Quer comprar artesanato em Parintins? Conheça o Shopping do Artesanato

Os belos cocares que enfeitam as cabeças das torcedoras dos bumbás Garantido e Caprichoso são um dos itens que serão vendidos no Shopping do Artesanato de Parintins. De 28 de junho a 1º de julho, 60 artesãos de vários municípios do Amazonas vão expor seus produtos.

O Shopping do Artesanato funcionará na praça da Catedral, na avenida Amazonas, no Centro de Parintins, das 9h às 22h, sob a coordenação da secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).

Serão colocados à venda mais de cinco mil produtos com temática cultural amazônica, como esculturas em madeira, biojoias, quadros, souvenir, adornos para vestuário e cestarias.

Uma tenda climatizada com 20 metros quadrados vai abrigar artesãos e consumidores. No local serão montados estandes projetados para dar mais visibilidade aos produtos, à noite ou de dia.

Longa história

Esta é a 16ª vez que a Setrab promove a venda de artesanato no festival de Parintins. A primeira exposição aconteceu em 2001, durante o terceiro mandato do governador Amazonino Mendes.

Naquele ano, 30 artesãos dos municípios de Parintins, Nhamundá e Barreirinha expuseram seus produtos ao público. Mais de duas mil peças foram comercializadas, levando a arte dos artesãos amazonenses para todo Brasil e o mundo.

Em 2016, o Shopping do Artesanato não foi realizado em Parintins. A ausência da exposição atrapalhou os negócios dos artesãos locais, que ficam sem apoio e espaço adequado para vender seus produtos. Em 2018, o Shopping do Artesanato volta reestruturado, com número maior de artesãos e também com mais variedade de mercadorias.

“Estamos voltando com força total para apoiar o artesanato regional e impulsionar os negócios dos artistas”, explicou o secretário da Setrab, William Abreu. “Também teremos mais diversidade de produtos expostos, cujo objetivo é agradar os gostos dos consumidores mais exigentes”, acrescentou o secretário.

Estandes

Entre os dias 29 de junho a 1º de julho, a Setrab montará na área interna do Bumbódromo dois estandes para venda biojoias e adornos para vestuário, confeccionados por artesãos locais.

Os estandes serão montados na área que dá acesso aos camarotes e visam atender o público que chega para assistir as apresentações de Garantido e Caprichoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *