20/05/2024

República Tcheca: três roteiros de carro para curtir o país

As possibilidades são infinitas quando se trata de organizar uma rota de carro pela República Tcheca. Cada passeio revela diferentes facetas do país. Você poderá optar por conhecer o aspecto mais romântico da Tchéquia – rota que liga os castelos e palácios; homenagear a natureza nos seus muitos espaços naturais; visitar cidades termais e relaxar nos seus espaços, ou mesmo misturar um pouco de tudo e obter interessante miscelânea.

O blog #DestinoTchéquia sugere três rotas de carro a partir de Praga, que tem ampla oferta para locação.

República Tcheca: três roteiros de carro para curtir o país

Karlovy Vary, uma das cidades termais. Fotos: #DestinoTchéquia.

Rota 1 – Boêmia Sul e Oeste de carro

Com uma extensão de cerca de 800 quilômetros, esta road trip pelo Sul e Oeste da Boêmia requer, no mínimo, cinco dias. Se quiser fazer com tranquilidade, reserve uma semana. Não dispõe desse tempo? É possível selecionar uma seção e encurtar a duração. Este roteiro é ideal para os amantes do bem-estar, gastronomia e lugares charmosos, já que, em apenas duas horas de estrada, a azáfama da capital tcheca é substituída por florestas exuberantes e cidades cercadas por nascentes que marcam trajetórias térmicas históricas.

Cidades termais – Os primeiros dias podem ser dedicados a conhecer o Triângulo Termal Tcheco formado por Karlovy Vary, Mariánské Lázně e Františkovy Lázně. Nos arredores há outras atrações bem bacanas, como a cidade e o Castelo de Loket, a cidade de Cheb e o Castelo e Palácio Bečov, que abriga o famoso Relicário de Santo Mauro.

Pilsen (Plzeň) e České Budějovice – Continuamos pela rota 1, mas mudamos de rumo para seguir em direção à Boêmia do Sul, fazendo duas paradas anteriores. Uma delas em Pilsen (Plzeň), para descobrir o berço da cerveja tcheca e visitar a fábrica Pilsner Urquell. A outra será em Hluboká nad Vltavou e seu romântico castelo branco – um dos mais belos da Tchéquia. A poucos quilômetros de distância fica a capital da Boêmia do Sul, České Budějovice, que possui a maior praça do país e abriga a cervejaria Budweiser Budvar.

Estrada Český Krumlov – Usando a cidade de Český Krumlov como base, você poderá visitar dois outros destaques da rota 1. Holašovice, cujas fazendas do século 18 estão incluídas na lista da Unesco, e Český Krumlov – uma das cidades medievais mais românticas da República Tcheca.

Se ainda houver tempo, adicione dois lugares ao itinerário de carro – rota 1. Třeboň, cidade localizada entre florestas exuberantes e aonde você pode saborear as melhores carpas; e Jindřichův Hradec, sede de elegante palácio renascentista. Desta cidade você retorna a Praga, que fica a apenas 140 quilômetros.

República Tcheca: três roteiros de carro para curtir o país

Pilsen, o berço da cerveja tcheca.

Rota 2 – Descubra a natureza da Boêmia do Norte de carro

Os amantes da natureza muito apreciarão o passeio de carro pela rota 2, embora o veículo ficará estacionado enquanto você participa nas excursões e atividades pelos arredores naturais da Boêmia do Norte. No Nordeste da Tchéquia há ambientes de grande beleza e magia, que valem o passeio – uma viagem por cerca de 400 km por roteiro que liga as principais atrações.

Paraíso Tcheco, etapas para bela viagem – O primeiro destino da rota 2 da sua viagem de carro por Tchéquia está a apenas 90 km de Praga. Trata-se do Paraíso Tcheco, ou Český ráj. Basta sair do carro para se apaixonar pelos magníficos afloramentos rochosos e gargantas de arenito das Rochas de Prachov. É um lugar para explorar sem pressa, mas sabendo que a poucos quilômetros de distância você poderá visitar castelos e palácios, tais como os de Hrubá Skála, Trosky, Kost e de Sychrov. São atrações que merecem uma parada.

Liberec – Após o primeiro dia da rota 2, você poderá continuar até Liberec, cidade natal de Ferdinand Porsche. Liberec, que oferece ótimos serviços aos turistas, dentre as atrações tem o Pico Ještěd, o mais alto da região, a 6 km do centro urbano. No cimo do Ještěd há hotel e restaurante com vistas espetaculares. Acordar neste lugar consiste em experiência inesquecível.

Parque Nacional da Suíça Boêmia – A viagem proposta pela rota 2 pode continuar para levar você a descobrir o Parque Nacional da Suíça Boêmia, ou České Švýcarsko, outro dos espaços naturais imperdíveis na República Tcheca. Embora a sua imagem mais conhecida seja a magnífica Porta de Pravčická brána, o maior arco rochoso natural da Europa, os interiores reservam muitas surpresas, como a possibilidade de navegar de jangada ao longo do rio subterrâneo Punkva. A excursão ao arco rochoso só pode ser feita de abril a outubro.

Děčín – A próxima parada da rota 2 de carro pela República Tcheca é Děčín, cidade que está sempre no radar dos amantes da Via Ferrata, pois oferece 14 opções para essa modalidade de escalada, para todos os níveis de experiência. A região é ideal para andar de bicicleta, ou mesmo participar no famoso GreenWay – a Rota do Rio Elba, itinerário da rede europeia Eurovelo que percorre mais de mil quilômetros em diferentes países, dos quais 400 km atravessam o território tcheco.

República Tcheca: três roteiros de carro para curtir o país

A beleza do Paraíso Tcheco.

Rota 3 – Morávia de carro, em uma semana

Este último percurso de carro pela República Tcheca tem extensão de cerca de 900 quilômetros e permite descobrir as principais atrações da Morávia do Sul. Algumas das cidades mais emblemáticas do país estão localizadas nessa região. Uma delas é Kutná Hora, cujo centro histórico é protegido pela Unesco e outra, Litomyšl, berço natal de Bedřich Smetana, um dos grandes compositores tchecos da música clássica. Outra parada essencial na rota 3 é o Castelo de Bouzov, que oferece visão da casa dos Cavaleiros Teutônicos e suas muitas obras de arte. Depois, você seguirá para a bela cidade de Olomouc, com sua famosa Coluna da Santíssima Trindade.

Kroměříž e Brno – A viagem pela rota 3 pode continuar com a visita ao Palácio do Arcebispo em Kroměříž, antes de chegar a Brno. Esta cidade é perfeita para ficar alguns dias, desfrutar de sua atmosfera animada e de lá seguir para explorar o Moravia Karst (Moravský kras) – maior área cársica da República Tcheca e lugar essencial para admirar impressionantes catedrais formadas por estalagmites e os infinitos abismos.

Lednice-Valtice e Mikulov – Antes de encerrar o passeio pela rota 3 e retornar a Praga, sugerimos a você fazer duas paradas – uma na Paisagem Cultural de Lednice-Valtice e outra, em Mikulov, cercada por vinhedos – aproveite para visitar uma vinícola, aprender sobre o vinho da Morávia e saboreá-lo.

República Tcheca: três roteiros de carro para curtir o país

Ossuário de Sedlec, uma capela de ossos em Kutná Hora.

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *