23/07/2019

Tacacá: onde tomar essa iguaria amazônica em Parintins

O tacacá é uma iguaria amazônica feita com tucupi e goma de tapioca. É muito consumido nos estados do Norte do País, principalmente Pará. A proximidade com o estado vizinho influenciou e Parintins é famosa por seu tacacá, vendido pelas ‘tacacazeiras’ em bancas espalhadas pelas ruas da cidade.

Há controvérsias sobre a origem do tacacá. Para alguns, nasceu entre os indígenas paraenses. Para outros, tem origem entre os índios Mura, no Amazonas.

O tacacá é servido em cuias, bem quente, onde se coloca a goma de tapioca o tucupi, um caldo amarelado proveniente da mandioca. Depois se acrescenta o jambú – que dá uma sensação de dormência na boca -, o camarão seco, a pimenta e a cebolinha (esse ingrediente é característico de cidades da região do Médio Amazonas e do Pará, em Manaus não é usado).

Entre as bancas tradicionais de Parintins está a da dona Maria – já falecida e que hoje é mantida por sua filha -, na Avenida Amazonas, próximo ao Brandão de Amorim; a da dona Marta, na Rio Branco; da dona Graça na Rua Barreirinha e da dona Maia próximo ao Cais do Porto.

É quase uma tradição tomar a iguaria no fim da tarde, quando as ‘tacacazeiras’ montam suas bancas. Então, não desperdice a oportunidade e tome um tacacá quando estiver em Parintins.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *