos do mar da cidade.

aveiro 8

Detalhes da arquitetura da cidade.

Dentro do convento está situado o Museu de Aveiro, considerado um dos mais importantes de arte sacra do país. Tem coleção de pinturas portuguesas dos séculos XVII e XVIII, azulejos, vestuário, joias e relíquias. Outras atrações são a Sé de Aveiro e a Igreja da Misericórdia, do século XVI, que exibe uma fachada tradicional com azulejos azuis e brancos.

Na Praia da Barra visite o farol mais antigo de Portugal e na Praia da Costa Nova contemple as suas típicas casas de riscas coloridas.

moliceiros em aveiro

Os moliceiros cruzando os canais.

aveiro 3

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação com painéis de azulejos na fachada

aveiro 1

O clima tranquilo do centro histórico de Aveiro.

 

One thought on “O charme tranquilo de Aveiro, a “Veneza portuguesa””

  1. Maria das Graças Leite da Cruz disse:

    Lindo demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *