06/08/2020

Vevey: o charme da Belle Époque, na Riviera Suíça, que encantou Charles Chaplin

VEVEY 1

O garfo de aço dentro do Lago Leman, símbolo de Vevey. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos

Atualizado em 25/04/2019

Uma das cidades da “Riviera Suíça”, Vevey é mais conhecida por ser sede da Nestlé, a mega empresa do setor de alimentação. Outra grande contribuição da cidade nessa área foi o chocolate ao leite, inventado por Daniel Peter, em 1875.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Booking.com

Localizada às margens do Lago Leman ou Genebra, entre Lausanne e Montreux, Vevey tem vistas deslumbrantes dos Alpes e é cercada por vinhedos. Seu primeiro apogeu foi no final do século XIX, no período da Belle Époque. Hotéis imponentes e um calçadão à beira do lago, contornado por palmeiras e flores, continuam a servir como memória viva daquela época.

O comediante Charles Chaplin foi seu habitante mais ilustre. Ele viveu lá os últimos 25 anos de sua vida e ganhou um monumento à margem do lago. Quase em frente à estátua há outra atração de Vevey: a escultura de um garfo de aço que acabou se tornando um dos símbolos da cidade. Depois de fazer parte de uma exposição temporária, a escultura foi escolhida pelos moradores para ornamentar o lago para sempre.

vevey 11

Torre do relógio, no centro histórico de Vevey.

vevey 5

Belos prédios compõem a arquitetura da cidade.

Vevey 10

O templo nublado não ajudou muito, mas Vevey tem uma bela esplanada que circunda o lago.

vevey 8

Monumento ao ilustre morador da cidade, Charles Chaplin.

Também imperdível é o Alimentarium, uma espécie de museu da alimentação mantido pela Nestlé. Na área externa, uma horta mostra a riqueza de temperos, ervas e verduras. Dentro, o visitante conhece vários aspectos da alimentação humana, como a sua evolução ao longo dos séculos.

Vevey também é ponto de partida para passeios interessantes como a estrada do vinho, uma rota temática com parreirais em encostas e vinícolas onde é possível degustar vinhos da região. De Vevey sai o “Trem do vinho“, que atravessa a região vinícola de Lavaux até Puidoux-Chexbres, e o “Trem das estrelas“, que liga Vevey ao mirante da montanha Les Pléiades (1.360m), com vistas espetaculares.

Além dos passeios de trem, a cidade ainda oferece interessantes cruzeiros em barcos da Belle Époque pelo lago. Há vários tipos de passeio, que você pode escolher no site http://www.cgn.ch/fr-ch/.

alimentarium 10

O Alimentarium, fundação mantida pela Nestlé, mostra a evolução da alimentação

alimentarium 01

Belas hortas decoram a área externa do Alimentarium.

alimentarium 3

Cada hortaliça é identifica com uma placa.

alimentarium 8

A variedade de produtos das hortas do Alimentarium prova que não é preciso muito espaço para ter uma alimentação saudável.

alimentarium 6

Mais um detalhe da horta.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *