Santuário de Santa Luzia é cartão de visita de Viana do Castelo, no norte de Portugal

Santuário de Santa Luzia, principal atração de Viana do Castelo.

Santuário de Santa Luzia, principal atração de Viana do Castelo. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos/Amazonas e Mais.

Atualizada em 9/06/2018

Uma das belas cidades do Norte de Portugal é Viana do Castelo, que fica na região do Minho. Situada na foz do rio Lima, entre o mar e as montanhas, Viana do Castelo foi ponto de partida dos exploradores portugueses durante a Era dos Descobrimentos.

A cidade reúne construções de diversos estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco. No centro histórico, destacam-se a antiga catedral em estilo gótico, que remonta ao século XV, a Igreja da Misericórdia (século XVI), a Capela das Almas, e o edifício da antiga Câmara Municipal, na Praça da República (antiga Praça da Rainha), com uma fonte em granito, construída em 1559.

Mas sua principal atração está fora do centro da cidade: é o Santuário ou Basílica de Santa Luzia, que começou a ser construído em 1903. Muitos dizem que a construção foi inspirada na Basílica de Sacré Coeur, de Montmartre, em Paris,  mas há controvérsias. Localizado no alto do Monte de Santa Luzia, o local descortina uma ampla vista da cidade, do estuário do rio Lima e do mar. A visita ao monte pode ser feita através do Elevador de Santa Luzia, que liga a Estação Ferroviária de Viana do Castelo ao santuário.

viana13

O Santuário de Santa Luzia é parecido com a Basílica de Sacré Coeur, de Paris.

viana9

No alto do morro  Santa Luzia, você pode chegar ao santuário de carro ou pegando um funicular na estação ferroviária.

viana20

Parte de trás do Santuário.

viana18

Antes do santuário, existia no local uma pequena capela dedicada à Santa Luzia, padroeira da visão.

Próximo do santuário fica a Pousada do Monte Santa Luzia. O estabelecimento faz parte do grupo Pousadas de Portugal, uma rede de hotéis em locais históricos. Se não puder ficar hospedado, visite o restaurante para um drinque ou para saborear pratos típicos portugueses, como bacalhau e polvo.

viana4

A Pousada do Monte Santa Luzia faz parte do grupo Pousadas de Portugal.

viana16

Bela vista da Pousada, com o estuário do rio Lima e o mar.

viana5

Centro de Viana do Castelo.

viana3

As ruas estreitas do Centro.

viana

Detalhes da alma lusitana em Viana do Castelo.

As festas religiosas são muito populares nessa região. Em Viana do Castelo, em meados de agosto, há a celebração da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, que remonta ao século XVIII. São três dias de festa, com uma multidão nas ruas para assistir ao cortejo de carros alegóricos e dos coloridos trajes locais, acompanhados por música e comida tradicionais. Os bordados são outra especialidade de Viana. Não deixe de ver as roupas de cama e mesa.

Há uma história engraçada em torno do nome da cidade. Conta a lenda que uma linda princesa chamada Ana morava em um belo castelo situado na território atual da cidade. Ela era muito tímida e de vez em quando surgia nas janelas do castelo, com seus lindos cabelos loiros e faces rosadas, mas se escondia do olhar das pessoas. Um dia a princesa se apaixonou por uma rapaz que vivia do outro lado do rio, que também gostava dela. Ele ficava tão contente por vê-la que, cada vez que voltava à outra margem, dizia contente: “Vi a Ana! Vi a Ana do Castelo!”. Repetiu-o tantas vezes, que passaram a chamar “Viana do Castelo” ao local onde a princesa morava.

viana7

Viana do Castelo tem construções de vários estilos arquitetônicos.

 

Como chegar:

Você pode ir de trem, carro ou ônibus.  Do Porto, a viagem até Viana do Castelo demora cerca de 1h (75km) de carro e 1h25 de trem. A empresa rodoviária é a Rede Expressos, com várias saídas por dia.

One thought on “Santuário de Santa Luzia é cartão de visita de Viana do Castelo, no norte de Portugal”

  1. Mestresabe disse:

    Artista cria lindas imagens em aquarela das belezas encontradas em Portugal
    http://www.mestresabe.com/2016/11/artista-cria-lindas-imagens-em-aquarela.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *