19/10/2019

Zermatt, a idílica vila nos Alpes Suíços

zermatt 7

O imponente Matterhorn coberto pela neve se destaca ao fundo do vale. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos.

Zermatt é a típica vila suíça que está no nosso imaginário, com seus chalés de madeira cercados por montanhas com picos nevados. E para aumentar ainda mais seu atrativo turístico, a cidade situa-se ao sopé do Matterhorn, a montanha mais famosa do mundo, com 4.478 metros de altura. Para quem não sabe, ela ilustra as embalagens dos chocolates Toblerone e dos lápis e canetas Caran d’Ache, duas marcas suíças.

A cidade está situada em uma região de esqui – são mais de 360 quilômetros de pistas, muitas delas se mantém em funcionamento mesmo no verão. No inverno, se transforma em um grande parque de diversões para os praticantes de esqui, snowboard, cross country, paragliding e patinação no gelo.

zermatt 2

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

A estação de trem de Zermatt, ponto de chegada de quem quer conhecer essa vila alpina.

zermatt 10

A profusão de flores que emolduram as janelas e varandas dos chalés.

zermatt 11

Riacho que corta a cidade com o belo tom das águas do degelo.

zermatt 17

As construções típicas das vilas alpinas.

zermatt 26

A arquitetura de Zermatt, que valoriza o uso da madeira.

zermatt 24

Igreja na área central da cidade.

No verão, é propícia para trekking, com mais de 400 quilômetros de trilhas de caminhadas, e ciclismo. A região é lendária entre os montanhistas, que gostam de se aventurar na Haute Route, rota internacional que sai de Mont Blanc e vai até Zermatt.

Zermatt tem dois passeios imperdíveis. Um deles é a subida até Gornergrat, uma montanha com 3.089 metros de altura, que é feita em uma cremalheira (espécie de trenzinho). Lá em cima, você vai se deslumbrar com vistas espetaculares do Matterhorn, das geleiras e do Monte Rosa.

O outro passeio é para o Glacier Paradise Klein Matterhorn, o local mais elevado da Europa, com 3.883 metros de altitude. É o mais alto mirante europeu dotado de teleférico, com plataforma de observação e o maior palácio de geleira do mundo. Tem uma vista espetacular do Matterhorn e dos Alpes suíços, italianos e franceses.

Se quiser saber um pouco mais da história da região é só visitar o Museu Matterhorn, que retrata desde o lendário acidente da primeira escalada da montanha, em 1865, que matou os membros da equipe liderada por Edward Whymper.

A vila é pequena e carros particulares são proibidos, circulam apenas veículos elétricos que funcionam como táxi e transporte para bagagem e carga. Por conta de seu apelo turístico, oferece uma variedade de hotéis e restaurantes, lojas de artesanato, de roupas de frio e relógios de luxo.

zermatt 31

Cremalheira que leva até Gornergrat.

zermatt 3

Vista do Matterhorn a partir de Gornergrat.

zermatt 15

A bela paisagem que pode ser vista no Glacier Paradise Klein Matterhorn.

zermatt 4

O Matterhorn mais de perto.

zermatt 12

Restaurante que pode ser visitado durante subida ao Glacier Paradise.

zermatt

A  Bahnhofstrasse, a florida via principal de Zermatt.

Como chegar em Zermatt:

A única forma de chegar na cidade é de trem: Zurique (3h15); Genebra (3h40); Berna (2h10); Montreux (2h30), Lausanne (2h50). O famoso trem panorâmico Glacier Express liga St.Moritz a Zermatt, em uma viagem de 7h30 de duração.

 

Onde ficar em Zermatt:

Mont Cervin Palace

Bahnhofstrasse 31, 3920

Hotel cinco estrelas, na área central da cidade. Inaugurado em 1851, o Mont Cervin Palace é um membro dos “Leading Hotels of the World”.

 

Grand Hotel Zermatterhof

Bahnhofstrasse 55, 3920

Hotel cinco estrelas, um dos mais tradicionais de Zermatt. Inaugurado em 1879, o Grand Hotel Zermatterhof é um hotel luxuoso e possui uma localização central e tranquila em Zermatt.

 

Schlosshotel

Bahnhofplatz 18, 3920

O hotel de 4 estrelas, o Schlosshotel está localizado numa rua tranquila, a 50 m das Estações de Trem Gornergratbahn e Zermatt, assim como da rua principal Bahnhofstrasse. A propriedade foi reformada no verão de 2012 e oferece um elegante ambiente alpino com móveis de madeira clássicos.

 

Hotel Garni Testa Grigia

Bahnhofstrasse 21, 3920

Hotel três estrelas localizado na via principal de Zermatt, próximo à estação de trem. O Hotel Garni Testa Grigia foi completamente renovado em 2010.

 

Residence Patricia

Äusserer Wiestiweg 18, 3920

O Residence Patricia está localizado na entrada de Zermatt, a 10 minutos a pé da estação de trem. Oferece estúdios e apartamentos com móveis modernos, WiFi gratuito e TV LCD.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com